REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O povo brasileiro escolheu parar a destruição da Amazônia', afirma ex-vice presidente dos EUA

Al Gore foi o primeiro líder global a citar o Brasil em um discurso da COP 27, no Egito

Repórter 70

Exemplo nacional
Oficiais da Polícia Militar de São Paulo visitam as Usinas da Paz, no Pará. Eles reúnem informações sobre segurança pública no Pará.

Saúde do ouvido
Referência em audiologia, no Estado, o Hospital Bettina Ferro oferece à população exame que detecta problemas auditivos.

 

image Charge Al Gore (J.Bosco)

 

"O povo brasileiro escolheu parar a destruição da Amazônia”

AL GORE, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, foi o primeiro líder global a citar o Brasil em um discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, no Egito. Sem mencionar diretamente o resultado das eleições no Brasil, Gore disse que “precisamos de mais [ação climática], mas temos a base para a esperança” na região amazônica.

COP 27

PARLAMENTARES
 
Com a confirmação da presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na programação da COP 27, no Egito, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recebeu uma série de pedidos de autorização de parlamentares para ir ao evento. Até ontem, eram 15 já confirmados, entre eles Airton Faleiro, deputado reeleito pelo PT do Pará. Na atual legislatura, o partido do presidente eleito tem quatro parlamentares e o PL, do atual governo, apenas um.
 
AMAZÔNIDAS
 
Dos Estados da Amazônia Legal, apenas Faleiro e Átila Lins, do PSD do Amazonas, participaram da COP 27. Faleiro tem profundo conhecimento sobre a região e bom trânsito entre produtores rurais, especialmente da região da Transamazônica, e com lideranças indígenas e quilombolas.
   
FAFÁ
 
A cantora Fafá de Belém foi convidada e aceitou participar da programação da COP 27, como uma das palestrantes. Entre as atividades da artista no Egito está a presença no Hub Brasil Action Climate (Espaço da Sociedade Civil), no próximo dia 15. O espaço vai tratar sobre “a importância da Amazônia e o papel da arte e da Cultura na Valorização e Conservação da Região e seus Povos”. “Apesar de eu não ser uma pessoa ligada diretamente ao meio ambiente, profissionalmente falando, representar o meu Pará e a Amazônia é muito importante para mim”, disse Fafá.

5G

PIORA
 
O sonho de ter internet superveloz com a chegada do 5G virou pesadelo para os moradores da capital paraense.  Desde que a nova tecnologia foi anunciada, não só o 5G não tem funcionado, como aumentaram as queixas em relação às falhas 4G.  Nas últimas semanas, em alguns pontos da cidade, ficou impossível, por exemplo, fazer ligações via WhatsApp.

CIDADE

TECNOLOGIA
 
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), irá a Barcelona, na Espanha, participar da Smart City World Expo, um evento de cidades inteligentes. Ele foi autorizado pelo Legislativo municipal a viajar entre 15 e 27 de novembro para a capital catalã, famosa pelo planejamento urbano, pioneiro, baseado nos “superquarteirões”.

BASE

BREVES
 
Instalada na região do rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, em Breves, a Base Fluvial Integrada de Antônio Lemos completou, nesta semana, cinco meses de funcionamento e, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), teve um dos melhores resultados da área de segurança pública, com redução de 100% nos crimes de roubos a embarcações naquela região. O Grupamento Fluvial (Gflu) da Segup, responsável pelo policiamento da base, diz que o levantamento aponta as ocorrências – ou neste acaso a falta delas – desde o dia 22 de junho, quando a base chegou na localidade, até o último dia 31 de outubro.

X-BÚFALO

MERENDA
 
Criada em Soure, no arquipélago do Marajó, pelo nutricionista Sandro Penha, a receita do sanduíche com carne de búfalo e queijo do Marajó tem feito sucesso. O “x-búfalo”, como foi batizado, já está sendo servido em 23 escolas municipais, incluindo as da zona rural. Com o x-búfalo e outras iguarias regionais servidas na merenda escolar, o município alcançou um índice de 68,5% de uso de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, percentual 38,5% acima do previsto na lei federal que estipula em 30% o uso desses gêneros adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

PRAZO

ELEITORAL
 
 O Tribunal Regional Eleitoral tem alertado os eleitores que não votaram no segundo turno para que evitem deixar para fazer, na última hora, a justificativa que garante a regularidade do título de eleitor, importante, por exemplo, para emissão de passaportes, abertura de contas bancárias e posse em órgãos públicos. O prazo para a justificativa é de 60 dias, a contar do dia da eleição, e não há necessidade de ir a um cartório eleitoral. A ação pode ser feita online, por meio do site do TSE e do aplicativo e-título.         

Em Poucas Linhas

► O vereador Matheus Cavalcante (Cidadania) quer instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a gestão da saúde municipal e os salários atrasados que resultaram em greves nas Unidades de Pronto Atendimento de Belém. Ele declarou que vai buscar assinaturas dos colegas. São sete as necessárias para dar início ao pedido.

► A vereadora Lívia Duarte (Psol) propôs uma mudança na Câmara Municipal de Belém: que as vereadoras com bebês recém-nascidos, como é o caso da vereadora Blenda Quaresma (MDB), não apareçam como ausentes no painel de frequência, e sim como “em licença maternidade”. 

► O projeto “CineSolar”, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, retorna ao Pará esta semana, com sessões gratuitas em Belém e Castanhal, com apoio do Festival Pan-Amazônico de Cinema. A sessão na capital paraense será amanhã, 10, e 11, e, no sábado, 12, na Comunidade Quilombola de Macapazinho, em Castanhal.

► Como de praxe, a chuva que teve início na madrugada de terça-feira deixou boa parte de Belém submersa. Os pontos de alagamento na área central da capital e na periferia deixaram o trânsito quase interrompido.

► É bom preparar o guarda-chuva porque vem mais toró por aí. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho, com aviso de chuvas intensas e grau de severidade perigosa e ventos intensos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. De acordo com o Inmet, as regiões mais afetadas devem ser a Metropolitana de Belém, nordeste, sudeste e Marajó. O alerta emitido ontem vale até às 10h desta quarta-feira.

► A Terraplena é a empresa que ganha tudo no Norte do País. E é a responsável pela limpeza de Belém.

Palavras-chave

Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!