REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O medo da morte é um sentimento inútil', disse Jô Soares

O apresentador afirmou que não adiantava 'ficar com medo'. 'Eu tenho medo de não ser produtivo', completou

Repórter 70

Domingo especial
Hoje os filhos vão correr para comprar os presentes do Dia dos Pais. A expectativa é de vendas mais altas no comércio.

Internação em CTI
A atriz Susana Vieira está internada para tratar sequelas da covid-19 no pulmão. Ela fará 80 anos de idade no próximo dia 23.

 

image Jô Soares (J.Bosco)

 

“O medo da morte é um sentimento inútil: você vai morrer mesmo, não adianta ficar com medo. Eu tenho medo de não ser produtivo.”

Foi o que disse Jô Soares em entrevista ao programa “Fantástico”, da TV Globo, exibida em 2012. O apresentador de televisão e humorista morreu aos 84 anos, na madrugada de ontem. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês desde 28 de julho. A causa da morte não foi divulgada.

DENÚNCIA

JOGOS

Moradores da travessa Curuzu, no perímetro entre as avenidas Almirante Barroso e João Paulo II, no bairro do Marco, em Belém, encaminharam um abaixo-assinado ao Comando Geral da Polícia Militar do Pará, intitulado “Denúncia de perturbação da tranquilidade e insegurança física e patrimonial” em datas de jogos do Paysandu, no estádio “Leônidas Castro”, a “Curuzu”, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Os protestos têm como foco a “Terror Bicolor”, torcida organizada do clube que mantém sede na área. No documento, cuja cópia chegou à coluna, os moradores informam em detalhes e com fotos anexadas a gravidade da situação.

TRANSTORNOS

De acordo com os signatários do abaixo-assinado, o transtorno “já começa na véspera” das partidas e seguem “antes, durante e depois”, com fechamento de vias, xixi nos muros das residências, cidadãos sendo hostilizados e enfrentando dificuldades para entrar ou sair das suas residências. Um morador relata que costuma pagar hospedagem em hotel a uma filha para que ela possa estudar às vésperas das provas que coincidem com os duelos em mandos de campo no estádio bicolor.

VIOLÊNCIA

MULHERES

Amanhã a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/ 2006) completa 16 anos de sancionada. A lei estabelece medidas para prevenir, cessar e punir a violência doméstica, que ocorre principalmente contra as mulheres e que deve ser denunciada pela sociedade e pelos serviços públicos. Um deles é o da saúde pública, que tem sido diretamente impactado pelos casos de violência doméstica. Isso porque os cinco tipos de agressões descritos na lei – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral – podem gerar graves problemas de saúde às mulheres, como depressão, ansiedade, gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis.

NOTIFICAÇÕES

Mas, apesar da responsabilidade do Sistema Único de Saúde em prestar assistência e também notificar as autoridades, poucos serviços têm essa atuação de forma sistematizada. No Pará, os principais serviços funcionam na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, sendo este último, pelo perfil de atender trauma e queimados, uma unidade que recebe elevado número de casos e, por isso, editou um manual próprio para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.

LEVANTAMENTO

O Pará não tem divulgado os números de casos notificados pelos serviços de saúde, mas a violência contra a mulher é um fato grave. No Brasil, a pesquisa “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher 2021”, realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, revela que 68% das brasileiras conhecem uma ou mais mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, enquanto 27% declaram já ter sofrido algum tipo de agressão por um homem e 18% das mulheres agredidas por homens convivem com o agressor.

BIODIVERSIDADE

ENCONTRO

Será realizado de segunda-feira, 8, a sexta-feira, 12, o 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte). O evento marcará a retomada de eventos no Hangar Centro de Convenções e vai debater a integração entre a biodiversidade e biotecnologia na Amazônia.

REMÉDIOS

DESCARTE

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém anunciou que vai disponibilizar pontos de coleta de medicamentos vencidos em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e quatro em Centros de Atenção Psicossocial. A medida faz parte das ações pelo Dia Nacional da Farmácia, comemorado ontem. O anúncio foi feito durante encontro com profissionais da rede pública de saúde municipal para tratar sobre o descarte correto de medicamentos.

VACINAÇÃO

POLIOMIELITE

Será aberta nesta segunda-feira, 8, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças abaixo de cinco anos. Simultaneamente acontecerá a multivacinação para atualização da caderneta de menores de 15 anos de idade. A iniciativa é do Ministério da Saúde.

Em Poucas Linhas

▶ Embora a convenção do MDB do Pará tenha entrado pela noite de ontem, a Arena “Guilherme Paraense”, o “Mangueirinho”, já estava com sua capacidade de quase doze mil pessoas esgotada por volta das 16h.

▶ Depois de três dias na capital paraense, Margareth May Macaulay, relatora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), foi embora de Belém satisfeita com as informações levantadas sobre as questões de direitos da juventude negra e quilombola. Uma das notícias relevantes é que, pela primeira vez este ano, a comunidade do “Quilombo do Abacatal”, em Ananindeua, será contabilizada como quilombola pelo Censo 2022, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com pouco mais de 300 famílias, a comunidade do Abacatal vai somar nas estatísticas como um exemplo de resistência.

▶ Ontem, o professor Marcel Botelho, ex-reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia, completou um ano à frente da direção da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa. Neste ano, como balanço resumido, ele garante que tem rodado o Pará com a equipe de colaboradores no fomento a projetos e apoio recorde de bolsas de pesquisa.

▶ A Diretoria da Festa de Nazaré retoma neste final de semana a agenda de eventos do Círio 2022, com a quinta edição do projeto “Na Praça com Maria”, que vai até hoje, das 17h às 22h, na Praça Santuário. A programação traz um repertório musical variado, com diversos artistas e shows que têm duração de cerca de uma hora.

▶ O projeto “Circular Campina-Cidade Velha” voltará a ser realizado amanhã. Será a 41ª edição do projeto que movimenta o centro da capital paraense, reunindo mais de 20 espaços culturais nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!