REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O FMI tem que falar menos besteira', afirma o ministro da Economia, Paulo Guedes

Ele criticou o Fundo Monetário Internacional (FMI) por ter dito que o gasto social do Brasil durante a crise de covid-19 poderia ter sido menor

Repórter 70

Talentos musicais
Vão até o próximo dia 31 as inscrições para a oitava edição do Festival Canção da Transamazônica.

Final feliz
Guardas municipais conseguiram resgatar com vida um idoso diabético que estava perdido nas matas da zona rural de Curuçá.

 

image Ministro Paulo Guedes (J. Bosco)

 

"O FMI tem que falar menos besteira...”

Foi o que afirmou, ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao criticar, em entrevista à imprensa, o Fundo Monetário Internacional (FMI) por ter dito que o gasto social do Brasil durante a crise gerada pela covid-19 poderia ter sido menor.

BRINQUEDOS

Aumento

Um estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta um aumento no número de pequenos negócios envolvidos com a fabricação e comércio de brinquedos. Os dados levam em conta os registros na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e revelam que, nos seis primeiros meses deste ano, foram criadas 2.899 empresas (entre Microempreendedores Individuais, os MEIs, micro e pequenas empresas) dentro desta atividade econômica. Embora menor que o registrado no mesmo período de 2021, o resultado ficou acima do verificado nos anos de 2019 e 2020, o que significa que foi mantida a tendência de alta.

IDOSOS

Seguro

Uma boa notícia para os idosos. Nesta semana, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que veda o tratamento discriminatório na venda de seguros de vida. Na prática, o projeto proíbe a cobrança de valores diferenciados em seguros de vida em razão da idade e os reajustes abusivos por parte das seguradoras, invocando o princípio de proteção e não discriminação da pessoa idosa. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

TÍTULOS

Terra

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), fará hoje a cerimônia de entrega de 306 títulos de propriedade com registro em cartório para famílias que moram no Núcleo Jaderlândia, no município de Castanhal, no nordeste paraense. O núcleo tem uma área de 1,6 milhão de metros quadrados. De acordo com a Companhia de Habitação do Pará, o número de títulos de propriedade com registro em cartório para famílias de Castanhal chegará a 1.399 com a entrega a ser realizada hoje.

AMAZÔNIA

Livro

Será lançado neste sábado, 15, o livro intitulado “Mãe Terra - Crônicas do Latifúndio na Amazônia”. O autor é o advogado, professor e ex-deputado estadual Ivanildo Alves, atual presidente da Academia Paraense de Letras.  O lançamento será na sede da APL, no bairro da Campina, em Belém, a partir das 19h.

MULHER

Ouvidoria

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) oficializou o funcionamento da Ouvidoria da Mulher. Segundo portaria publicada no Diário da Justiça, “o órgão terá competência para receber e encaminhar às autoridades competentes demandas dirigidas ao TJPA, relacionadas a procedimentos judiciais referentes a atos de violência contra a mulher”. A Ouvidoria da Mulher poderá ser acessada presencialmente, na sede da Ouvidoria de Justiça, por correspondência eletrônica, por ligação telefônica, por meio de formulário eletrônico, balcão virtual ou por qualquer outro meio tecnológico que vier a ser disponibilizado pelo TJPA.

OBJETOS

Risco

Um balanço divulgado ontem pelo Hospital “Abelardo Santos”, em Belém, aponta que, nos últimos seis meses, 114 crianças foram atendidas para a retirada de algum material indigesto. A lista inclui pilhas, moedas, ímãs de geladeira, pregos, pedaços de ferro, agulhas e alfinetes. O hospital alerta para que os pais fiquem atentos para os riscos que esses objetos representam à saúde das crianças. Segundo o balanço, uma criança morreu após ter o estômago atingido pela substância corrosiva encontrada nas baterias.

CRIANÇAS

Proteção

Assim como o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Pará (MPPA) também enviou ofício pedindo que a ministra da Mulher, da Família e dos Direito Humanos, Cristiane Britto, encaminhe ao órgão a documentação existente sobre os casos denunciados pela ex-ministra Damares Alves, senadora eleita pelo Distrito Federal, durante um culto em Goiânia (GO). No documento, o MPPA afirma que “tem adotado tanto medidas para fortalecimento da rede de proteção, quanto ações para a efetiva responsabilização dos autores, sendo o enfrentamento à violência sexual diretriz prioritária do Plano Setorial para Infância e Juventude”.

Em Poucas Linhas

► O prédio da Circunscrição Regional de Trânsito de Ananindeua está em reforma e, durante o período de obras, os serviços passarão a ser oferecidos na Estação Cidadania localizada no shopping Metrópole.

► O governador do Estado, Helder Barbalho, visitou ontem as obras do Hospital Municipal “Menino Jesus”, no município de Oriximiná, no oeste paraense. O hospital terá 15 leitos de internação geral, nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e duas salas de cirurgia. O investimento previsto é de R$ 49 milhões. O governo estadual anunciou também que atingiu 50% das obras do Hospital da Mulher que é construído em Belém. O novo hospital atenderá a população da Região Metropolitana de Belém e terá 100 leitos clínicos e 20 de UTI, além de espaços para consultas ambulatoriais e suporte à saúde reprodutiva.

► A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará entregou equipamentos de informática, cadeiras, mesas e outros mobiliários em desuso para a Organização Não Governamental (ONG) “Inovação Gileade”. Ao todo, foram coletados 320 itens de escritórios da Emater situados na Região Metropolitana de Belém. O material será reciclado pelos participantes das oficinas da ONG e deve beneficiar cerca de 40 crianças atendidas pela “Inovação Gileade”.

► Os compositores Cláudio Russo e Moacyr Luz venceram a disputa e serão os autores do samba- enredo da escola de samba “Paraíso do Tuiuti”, no Rio de Janeiro (RJ). No Carnaval de 2023, a agremiação levará para a avenida o enredo “Mogangueiro da cara preta”, que narra a chegada dos búfalos ao Brasil através da Ilha do Marajó, no Pará. O desfile será assinado pelos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!