Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio', aponta Rosa Weber sobre presidência do STF

A ministra foi eleita para assumir o cargo na última quarta-feira (10)

Repórter 70

Formação profissional
As inscrições para a seleção do “Forma Pará” foram prorrogadas até o próximo dia 24. Há 3,7 mil vagas em 74 municípios.

Rede municipal de ensino
Após obras de revitalização, a Prefeitura de Belém entregará, hoje, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Honorato Filgueiras”.
 

Rosa Weber (J. Bosco)

 

"O exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio. Vou procurar desempenhá-lo com toda a serenidade.”

Foi o que disse, ontem, a ministra Rosa Weber após ser eleita para assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Também durante a sessão desta quarta-feira, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito novo vice-presidente da Corte. A posse deles está marcada para o dia 12 de setembro.

PANELINHA

FIEPA

Apadrinhado pelo atual presidente José Conrado e pelo ex-candidato José Maria Mendonça, o empresário Alex Dias Carvalho foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em votação encerrada ontem. Alex acabou sendo registrado fora do tempo regulamentar, numa disputa marcada por idas e vindas na Justiça e que ocorreu às escuras, sem maior divulgação e debate de propostas.

NO AR

Após anos de uma gestão sem qualquer avanço para a indústria paraense, espera-se que Alex tenha êxito na missão. Porém, paira uma pergunta no ar: quem não tem indústria conhece os desafios do setor industrial? Mas, como a esperança é a última que morre, fica o desejo de boa sorte. O mandato do novo presidente, da nova diretoria, do conselho fiscal e dos delegados junto à Confederação Nacional da Indústria iniciará com a posse, em 2023 - e tem duração de quatro anos.

EXEMPLO

Uma sugestão para a nova diretoria e presidência é se espelhar no trabalho, empenho e dedicação de Carlos Xavier, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Reconhecido pela classe política e por empresários do setor, conhece como poucos e não tem medo: enfrenta e defende o desenvolvimento da agropecuária, tendo como lado o agronegócio paraense, sem bandeira partidária.

ENERGIA

DESCONTO

A Itaipu Binacional anunciou ontem a redução da tarifa de energia elétrica em 8,2%. O percentual foi fruto de um consenso entre os colegiados brasileiro e paraguaio. A tarifa estava congelada desde 2019 e essa foi a primeira redução em 13 anos. O desconto chegará aos consumidores. Enquanto isso, no Pará, que abriga duas das maiores hidrelétricas do mundo (Belo Monte e Tucuruí), os consumidores continuam tendo que arcar com reajustes sucessivos.

JUSTIÇA

DIGITAL

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) anunciou ontem que conseguiu migrar todos os processos físicos de segundo grau para o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJE).  O comunicado foi feito pela presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, durante a sessão ordinária do Pleno, realizada ontem. Para atingir o mesmo feito no primeiro grau falta digitalizar apenas 1,56%, o equivalente a cerca de 18,2 mil processos.

SARAMAGO

CENTENÁRIO

A viúva do escritor José Saramago, Pilar del Río, estará em Belém nos próximos dias 22, 23 e 24 para participar do “Colóquio Internacional José Saramago: Palavra, Pensamento, Ação”. O evento será realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio da Fundação José Saramago, presidida por Pilar. O colóquio vai marcar os 100 anos de nascimento do escritor português, vencedor do prêmio Nobel de Literatura. A curadoria é de Carlos Reis (Universidade de Coimbra e Fundação José Saramago), com co-curadoria de Germana Sales e de Simone Neno, ambas da UFPA.

PROPAGANDA

ACESSIBILIDADE

O Ministério Público Eleitoral do Pará enviou comunicado aos diretórios estaduais de partidos políticos chamando a atenção para a obrigatoriedade de que toda a propaganda eleitoral exibida na TV seja acompanhada por recursos de acessibilidade. A obrigatoriedade vale para as exibições de programas e para os comerciais de 30 e 60 segundos. A legislação exige que o material inclua recursos como legendas em texto, audiodescrição e janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O procurador regional eleitoral no Pará, José Augusto Torres Potiguar, ressaltou que o não cumprimento dessa exigência pode levar a punições aos partidos.

FLÓRIDA

VOOS

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará e a companhia aérea Azul anunciaram, ontem, que serão retomados os voos diretos de Belém para a cidade de Fort Lauderdale, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. As viagens começarão a partir de 15 de dezembro deste ano. Serão três voos semanais às segundas, quartas e sextas-feiras, com saídas da capital paraense às 12h45 e chegada em território norte-americano às 17h15. Os voos de volta sairão de Fort Lauderdale às terças, quintas e sábados, às 9h, com chegada a Belém às 16h40.

Em Poucas Linhas

► O general de Exército João Chalella Junior fez, ontem, a transmissão do cargo de chefe do Comando Militar do Norte para o também general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. Costa Neves foi comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e comandante de uma das mais prestigiadas instituições de ensino das Forças Armadas, a Academia Militar das Agulhas Negras.

► Equipes do Procon estarão hoje no centro comercial de Belém para fiscalizar a aplicação do Código de Defesa do Consumidor. Entre os detalhes que serão examinados estão a exposição, em local de fácil acesso para os clientes, de preços, condições de pagamento e políticas de trocas. De hoje a sábado é esperado um movimento maior de consumidores nas lojas de rua e de shopping centers em razão do Dia dos Pais, a ser comemorado neste domingo, 14.

► Até ontem à tarde, 203 candidatos a deputado federal já haviam pedido os registros de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará. E mais de 300 pedidos de registros protocolados junto à Corte são de candidatos ao cargo de deputado estadual.

► O Tribunal de Contas da União repassou ontem ao Tribunal Superior Eleitoral a lista de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares e que poderão ter registros de candidaturas negados com base na Lei da Ficha Limpa. O documento tem 6.804 nomes. Os Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) e dos Municípios (TCMs) também deverão entregar à Justiça Eleitoral a lista de gestores com contas rejeitadas.      

► O Pará é mesmo o Estado da piada pronta. Já teve Jockey Clube sem cavalo, Autoclube sem carro e até a fábrica da Coca-Cola quebrou. Agora, tem como presidente da Federação das Indústrias um empresário sem indústria.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!