Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'O importante é se vacinar, para poder se recuperar mais rápido'

A declaração é do cantor Zeca Pagodinho, que está internado, apresentando sintomas leves da covid-19. Em mensagem aos fãs, ele agradeceu o carinho e alertou que é necessário que todos sejam vacinados para evitar os casos graves da doença

Repórter 70

Auxílio emergencial
Trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico nascidos em outubro podem sacar, desde ontem, a 4ª parcela do auxílio.

Evolução na indústria
O 2º trimestre de 2021 foi marcado pela evolução positiva das pequenas indústrias, de acordo com levantamento feito pela CNI.

Charge Zeca Pagodinho (J. Bosco)

"O importante é se vacinar, para poder se recuperar mais rápido.”

A declaração é do cantor Zeca Pagodinho, que está internado, apresentando sintomas leves da covid-19. Em mensagem aos fãs, ele agradeceu o carinho e alertou que é necessário que todos sejam vacinados para evitar os casos graves da doença.

VISITA

BOLSONARO

Pouco mais de dois meses após ter vindo a Belém participar dos 110 anos da igreja Assembleia de Deus, o presidente da República Jair Bolsonaro é esperado novamente na cidade para mais um evento religioso. Desta vez, o convite partiu do pastor Gilberto Marques, para acompanhar a Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus. O evento está marcado para esta quarta-feira, 18. Até o final da tarde de ontem, a viagem de Bolsonaro ao Pará estava confirmada, mas os cicerones do presidente no Estado alertavam para o fato de que, por se tratar do presidente, poderia haver mudança de última hora na agenda.   

MOURÃO

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, também estará no Estado, mas não se encontrará com Bolsonaro em solo paraense. Enquanto a agenda do presidente estará restrita a Belém, Mourão chega hoje ao Estado e visitará os municípios de Novo Progresso e Altamira. O general, que preside o Conselho Nacional da Amazônia, passará dois dias na região acompanhando as atividades da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), batizada de Operação Samaúma. Deflagrada em julho, a operação que conta com apoio das Forças Armadas tem a missão de combater crimes ambientais em terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em áreas da União.  

DUDA

LIGAÇÕES

Morto ontem, aos 77 anos, o marqueteiro Duda Mendonça tinha estreitas ligações com o Pará. Era dono de fazendas em Redenção e Xinguara, sul do Pará. Criava gado e sonhava incluir a região no circuito dos rodeios, a exemplo do que ocorre em Barretos (SP). Criador da agência DM-9, uma das mais importantes do País, Duda se tornou ainda mais famoso atuando no marketing eleitoral, onde fez campanhas de políticos à direita e à esquerda, como Paulo Maluf e Marta Suplicy, quando esta ainda era filiada ao PT.

GRETCHEN

FILIAÇÃO

Prevista para hoje, a filiação da cantora e dançarina Maria Gretchen foi adiada, mas o evento deve ocorrer em breve, já que Gretchen pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Pará ou na Câmara Federal nas próximas eleições. À coluna, a assessoria da cantora informou que ela já trabalha nos projetos que vai apresentar durante a campanha eleitoral, a maioria voltada para a área cultural envolvendo artistas LGBTQI+. Gretchen tem um filho trans, o vereador por São Paulo Thammy, filiado ao PL.

DECANO

APOSENTADORIA

Foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 13, o decreto presidencial de aposentadoria do decano do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca. Malheiros atuou como magistrado do Trabalho por mais de 45 anos. Em 1976 entrou para a história como autor da primeira sentença sobre trabalho escravo contemporâneo no Brasil. Além de magistrado, Malheiros é compositor e foi autor do hino do Tribunal. 

INDÍGENAS

VITÓRIA

A Justiça Federal confirmou em sentença publicada na última sexta-feira, 13, a suspensão da Instrução Normativa da Fundação Nacional do Índio que permitia o registro de propriedades privadas sobrepostas a terras indígenas ainda não homologadas. A sentença confirma decisão liminar de janeiro deste ano e, com ela, a instrução normativa se torna nula. A decisão judicial atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF). O argumento é de que ao retirar dos sistemas de gestão fundiária e de cadastro ambiental rural terras indígenas cujos processos de demarcação ainda não foram concluídos, a portaria liberava a grilagem de áreas e poderia intensificar conflitos agrários, já que, no futuro, após uma possível homologação das reservas indígenas, esses títulos seriam contestados.

PLATAFORMA

NO AR

Só ontem foi restabelecido o serviço que dá acesso à Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC), que estava indisponível desde 23 de julho, quando o sistema entrou em pane, junto com o da plataforma Lattes, que reúne currículos e informações sobre pesquisadores e voltou ao ar dia 8. Também ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a PICC reúne dados referentes às bolsas de pesquisa concedidas pelo CNPq e ainda informações sobre auxílios, encaminhamento de projetos, emissão de pareceres etc.

EM POUCAS LINHAS

► Estão cada dia mais frequentes as conversas entre o ex-governador Simão Jatene e seu ex-vice Helenilson Pontes.

► Os encontros, divulgados nas redes sociais, sugerem que em uma possível saída do PSDB, Jatene poderá se filiar ao PSD, legenda que, no Pará, é presidida por Pontes.  

► Jayme Pontes Filhos, Nicolau Farias e Rafael Lauria serão os representantes do Pará no XIX Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe).

► Eles fazem parte da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Fampep).

► O evento será realizado nos dias 19 e 20 deste mês, em Curitiba. O tema será “Pequenos Negócios e um novo olhar para as oportunidades”.

► Pelo segundo ano consecutivo, a Equatorial Energia Pará ganhou o prêmio Cultura Pará, concedido às empresas que mais incentivaram a cultura do Estado em 2020.

► Foram mais de dez projetos culturais apoiados pela distribuidora, incluindo, por exemplo, o Arraial do Pavulagem e o Pará Live, que deu oportunidade para apresentações de vários artistas.

► Para agilizar processos e perícias nas unidades regionais, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) levará, nos próximos meses, cursos de capacitação para peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia lotados em Altamira, Belém e Santarém.

► Além de “Perícia em Local de Crime”, os cursos abordarão as temáticas de Reprodução Simulada, Perícia Tecnológica, Toxicologia Forense, Perícia Balística, Perícia Ambiental, Odontologia Legal e Química Forense.

► Começa ainda neste mês a última fase do projeto, desenvolvido pela Hidrovias do Brasil, de capacitação de comandantes de navios para aprimorar manobras portuárias nas rotas realizadas com frequência entre o porto de Miritituba, no município de Itaituba, e o porto de Barcarena, no chamado corredor logístico norte.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!