CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não há sinais de que a Rússia tenha desistido', afirma o secretário-geral da Otan sobre ataques

Jens Stoltenberg disse acreditar que a guerra na Ucrânia pode durar muito tempo

Repórter 70

Inflação nos ares
Além da alta dos preços das passagens aéreas, o aumento também chegou a alguns serviços prestados pelas companhias.  

Alerta à saúde
Estudo da USP sugere que o consumo de pipoca de micro-ondas pode causar danos cerebrais que ocorrem no Alzheimer.

image (J.Bosco)


"Não há sinais de que a Rússia tenha desistido do objetivo de controlar o território ucraniano”

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ao acreditar que a guerra na Ucrânia pode durar muito tempo - meses ou até anos.

INTERNET

VELOCIDADE
 
Testes realizados por usuários da internet a partir das ferramentas “Minha Conexão” e “Melhor Plano” apontam que o Pará ocupa a 24ª posição entre as 27 Unidades da Federação na avaliação do desempenho na velocidade média da internet. O estudo divulgado ontem foi resultado de 12,5 milhões de testes em computadores espalhados por todos os Estados. A medição foi feita entre janeiro e junho do ano passado. Com 60,7MB por segundo, o Pará ficou à frente apenas de Acre, Alagoas, Roraima e Sergipe. Na outra ponta, Mato Grosso ficou com o melhor resultado, 154,47 MB por segundo.

JUSTIÇA

DIGITAL
 
O Tribunal de Justiça do Pará anunciou ontem que mais 47 unidades judiciárias do Estado passaram a integrar o chamado Juízo 100% Digital.  Essas unidades se juntam a outras 50, que já operam por meio totalmente digital, ou seja, todos os atos processuais são praticados, exclusivamente, por meio eletrônico e remoto. Nesse caso, as citações e intimações passam a ser feitas por meio eletrônico. Já as audiências são realizadas por videoconferência, gravadas em áudio e vídeo, inseridas no processo, com valor equivalente às presenciais.

GARIMPO

SEM LICENÇA
 
O Ministério Público Federal foi notificado ontem da decisão da Justiça Federal de Itaituba, sudoeste do Pará, que cancelou o licenciamento de um garimpo dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do Tapajós. O garimpo, que se estendia por uma área de mais de mil hectares, havia sido licenciado pelo município de Itaituba. Na ação em que pediu o cancelamento, o Ministério Público argumentou que o garimpo atingia território de outros três municípios - Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso, o que impede o licenciamento pelo município.

SENTENÇA

“Claramente, observa-se que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaituba extrapolou os limites impostos pela Lei ao realizar o licenciamento de atividade que causa impacto ambiental que excede o âmbito local, considerando o porte, potencial poluidor e a natureza da atividade desenvolvida na APA do Tapajós”, diz a sentença.

BARCO

SAÚDE
 
A região do Tapará Grande, em Santarém (PA), recebeu a Expedição do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus. Foi a 49ª edição da embarcação, que, em sete dias, realizou mais de oito mil atendimentos em saúde. Foram 60 cirurgias, entre elas hérnia e vesícula, 1.180 consultas, 426 procedimentos em odontologia, 3.695 exames laboratoriais, de imagem (ultrassonografia, mamografia, raios-X e eletrocardiograma), oftalmológicos, e ginecológicos. Em locais de difícil acesso, as equipes fizeram uso de uma  “ambulancha’’. Com isso, conseguiram atender pessoas idosas e acamadas.

JOVENS

ELEITORES
 
A campanha espontânea, capitaneada por celebridades como a cantora Anitta parece estar surtindo efeito e, nos últimos dias, aumentou em quase 30% a procura de jovens pelo título eleitoral. O prazo para que quem deseja votar nas eleições deste ano faça o registro termina no dia 4 de maio. Segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, apenas neste ano, 102 mil eleitores tiraram a primeira via do título de eleitor no Estado. Desses, 53%, cerca de 54 mil, são eleitores entre 16 ou 17 anos,  número considerado expressivo pelo Tribunal, tendo em vista que os paraenses nesta faixa etária somariam em torno de 74 mil eleitores.

DIVÓRCIO

CAMPEÕES
 
Os paraenses foram, em 2021, os campeões nacionais de divórcios. Para cada 100 casamentos registrados em cartórios no Estado, 36 outros casais resolveram formalizar o fim da relação. Os dados são da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Na contramão dos paraenses, Alagoas foi o Estado com a  menor taxa de divórcios do País, no ano passado. Registrou apenas duas separações para cada grupo de 100 matrimônios. Em 2021, o Brasil registrou 80,5 mil divórcios, o maior número dos últimos 16 anos.

Em Poucas Linhas

► O biomédico Adriano Furtado será o novo diretor de Vigilância em Saúde do Município de Belém, substituindo Cláudio Salgado, que deixou o cargo na última terça-feira. Adriano faz parte do quadro docente da Universidade Federal do Pará e será cedido ao município. A nomeação deve ser confirmada amanhã.

► O ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo anunciou ontem que pretende disputar uma vaga no Senado Federal pelo Estado de São Paulo. Aldo está filiado ao PDT. No ano passado, Rebelo chegou a cogitar uma pré-candidatura à Presidência, mas disse que, diante da "desorientação'' do momento político, optou por concorrer ao Senado. Rebelo faz parte do time de articulistas de O LIBERAL, onde assina artigo todo primeiro domingo do mês. Todos os artigos estão disponíveis em OLiberal.com

► Cerca de 500 famílias que residem na Vila Mainardi, município de Breves, no arquipélago do Marajó, serão contempladas com rede de energia elétrica. Com investimentos de R$ 6 milhões, a estrutura deve ser concluída nos próximos meses na vila, que já foi palco de exportação de grandes volumes de madeira no século passado, quando a Mainardi chegou a ter um porto integrado à alfândega, com milhares de pessoas trabalhando no local.

► O paraense Charles Alcantara se licenciou na semana passada da presidência da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital. Também deixou a direção estadual do Sindicato dos Servidores no Fisco Estadual (Sindifisco-PA). Charles vai disputar uma vaga à Assembleia Legislativa do Pará, pelo PT. O vice-presidente da entidade, Carlos Catete, assumiu a presidência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!