REPÓRTER 70

Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O grande problema desse país é a educação'

GONZALO VECINA NETO, médico sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao comentar os impactos da covid-19 nos principais setores da sociedade brasileira

Repórter 70

Sequela do coronavírus
Estudo feito pelo Hospital Universitário da USP aponta que 50% dos infectados por covid-19 tiveram perda de memória.

Mais segurança
A PEC 17/2019 torna constitucional o direito à proteção de dados pessoais, inclusive nos meios digitais.

image Gonzalo Vecina Neto (J. Bosco)

"O grande problema desse país é a educação”

GONZALO VECINA NETO, médico sanitarista, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao comentar os impactos da covid-19 nos principais setores da sociedade brasileira. “Sem cidadania, ninguém quer saber de saúde. E para ter esse estado de cidadania, precisamos ter crianças educadas”, complementa.


 DECISÃO
Quilombolas
 
A Justiça do Pará suspendeu, no sábado, 12, a decisão judicial da 1ª Vara Cível e Criminal de Tailândia, nordeste do Estado, que determinava à Polícia investigar se quilombolas acampados na reserva “Roda do Fogo” estavam cometendo crime ambiental. Essa determinação foi fruto de decisão do juiz Arielson Ribeiro Lima, e acatava um pedido da Agropalma S.A., produtora de óleo de dendê que tem praticado diversos conflitos agrários e violações aos direitos de comunidades quilombolas em suas próprias terras. A área, localizada a 12 quilômetros da comunidade Vila Palmares, na divisa entre os municípios de Acará e Tailândia, é ocupada por dezenas de famílias de moradores, remanescentes de quilombo.
 
Argumento
 
Para reverter a decisão, a Defensoria Pública do Estado (DPR) recorreu em 2º grau e o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que aceitou o argumento da DPE, de haver coação na decisão, e de não ter detalhes sobre quais crimes os quilombolas teriam cometido. Diante disso, ele concedeu Habeas Corpus Coletivo em favor dos membros da Associação Quilombola, suspendendo a decisão anterior. Ainda hoje a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deve se posicionar sobre as denúncias de bloqueio e intimidação pela empresa Agropalma, conforme denunciam os moradores.

 COMÉRCIO
Carnaval
 
O Sindicato dos Lojistas do Estado do Pará (Sindilojas) emitiu um comunicado informando que, conforme condições estabelecidas na convenção coletiva de trabalho de 2019/2021, ainda em vigor, as lojas do comércio de Belém poderão, a critério de seus proprietários, funcionar normalmente durante toda a quadra momesca, que vai do sábado de carnaval até a quarta-feira de cinzas, dos dias 26 deste mês até 2 de março, mesmo sem programação oficial.
 
 AÇAÍ
Café
 
Os caroços de açaí, resultado da extração da polpa que muitos paraenses consomem, costumam virar um problema para a limpeza urbana. Em áreas rurais, vão parar em lixões e nas águas. Mas essa destinação pode estar com os dias contados. Entre os muitos estudos desenvolvidos para verificar como aproveitar o fruto na totalidade, está a transformação do caroço em “Café de Açaí”, uma pesquisa desenvolvida pelos alunos do curso de Tecnologia de Alimentos, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), chefiada pelo professor Diego Aires, coordenador do curso no campus de Cametá, região do Baixo Tocantins.

Pesquisa
 
O estudo está incluído no grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação Para a Indústria de Alimentos (Tecinova), e pretende aprofundar o processo de produção da nova bebida, envolvendo as fases de torrefação e avaliação da identidade e qualidade do produto. O próximo passo da pesquisa é analisar o nível de aceitação desse café pelos potenciais consumidores, em testes de sabor e das propriedades do caroço do açaí que, os pesquisadores já sabem, possui uma série de benefícios para a saúde, como a regulação do intestino, o controle da hipertensão e diabetes, além de ação antioxidante e não possuir a cafeína, o que é benéfico às pessoas que não podem ingerir ou queiram diminuir a quantidade de consumo da substância.
 
 CAMPANHA
Invasor
 
O Ministério do Meio Ambiente lançou uma campanha para orientar turistas, pescadores e mergulhadores para o aparecimento do “peixe-leão” (Pterois volitans), uma espécie invasora que não é natural das águas brasileiras. Apesar disso, a presença do peixe já foi registrada na costa do Pará e de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Ameaça

A campanha, lançada no final de semana em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prevê a distribuição de panfletos e cartazes com informações sobre os perigos desse animal, que tem o corpo listrado e 18 grandes espinhos na região dorsal, que soltam um veneno nocivo aos seres humanos, cuja toxina pode causar febre, vermelhidão e até convulsões. Além disso, como não tem predadores, a espécie originária do Indo-Pacífico se prolifera descontroladamente, roubando espaço e alimentação dos peixes nativos e, em consequência, afetando todo o ecossistema.


EM POUCAS LINHAS

A  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) informou à coluna que ainda não há qualquer tratativa entre o Estado, o governo federal e a 3G Empreendimentos e Logística, autorizada pelo Ministério da Infraestrutura, a explorar a construção do trecho ferroviário entre os municípios de Barcarena e Santana do Araguaia.
 
No entanto, a Sedeme informa que segue dando continuidade ao projeto da Ferrovia do Pará, uma das mais importantes iniciativas estruturais e de desenvolvimento da região Norte do País, também ligando Barcarena ao sul do Estado.
 
Também para tratar de ferrovias, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) agendou para a próxima quinta-feira, 17, uma reunião na qual será discutida a importância da Ferrogrão para o Estado do Pará.
 
Nos bastidores, articuladores políticos trabalham para que o projeto da ferrovia seja liberado no Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, siga o curso para obter a licença ambiental ainda no primeiro semestre deste ano.
 
O governador Helder Barbalho e a primeira dama do Estado, Daniela Barbalho, tomaram a terceira dose da vacina contra a covid-19 no último sábado, 12. Moradores de Ananindeua, eles foram a uma unidade de saúde do município.

A jornalista e escritora Pilar Del Río, presidente da Fundação José Saramago, publicou na conta do Twitter da entidade  a entrevista concedida a O LIBERAL.
 
Na postagem, na qual Pilar fez questão de marcar O Liberal, a viúva de Saramago anexou a imagem da entrevista onde ela destaca, entre outros assuntos, pontos importantes da programação deste ano pelo centenário do escritor português, que é prêmio Nobel de Literatura.
 
A UFPA participa ativamente da programação e o reitor Emmanuel Tourinho e a esposa, Simone Neno, foram mencionados por Pilar na entrevista exclusiva publicada neste domingo na versão impressa e disponível em OLiberal.com.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!