Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

"Não tem cabimento levantar qualquer dúvida sobre as eleições”

RODRIGO PACHECO, presidente do Senado, ao ressaltar que as instituições e a sociedade podem ter convicção da normalidade do processo eleitoral. As afirmações foram dadas um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PL) defender uma contagem paralela de votos controlada pelas Forças Armadas.

Repórter 70

Processos eletrônicos
Animado com a compra do Twitter por Elon Musk, um juiz brasileiro fez um apelo ao bilionário: “por favor, compre o sistema PJe”.

Saúde da mulher
O governo federal inclui contraceptivos injetáveis mensais na lista do SUS e terá 180 dias para ofertar os anticoncepcionais.

Rodrigo Pacheco (J. Bosco)

 

"Não tem cabimento levantar qualquer dúvida sobre as eleições”

RODRIGO PACHECO, presidente do Senado, ao ressaltar que as instituições e a sociedade podem ter convicção da normalidade do processo eleitoral. As afirmações foram dadas um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PL) defender uma contagem paralela de votos controlada pelas Forças Armadas.

 

BOLSONARO

Visita 
 
Pré-candidato à reeleição, o presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarcou ontem direto no município de Paragominas, sudeste do Pará, sem passar por Belém. Do aeroporto, o chefe do Executivo seguiu pelas ruas da cidade, na carroceria de uma caminhonete. O prefeito João Lucídio Lobato Paes (PSD), partido da base de apoio ao governo federal, decretou ponto facultativo no município e destacou que Bolsonaro foi o primeiro presidente a visitar Paragominas, desde a criação do município, há 57 anos.  Bolsonaro também participou de uma cerimônia para entrega de títulos de terra.
 

LULA 

Apoio 

Já o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que planeja visita ao Pará em maio, passou o dia em Brasília, onde participou de um ato promovido ontem por lideranças da federação Rede/PSOL. Entre os políticos presentes estava o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL).  Edmilson reiterou que a federação apoiará a candidatura do petista desde o primeiro turno.
 

ELEITORES 

Novos 
 
O Estado do Pará ganhou, somente entre os dias 1º e 26 de abril, 57.255 novos eleitores. O balanço é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que, nos últimos dias, vem intensificando as ações para atrair novos registros. O prazo para os eleitores regularizarem a situação cadastral a tempo de poder votar em outubro termina na próxima quarta-feira, 4 de maio. Esse prazo vale para quem precisa transferir o local de votação, pagar multas ou rever possíveis cancelamentos do documento.      

NOTAS 

Pane  

Uma pane elétrica na sede da Companhia de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Belém (Cinbesa) foi a responsável pela instabilidade no sistema de emissão de notas fiscais da Secretaria de Finanças do Município (Sefin).

Serviços

O problema, segundo a assessoria de imprensa do órgão, provocou a interrupção dos serviços por volta das 9h de ontem e o site ficou fora do ar até o final da manhã. O atendimento presencial, na sede da Secretaria, também precisou ser suspenso. As informações oficiais eram de que ontem mesmo o sistema voltaria a funcionar. Usuários, contudo, seguem reclamando da lentidão para emissão das notas.    

UFPA 

Sustentável 
 
Depois de avançar 75 posições no ranking global das instituições mais renomadas do mundo, elaborado pelo Laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) do governo da Espanha, a Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de receber uma nova boa notícia. A instituição, a maior em número de alunos na Amazônia, se manteve entre as quatrocentas melhores instituições do mundo no que diz respeito às ações para o desenvolvimento sustentável.

Internacional

A lista internacional Times Higher Education Impact Rankings (THE-IR) avalia as ações de instituições de todo o mundo em relação ao cumprimento dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
 
Destaque 
 
Não é a primeira vez que a UFPA aparece na lista, mas, detalhe importante, a instituição paraense vem ganhando posições. Dentre as 48 universidades brasileiras que participam do ranking, a UFPA alcançou a oitava colocação, ao lado de outras cinco instituições. O ranking avalia item a item e a melhor colocação da UFPA está no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 14, que trata do tema “Vida na Água”.

Meio ambiente

A Universidade ganhou destaque por manter grupos de pesquisa e ações de ensino e extensão nas áreas de ecologia aquática, biologia ambiental, oceanografia, ictiologia e recursos naturais. A UFPA também ficou entre as cem melhores instituições avaliadas nos Objetivos 1 e 8, que tratam da Erradicação da Pobreza e do Trabalho Decente e Crescimento Econômico, respectivamente.

Em Poucas Linhas

➤ Criado por lei aprovada em 2021, o Dia Estadual do Auditor de Controle Externo foi comemorado, pela primeira vez, na última quarta-feira, 27 de abril.
 
➤ A data foi definida a partir da aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) das cortes de contas.
 
➤ Os tribunais de Contas dos Municípios (TCM) e de Contas do Estado do Pará (TCE) realizaram eventos para homenagear os servidores, responsáveis por fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público.
 
➤ No TCE, houve sessão solene, comandada pela conselheira presidente do tribunal, Lourdes Lima, com a presença de todos os conselheiros, além dos deputados estaduais Carlos Bordalo (PT), Eliel Faustino (União Brasil), Raimundo Santos (PSD) e Marinor Brito (PSOL).
 
➤ Pré-candidato à Presidência da República, o ex-governador de São Paulo João Doria Junior vai aproveitar a estada no Pará para coletar imagens, com vistas à propaganda eleitoral.
 
➤ Um dos pontos onde haverá gravações será a ilha do Combu, onde Doria visitará famílias ribeirinhas.
 
➤ Considerada uma das três melhores datas para vendas no comércio varejista, o Dia das Mães está animando os lojistas que esperam movimento bem acima do registrado no ano passado,  ainda marcado por altos números de mortos pela covid-19.
 
➤ Em vendas, o Dia das Mães perde para o Natal e costuma disputar com o Dia dos Namorados o segundo lugar no ranking de datas com maior movimento no comércio.
 
➤ A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) lançou concurso para escolher o melhor queijo artesanal do Brasil.
 
➤ A disputa se dará em três categorias e cada produtor rural poderá inscrever apenas um tipo de queijo em cada uma delas. As inscrições podem ser feitas até hoje e serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios, além de cursos de empreendedorismo no Sebrae.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!