REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado', afirma o presidente da Ucrânia

Volodymyr Zelensky convocou a população para a guerra contra a Rússia

Repórter 70

Recesso de Carnaval
As Estações Cidadania estarão fechadas na segunda-feira, 28, e terça, 1º de março. Atendimentos retornarão na quarta-feira.

Infraestrutura na capital
A Prefeitura de Belém destinará R$ 3,6 milhões para obras nos bairros da Cremação, Condor e Jurunas.

image Charge Volodymyr Zelensky (J.Bosco)

"Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado”

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ao convocar a população para a guerra contra a Rússia. Líder ucraniano assinou decreto que autoriza o recrutamento de cidadãos sujeitos ao serviço militar obrigatório e reservistas e ordenou que homens de 18 a 60 anos não saiam do país. “Quem está disposto a lutar conosco? Não vejo ninguém”, disse Zelensky em um pronunciamento pela televisão. 

INTERNOS

Aprovados

Dois internos do sistema penal do Estado do Pará foram aprovados para cursos em instituições públicas federais de ensino superior. Foi o que divulgou, ontem, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Um estudante conquistou vaga no curso de Biotecnologia na Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Belém; outro foi aprovado no curso de Engenharia Florestal, na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no campus de Parauapebas.

Enem

Mais de 1,7 mil internos se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. As notas são usadas para pleitear vagas na maioria das instituições de ensino superior do País. Outro dado a ser comemorado é que um preso da cadeia pública de Marabá conseguiu 900 do total de mil pontos da redação, desempenho superior à média dos estudantes.

ANIMAIS

Maus-tratos

O deputado federal Ricardo Izar (PP-SP) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê que condomínios residenciais e comerciais comuniquem às autoridades policiais os casos suspeitos de maus-tratos a animais em unidades condominiais. De acordo com o projeto do parlamentar, o prazo para o comunicado é de 24 horas e as omissões poderão ser enquadradas nas leis de crimes ambientais.

Estatísticas

Na justificativa do projeto, o deputado federal apresentou estatísticas que apontam que, a cada dois dias, um animal é vítima de maus-tratos no Rio de Janeiro. A maior parte dos crimes ocorre dentro de residências. Embora sem estatísticas precisas, a suspeita é de que registros semelhantes ocorram em outros Estados.

PAJÉ

Biografia

Foi marcado para novembro deste ano o lançamento da segunda parte da biografia da pajé Zeneida Lima. “Meus Caruanas” é uma obra inédita e vai complementar “O Mundo Místico dos Caruanas da Ilha do Marajó”, que já está na sétima edição. Zeneida ganhou fama nacional, após ser enredo da escola de samba “Beija-Flor”. O desfile foi o vencedor do Carnaval carioca em 1998. No ano passado, a pajé recebeu o título de doutora Honoris Causa concedido pela Universidade do Estado do Pará.

TRIBUNAL

Resultados

A desembargadora Maria Filomena de Almeida Buarque, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), atingiu 100% desempenho em sua relatoria e foi destaque no Índice de Eficiência Judiciária (IEJud) criado para medir desempenho das unidades judiciárias do Pará e, consequentemente, melhorar os resultados do Estado no Sistema de Estatística do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça. Outra unidade do TJPA com destaque foi a relatoria da desembargadora Maria do Céo Maciel Coutinho, com 94,06%. De 1º grau, foram 29 unidades premiadas com percentual acima de 90% no IEJud do Judiciário paraense.

CÍRIO

Evangelização

Para reforçar a evangelização ao longo do ano, a Diretoria da Festa de Nazaré vai ampliar a agenda de visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas regiões episcopais. Até o ano passado, a imagem visitava apenas a do Menino Deus, que, desde 2019, abrange Marituba e Ananindeua. A partir deste ano, também visitará as regiões do Coração Eucarístico de Jesus, Nossa Senhora do Ó, Sant’Ana, Santa Maria Goretti, Santa Cruz, São João Batista e São Vicente de Paulo. A primeira visita está marcada para os dias 12 e 13 de março, na região de Santa Maria Goretti, na capital paraense.

ALIADOS

Disputa

O clima esquentou na sessão especial convocada pelo deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT) para discutir os projetos habitacionais no Portal da Amazônia, executados pela Secretaria Municipal de Habitação de Belém. Presente à sessão, o secretário Rodrigo Moraes não foi convidado a compor a mesa de autoridades. Irritado, ele se retirou da Casa. Rodrigo é do PCdoB, aliado ao governo Edmilson Rodrigues assim como o PT de Dirceu. Por trás da saia justa pode estar a disputa interna na base aliada em torno das eleições para a Assembleia Legislativa.

Em Poucas Linhas

► O Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (CRP10), que abrange os Estados do Pará e Amapá, completará, hoje, 30 anos de fundação. A data será comemorada em evento que vai reunir convidados que marcaram a história de atuação do órgão. O encontro será transmitido pelas redes sociais do CRP10, a partir das 18h30.

► Mais de 17 mil paraenses já fizeram downloads do aplicativo “Ver-a-Feira”, que reúne 800 feirantes. O aplicativo foi criado pelo governo estadual e lançado em novembro do ano passado para fazer a ponte entre vendedores e consumidores. É indicado, especialmente, para quem tem serviço de entrega em domicílio.

► Dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública divulgados nesta semana informam que, no primeiro mês deste ano, o Pará registrou queda de 45,38% nos registros de casos de dengue, chikungunya e zika, em relação ao mesmo período de 2021. Até agora, são 201 casos oficiais das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No mesmo período de 2021, foram 368 registros.

► As Varas do Trabalho de São Félix do Xingu, Xinguara, Redenção, Itaituba, Monte Dourado e Breves, todas no Pará, serão as primeiras a participar da reunião correicional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região em 2022. A reunião será hoje, a partir das 10h, no formato telepresencial, por meio da plataforma Google Meet. Participarão magistrados, servidores, advogados, jurisdicionados, peritos e representantes do Ministério Público do Trabalho.

► Tomou posse, ontem, o novo conselho diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Escolhido por aclamação, o professor José Miguel Veloso presidirá o conselho. A vice-presidência ficou com a Associação Comercial do Pará (ACP), que, em conjunto com a Universidade Federal do Pará, fundou a Fadesp, em 1977.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!