CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O quanto antes pudermos fazer isso, melhor para a Ucrânia, Rússia e mundo', diz secretário da ONU

António Guterres fez a declaração durante encontro com o presidente da Rússia e pediu às autoridades um cessar-fogo imediato

Repórter 70

Aprovação no Senado
Acompanhantes de idosos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo também terão prioridade de atendimento.

Carestia galopante
O mercado financeiro aumenta pela 15ª vez a projeção para inflação em 2022 no País. Em 2023, o crescimento do PIB deve ser de 1%.

image (J.Bosco)

"O quanto antes pudermos fazer isso, melhor, para a Ucrânia, para a Rússia e para o mundo.”

ANTÓNIO GUTERRES, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, durante encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Guterres pediu às autoridades russas um cessar-fogo imediato no leste europeu. “Estamos extremamente interessados em encontrar caminhos para criar condições para o diálogo efetivo para uma solução pacífica”, disse o titular da ONU.

AGENDA

Presidente 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca hoje no Pará. Ele visitará o município de Paragominas, sudeste do Estado, onde participa da entrega de títulos de terra. Bolsonaro virá acompanhado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. Entre outros aliados locais, estará no grupo o ex-senador Mário Couto, que disputará a vaga ao Senado Federal nas eleições deste ano pelo partido de Bolsonaro.

Ex-senador

Desde ontem, o ex-senador está em Paragominas mobilizando correligionários para prestigiar o presidente da República no evento que será realizado no Parque de Exposições Amílcar Tocantins.
 
Capital
 
No início do mês, o presidente afirmou que, além de Paragominas, visitaria a capital paraense durante a passagem pelo Estado, mas ontem o Palácio do Planalto confirmou a ida de Bolsonaro direto a Paragominas, sem parada em Belém. Pelo sim, pelo não, a ala 9 da Base Aérea está com tudo preparado para o caso de o presidente mudar de ideia e resolver visitar a capital.

AGENDA

Sudeste
 
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro visita Paragominas, o governador Helder Barbalho cumprirá agenda na região sudeste do Estado. Helder estará, nesta quinta-feira, nos municípios de Marabá e Ipixuna do Pará. No primeiro, vai lançar o programa “Pró-Mulher Pará”, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Em Ipixuna, Helder participa da cerimônia de entrega de certificados para alunos do programa “Qualifica Pará”, de formação profissional e que garante maior acesso ao mercado de trabalho.
 
Pré-campanha 

O pré-candidato à presidência pelo PSDB, João Doria, confirmou que estará em Belém amanhã. O tucano será recebido pelo presidente estadual do partido, deputado federal Nilson Pinto. Na agenda, está previsto, visita à Basílica Santuário, encontro com ribeirinhos e almoço com lideranças. Já o petista Luiz Inácio Lula da Silva, também pré-candidato à Presidência, marcou para maio a vinda ao Estado. Data da visita e detalhes da agenda ainda estão sendo definidos pela coordenação da campanha que, no Pará, é comandada pelo senador Paulo Rocha. 

1º DE MAIO

Comércio
 
O Sindicato do Comércio Lojista de Belém (Sindilojas) emitiu ontem comunicado com lembrete aos lojistas da capital paraense para darem cumprimento ao acordado na convenção coletiva para este ano, que visa não haver expediente no próximo domingo, 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A direção do Sindilojas afirma que, apesar de ser um início de mês já voltado para a maior campanha de vendas do ano, que é o Dia das Mães, o acordo aprovado colocou outras datas no ano justamente para compensar o feriado. Uma delas é o domingo do Círio de Nazaré, dia de maior atração turística na cidade, e na qual os lojistas do comércio estão autorizados a investir esforços de vendas.

GASTRONOMIA

Projeto
 
A Prefeitura de Belém confirmou para a semana que vem o lançamento do edital das obras do Projeto Boulevard da Gastronomia, que vai exigir investimentos em torno de R$ 5,4 milhões.  O projeto contempla reforma da praça Magalhães Barata, construção de ciclofaixa  e  calçamento, além de uma nova via para pedestres. O local também vai ganhar mobiliário. As obras, no Boulevard Castilho França, se estenderão no perímetro entre as avenidas Presidente Vargas e Padre Prudêncio. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 18 meses.
 
"Boeiras" 

O Boulevard da Gastronomia é um projeto do município que envolve e foi desenvolvido pelo arquiteto Raul Ventura. A ideia é criar um corredor gastronômico na área central da capital paraense, no entorno de dois dos principais pontos turísticos da cidade: a Estação das Docas e o Mercado Ver-o-Peso.  Além do edital de licitação da obra, o município deve anunciar, nos próximos dias, a desapropriação de uma casa de dois pavimentos que será usada como espaço para boieiras, além de um espaço para atendimento aos turistas. 

Em Poucas Linhas

➤ Após dois anos de suspensão, a Diretoria da Festa de Nazaré confirmou a volta do Parque Ita no estacionamento da Basílica Santuário durante as festividades do Círio de Nazaré. E a abertura do tradicional arraial de Nazaré já tem até data definida. Será no dia 30 de setembro, a partir das 19h. Além do parque, haverá o retorno dos estandes para comercialização de artesanatos, artigos religiosos, bijuterias, comidas típicas e os tradicionais brinquedos de miriti.

➤ Contribuintes estão tendo dificuldades para emitir nota fiscal no site da Secretaria Municipal de Finanças de Belém (Sefin). Mesmo pagas desde a semana passada, as notas não aparecem no sistema. O problema tem atingido, principalmente, microempreendedores individuais que, sem as notas, ficam sem conseguir receber pelos serviços prestados.  
 
➤ A estudante Elinalda Gama da Silva Kumaruara, do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará, foi selecionada para o Programa de Lideranças da Amazônia — Mulheres Indígenas Lideranças em Soluções Socioambientais. O programa para líderes é desenvolvido pela organização não governamental Conservation International. O edital selecionou 24 projetos de sete países da Pan Amazônia.
 
➤ O ex-senador Flexa Ribeiro fez visita de cortesia à Assembleia Legislativa do Pará, nesta semana. Ele é pré-candidato ao Senado pelo Podemos.
 
➤ Uma das principais lideranças do partido União Brasil, o deputado federal Celso Sabino disse desconhecer os movimentos do ex-juiz Sergio Moro para retomar uma possível pré-candidatura à Presidência da República, conforme especulado ontem por alguns veículos de comunicação. “Tudo o que eu tenho lido é o oposto disso”, disse Sabino à coluna.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!