CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não permitiremos transigir ou flertar com qualquer ato ou iniciativa que vise algum retrocesso'

Disse Rodrigo Pacheco ao defender o estado democrático de direito

Repórter 70

Combate ao coronavírus
A Policlínica Itinerante vai atender casos suspeitos de covid-19 no município de Bragança nos próximos dias 5 e 6.

Desrespeito no trânsito
Motociclistas ignoram os riscos e insistem em usar as ciclofaixas para fugir dos congestionamentos em Belém.

image Rodrigo Pacheco (J. Bosco)

"Não permitiremos transigir ou flertar com qualquer ato ou qualquer iniciativa que vise algum retrocesso ao estado democrático de direito.”

Foi o que afirmou, ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), durante pronunciamento no plenário da Casa, após as demissões dos três chefes das Forças Armadas determinadas pelo presidente Jair Bolsonaro. O fato gerou tensão por causa de uma possível ruptura entre as instituições brasileiras.

 “KIT INTUBAÇÃO”

Distribuição

O Ministério da Saúde anunciou que a companhia aérea Azul iniciou, na noite de segunda-feira, 29, uma série de voos para distribuir os remédios do chamado “kit intubação” ao Distrito Federal e mais 19 Estados, entre eles o Pará. Segundo o portal G1, a distribuição seria finalizada até a noite de ontem. Ao todo seriam 32 voos para transportar três toneladas de medicamentos. O ponto de partida seria o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Mas...

Até o final da tarde de ontem, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) não havia recebido qualquer informação do ministério sobre um possível envio desses insumos ao Pará. A Sespa informa que não faltam remédios do “kit intubação” na rede pública estadual, mas hospitais privados têm dado o alerta sobre um possível colapso que pode agravar a situação de pacientes internados com covid-19 em Unidades de Terapias Intensivas.

CONTA DE LUZ

Redução

O Senado aprovou, ontem, a Medida Provisória (MP) 1.010/2020, que vai permitir a redução na conta de energia elétrica dos consumidores do Pará. A expectativa é de que a tarifa caia de 3% a 5% ainda neste ano. O senador Zequinha Marinho (PSC-PA), um dos responsáveis pela articulação para que o Congresso votasse ontem a MP, prometeu trabalhar por novas iniciativas para ampliar os benefícios aos paraenses.

JUSTIÇA ELEITORAL

Remoto

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará publicou portaria estendendo o teletrabalho para até 16 de abril. A determinação atende ao bandeiramento vermelho da covid-19. O TRE informa que, nesse período, serviços como emissão de certidão de quitação eleitoral, validação de documentos e consulta a situação eleitoral seguem disponíveis na Internet.

PESCADOS

Feiras

Às vésperas da Sexta-Feira Santa, cresceu o movimento de consumidores nas feiras livres e mercados da Região Metropolitana de Belém. Na capital e Ananindeua, as prefeituras organizam feiras do pescado, onde é possível comprar também camarão e massa de caranguejo. A novidade é que muitos vendedores adotaram o serviço de delivery e o pagamento pode ser com cartão de crédito, débito e transferência pelo Pix. Apesar disso, o consumidor reclama dos preços. O quilo da pescadinha gó, por exemplo, é vendido por R$ 18 o quilo e o da gurijuba, R$ 25.

CANAIS

Sonegação

A Procuradoria-Geral do Estado criou um canal para receber denúncias de sonegação fiscal no Pará. O canal está disponível para pessoas físicas e jurídicas e, entre os atos passíveis de serem denunciados, estão, por exemplo, casos de empresas fictícias ou de fachada, práticas de deslealdade concorrencial e blindagem patrimonial. As denúncias recebidas serão repassadas ao núcleo de inteligência, formado por procuradores estaduais e servidores lotados na Procuradoria da Dívida Ativa. A apuração poderá resultar em ações judiciais para a recuperação dos valores sonegados para os cofres públicos. O autor da denúncia terá a identidade preservada.

Vacinação

Já a Ouvidoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Pará criou um canal para receber denúncias de possíveis irregularidades relacionadas à campanha de imunização contra a covid-19. O serviço foi batizado de “Disque-Denúncia da Vacina” e qualquer pessoa pode enviar informações que indiquem suspeitas de fraude no processo. O material, que deve ser enviado através do site do TCM, poderá resultar na abertura de auditorias.

NOBEL

Paraense

A estudante Ana Paula Schaan Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi uma das selecionadas pela Academia Brasileira de Ciências para o encontro com os vencedores do Prêmio Nobel, marcado para o dia 8 de abril. O evento vai debater a importância da ciência para as sociedades contemporâneas. Concorreram alunos de 88 universidades brasileiras. Entre os participantes estão May-Britt Moser, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, que levou o Nobel de Física em 2012. Ana Paula é doutoranda em Genética e Biologia Molecular, orientada pelo professor Ândrea Santos. Ela também foi selecionada pela Fulbright para uma bolsa de estágio sanduíche no Massachusetts Institute of Technology, em Boston.

EM POUCAS LINHAS

► Todos os conteúdos do Estado divulgados em redes sociais, assim como entrevistas e transmissões ao vivo, passaram a ter tradução para a Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa da Secretaria de Estado de Comunicação é para facilitar a acessibilidade às informações oficiais.

► Hoje é Dia da Saúde e Nutrição, segundo o calendário oficial do Ministério da Saúde. A data é um bom momento para chamar a atenção para a saúde física.

► As medidas de isolamento social reduziram a prática de exercícios físicos e aumentaram os casos de distúrbios alimentares.

► Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, feita em conjunto com o Ministério da Saúde, 96 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a 60,3% da população adulta, estavam com excesso de peso.

► O Ministério Público Federal e a Associação das Mulheres Munduruku lançaram campanha de arrecadação de recursos para a reconstrução do prédio que abrigava atividades das indígenas, além da compra de itens destruídos depois que a sede da associação em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, foi invadida por grupo favorável ao garimpo ilegal.

► A Assembleia Paraense (AP) lançou a campanha “Círio Solidário”. Vai vender kits com salgados preparados no clube com venda revertida para compra de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. Os pedidos devem ser feitos no site do clube. A iniciativa é uma parceria da AP com a Diretoria da Festa de Nazaré.

► Remo e Paysandu, que disputam o clássico do futebol da Amazônia neste domingo, 4, temem que haja qualquer tipo de contusão mais séria durante a partida. O medo é haja necessidade de transferência de atletas para hospitais locais. Corre-se o risco de não haver leito para internar e nem médicos para atender.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!