Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Não tem como desenvolver o país com o combustível com esse preço hoje no Brasil', afirma Pacheco

O presidente do Senado fez a declaração após a Câmara dos Deputados aprovar o texto-base de um projeto que muda o cálculo da tributação

Repórter 70

Mais tempo para a devoção
Mudou o horário de visitação à imagem peregrina da Virgem de Nazaré, na Praça Santuário. Agora, será das 7h às 22h.

Carga tributária
Os brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos desde o início deste ano. O valor foi atingido ontem, aponta o Impostômetro.

 (J.Bosco)

 

"Não tem como desenvolver o país com o combustível com esse preço hoje no Brasil.”

Foi o que disse, ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), após a Câmara dos Deputados aprovar o texto-base de um projeto que muda o cálculo da tributação a fim de se alcançar uma redução nos preços dos combustíveis. Pacho disse que a Casa terá “boa vontade” para analisar e, eventualmente, “aprimorar” a proposta quando a votação for concluída na Câmara.


COVID-19

Vacinação

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, anunciou, ontem, que Belém já tem data para encerrar a campanha de vacinação contra a covid-19. Será no dia 12 de novembro, ou seja, daqui a pouco menos de um mês. Até lá, segundo Bezerra, serão feitas várias repescagens, as chamadas para quem perdeu a primeira chance de tomar uma das duas doses necessárias para a completar o ciclo vacinal.

Meta

A decisão de encerrar a campanha foi tomada, segundo o secretário, porque Belém vai atingir a meta de vacinar mais de 70% da população. Até o momento, já foram aplicados, no município, pouco mais de 1,7 milhão de doses de imunizantes contra o novo coronavírus, sendo cerca de um milhão referentes às primeiras doses e quase 700 mil de segundas doses. Após a conclusão da campanha, os imunizantes devem passar a ser ofertados nos postos de vacinação, mas ainda não há detalhes de como será o acesso.

MADEIRA

Mourão

A crise que o setor madeireiro paraense enfrenta há, pelo menos, 100 dias chegou a Brasília. Os representantes de entidades de classe ligadas ao setor produtivo estiveram na capital federal, onde se reuniram com o vice-presidente da República e presidente do Conselho da Amazônia Legal, general Hamilton Mourão. Foram pedir ajuda para resolver o problema. Segundo os empresários, a crise teria causa única: a paralisação, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das emissões de autorização de exportação. Dados divulgados pelas empresas apontam que, há mais de três meses, o Pará está sem exportar madeira em larga escala, acumulando mais de dois mil contêineres carregados, um prejuízo que pode chegar a R$ 1 bilhão.

“VLADIMIR HERZOG”

Indicação

A reportagem intitulada “Paradoxo amazônico: 66% dos piores municípios do Brasil estão na Amazônia”, publicada na edição de O LIBERAL do dia 6 de maio deste ano, é finalista ao prêmio “Vladimir Herzog de Anistia & Direitos Humanos”, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro. A matéria disputa a categoria de “Melhor Fotografia” com trabalhos publicados pelo jornal “O Globo” e Agência France-Presse. A reportagem finalista faz parte do projeto “Liberal Amazon”, foi escrita por Cléo Soares, diagramada por Renato Tavares e editada por Daniel Nardin. A imagem da capa que concorre ao prêmio foi produzida pelo coordenador de audiovisual do Grupo Liberal, Tarso Sarraf.

PARTIDOS

Cassação

Devem esquentar as discussões sobre a suspeita de quebra das regras de cota de gênero e abuso de poder econômico por cinco partidos nas eleições de 2020. A acusação é de que teriam burlado as cotas utilizando candidaturas “laranjas”. Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará promove, de forma híbrida, o primeiro julgamento, em processo de recurso que corre em segredo de justiça, sob a relatoria da juíza Carina de Senna.

Parecer

Na sessão de hoje, deve ser julgado o processo envolvendo o PTB. O Ministério Público já emitiu pareceres pela reforma da decisão de primeiro grau e procedência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e consequente cassação das chapas de cinco partidos. Nesse caso, perderiam os mandatos os parlamentares Túlio Neves e Roni Gás, ambos do Pros; Pastora Salete e Josias Higino, ambos do Patriota; Zeca do Barreiro (Avante), Dona Neves (PSD) e João Coelho (PTB).

Expectativa

Deferido o recurso pela Justiça Eleitoral, devem ser empossados como novos vereadores Gizelle de Freitas (candidatura coletiva do PSol), Wellington Magalhães (MDB), Eduarda Bonanza (PL), Simone Kahwage (Cidadania), Toré Lima (DEM), Wilson Neto (PV) e Claudia Vinagre (PSDB). 

SANTA CASA

Paralisação

Os médicos da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará irão se reunir, hoje, em assembleia geral para discutir novas estratégias para pressionar o governo do Estado a pagar a chamada Gratificação de Alta Complexidade (GAC). Segundo os médicos, há um ano, a categoria pede à presidência da Santa Casa que providencie, junto ao Executivo estadual, a elaboração de um projeto de lei para assegurar o pagamento da GAC. Mas, como não obtiveram resposta até agora, vão discutir outras estratégias de mobilização.

EM POUCAS LINHAS

 ► A Rádio Liberal está reforçando o noticiário e a equipe de cobertura política visando 2022. Uma das novidades será um conhecido radialista da Mix FM, que irá abrir a manhã da emissora. Abner Luís segue com o programa no horário de almoço e Jefferson Lima fechará o dia no final da tarde. Todos os programas serão transmitidos em rede para o interior e também ao vivo, com imagens, pelo portal OLiberal.com.

► Há um ano, no dia 14 de outubro de 2020, após meses de uma mobilização nacional em favor de sua nomeação, o professor Emmanuel Zagury Tourinho foi reconduzido à Reitoria da Universidade Federal do Pará. Eleito com 92,7% dos votos da comunidade acadêmica e primeiro nome da lista tríplice, a nomeação foi celebrada e teve grande repercussão nas redes sociais. A data será lembrada hoje.

► O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes publicou, ontem, no Diário Oficial da União, o edital de licitação para as obras de construção e pavimentação da rodovia BR-422 no trecho entre os municípios de Novo Repartimento e Tucuruí. A obra desse trecho da BR-422 é uma reivindicação antiga dos moradores da região e as verbas necessárias foram garantidas graças à emenda da bancada paraense, ou seja, fruto da união dos 17 deputados federais que representam o Estado.

► O Pará ganhou, ontem, 24 novos juízes de direito substitutos. A sessão de posse foi comandada pela presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro.

► Um boletim médico divulgado ontem revela que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, poderá deixar, até amanhã, a unidade de cuidados semi-intensivos e ser transferido para um leito clínico.Com covid-19, Edmilson precisou de suporte de oxigênio. Ontem, os médicos informaram que ele está tolerando bem a redução do oxigênio, o que já permite a transferência para um quarto comum.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!