Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Nossos alicerces democráticos estão abalados', afirma Simone Tebet, candidata à Presidência

Tebet disse que a 'polarização ideológica, esse discurso do 'nós contra eles'' está levando o Brasil ao abismo

Repórter 70

Mais oportunidades
A Prefeitura de Capanema quer contratar mais 29 novos servidores. As inscrições para o concurso vão até amanhã.

Sustentabilidade em foco
Será realizada hoje, em Belém, a reunião dos prefeitos de cidades brasileiras. Na pauta, o desenvolvimento sustentável.

 

Senadora Simone Tebet (MDB-MS) (J. Bosco)

 

“Nossos alicerces democráticos estão abalados por essa polarização ideológica, esse discurso de ódio, do ‘nós contra eles’, que está levando ao abismo.”

Foi o que declarou, ontem, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) em discurso durante a convenção nacional do partido que oficializou a sua candidatura à Presidência da República. Agora, falta confirmar o nome de quem será o candidato a vice-presidente pela chapa.

HELDER

Vice

Servidora de carreira da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), a auditora fiscal Hana Ghassan será anunciada no próximo dia 5 como candidata à vice-governadora na chapa encabeçada pelo governador Helder Barbalho (MDB) que concorrerá à reeleição. A convenção da legenda será no ginásio “Mangueirinho”, em Belém. Após se filiar ao MDB, Hana deixou o cargo de secretária estadual de Planejamento, que ocupava desde o início do atual governo, para se desincompatibilizar, indicando que concorreria às eleições de outubro. Nos últimos dias foi se consolidando como companheira de chapa de Helder. A ex-secretária estadual é considerada como um “nome técnico”, além de fortalecer a identificação da chapa emedebista com o eleitorado feminino.

TRE

Registros

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará recebeu, ontem, os dois primeiros pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano. Os pedidos, feitos pela coligação “União do Bem pelo Pará”, formada pelo Partido Liberal, Patriotas e Partido Social Cristão (PL-Patriota-PSC), são referentes aos cargos de governador e vice-governador. A coligação vai disputar o Palácio dos Despachos com a chapa formada pelo senador Zequinha Marinho e por Rosiane Eguchi, esposa do delegado da Polícia Federal, Everaldo Eguchi, que disputou o segundo turno das eleições municipais de Belém em 2020. O prazo para apresentação de candidaturas vai até 15 de agosto.

CURRÍCULO

Base

Sobre notícia divulgada ontem nesta coluna a respeito da não adesão do município de Belém à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que o texto com as diretrizes curriculares da rede municipal de educação “está sendo construído em coletividade com todas as coordenações da Semec e debatido com as escolas da rede”.

Prazo

A Semec ressaltou que o prazo final para entrega do documento é 15 de agosto e garante que o órgão está atento “a todos os trâmites necessários para institucionalização deste documento no prazo programado”. “A secretaria está atenta à necessidade de compatibilizar o exercício de nossa autonomia pedagógica com as demandas da BNCC, inclusive um dos nossos pilares, a organização do ensino em ciclo de formação, está previsto nas referidas bases”, garante a Semec.
 
Adequação

Segundo balanço divulgado pela Organização Não Governamental “Pela Base”, dos 5.568 municípios brasileiros apenas oito, entre eles Belém, ainda não fizeram a adequação dos currículos de educação infantil e do ensino fundamental à BNCC.

VIOLÊNCIA

Crianças

Pesquisa sobre os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes dos Estados do Pará e Amazonas virou livro que será lançado pela Cáritas Brasileira Regional Norte II durante o Fórum Social Pan-Amazônico, em Belém. O trabalho descreve os registros ocorridos em distintos municípios e foi realizado a partir da experiência do organismo da Igreja Católica através do projeto “Içá Ação e Proteção”, de defesa das vítimas e prevenção às violações.

Ajuda

No livro, é descrita a experiência do Serviço Psicológico da Arquidiocese de Manaus (AM) apoiado pela Cáritas. A análise dos atendimentos aponta redução de comportamentos suicidas e de automutilação nas vítimas atendidas. A comprovação de que intervenções psicológicas reduzem os sintomas psicopatológicos dessas vítimas é um desafio para a comunidade científica.

COVID-19

Leitos

Um balanço da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que, em junho, houve aumento da ocupação de leitos destinados a pacientes com a covid-19. O percentual de ocupação no mês passado ficou em 49,2% do total de leitos ofertados pelos planos de saúde. O balanço também traz dados sobre o aumento do setor. No período, o número de usuários de planos de saúde apresentou aumento de 0,50% em relação a maio de 2022, mantendo a tendência de crescimento iniciada em julho de 2020. O relatório da ANS é feito com base em levantamento junto a 49 operadoras que possuem rede hospitalar própria.

Em Poucas Linhas

► A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém promoverá hoje um evento para marcar o “Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais”. O evento será das 8h às 12h, no Solar da Beira, no complexo do Ver-o-Peso. - No local, serão oferecidos serviços de testagem, consulta para profilaxia pré-exposição ao HIV, medição de pressão arterial e verificação de glicemia. A ação tem apoio da Escola Sistema de Ensino de Enfermagem.

► Ainda como parte do “Julho Amarelo”, a Sesma realizará, neste domingo, 31, na Parada do Orgulho LGBTQIA+ do distrito de Mosqueiro, uma ação de educação em saúde, com distribuição de preservativos.

► Serão encerradas nesta segunda-feira, 1º, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Pedagogia da Cultura, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que tem como objetivo qualificar profissionais da Educação Física. A seleção para as 40 vagas será realizada em duas etapas, com resultado final previsto para 16 de agosto. O edital está disponível no site da Uepa.

► O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) realizará hoje cerimônia de posse de 24 juízes aprovados em concurso público realizado em 2019. A cerimônia terá formato híbrido. A parte presencial será no plenário “Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares”, no prédio que abriga a sede do TJPA, a partir das 10h.

► E o TJPA também anunciou que faltam apenas 2,96% para que o Pará atinja 100% de digitalização do acervo processual. A digitalização dos processos físicos vai reduzir o tempo de tramitação processual, além de reduzir custos com insumos como o papel.

► Após reunião da comissão do concurso público do Ministério Público do Pará (MPPA) com a empresa Consuplan, o órgão confirmou o dia 14 de agosto como data da prova para quem vai disputar vaga no processo seletivo.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!