CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não há nada que não possa ser reconciliado', afirma o ex-presidente Lula sobre Geraldo Alckmin

Alckmin é apontado como possível vice em uma chapa encabeçada pelo petista à Presidência da República

Repórter 70

Em queda
O preço da carne bovina caiu em alguns supermercados de Belém para a alegria dos consumidores da capital paraense.

In memoriam
Amanhã, a Universidade do Estado do Pará concederá o título de doutor honoris causa ao educador Paulo Freire, morto em 1997.

image Luís Inácio 'Lula' da Silva (J. Bosco)

"Não há nada que não possa ser reconciliado...”

Foi o que afirmou, ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), apontado como possível vice em uma chapa encabeçada pelo petista à Presidência da República. Lula comparou as divergências do passado, quando disputaram a eleição de 2006, com o futebol em que os atletas selam a paz após cada jogo.

FEMINICÍDIO

Jovem

Até quando? O Estado do Pará registrou, ontem, a morte de mais uma vítima de feminicídio. Baleada no último dia 12, durante o que parecia ser uma tentativa de assalto, Édrica Moreira Lopes da Silva, de 19 anos, não resistiu e teve a morte confirmada ontem. A Polícia Civil investiga um ex-namorado com quem a vítima havia rompido o relacionamento há cerca de um mês. Segundo a família, após o rompimento, a jovem passou a ser alvo de ameaças. Em outubro, Édrica chegou a procurar a Polícia Civil em busca de medida protetiva. Entre os casos registrados neste ano, está também o da modelo Geordana Natally Sales Farias, de apenas 20 anos, que foi morta a facadas pelo ex-namorado.

EDMILSON

Recuperação

Uma reunião com todo o secretariado será o primeiro compromisso, hoje, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol), que voltará a despachar no gabinete após 40 dias afastado para tratar complicações da covid-19. Edmilson passou dois períodos internados e precisou se submeter a procedimento cirúrgico para drenagem de sangue dos pulmões. Aos 64 anos de idade e mesmo vacinado contra o novo coronavírus, Edmilson foi contaminado no início de outubro. A primeira internação, no Hospital Beneficente Portuguesa, durou 12 dias. Depois, ele precisou voltar a ser internado após fortes dores nas costas.

MUNDURUKU

Apoio

O escritor paraense Daniel Munduruku, que disputa uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), ganhou um apoio de peso. Mais de 100 escritores assinaram manifesto em defesa da candidatura dele, que poderá ser o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na ABL. Marcelo Rubens Paiva, Antônio Prata e José Miguel Wisnik são alguns dos que assinam o documento.  

PALESTINA DO PARÁ

Denúncia

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito de Palestina do Pará Valciney Ferreira Gomes por crime de responsabilidade. De acordo com a denúncia, entre 2013 e 2016, o ex-prefeito deixou de repassar à Caixa os descontos de salários de servidores que haviam feito empréstimo consignado. O prejuízo aos cofres públicos chegaria a quase R$ 2 milhões. Se condenado, Valciney pode cumprir pena de até doze anos de prisão, além de ter que devolver os recursos desviados.

AFTOSA

Vacina

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) faz um alerta aos produtores rurais para que mantenham a vigilância dos rebanhos e a adesão aos calendários de vacinação contra a febre aftosa, que ainda não deve ser abandonada enquanto não forem finalizadas todas as etapas do plano estratégico para a suspensão da imunização contra a doença nas cidades paraenses. A suspensão é uma medida anunciada pelo Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. Mas, para ser alcançada, precisa do compromisso dos setores público e privado na chamada “fase de vigilância”, onde a vacinação ainda é uma estratégia de controle da doença.

Combate

O Brasil não registra a presença do vírus da aftosa há cerca de 15 anos. Dois anos antes, o último foco havia sido registrado justamente no Pará, que hoje tem um rebanho 99,08% vacinado na última etapa. Os números são expressivos se comparados aos outros Estados de mesmo status sanitário. Para a Adepará, esse cenário positivo só será mantido com a continuação do cumprimento dos calendários de vacinação por parte dos produtores rurais.

LÍBANO

Comunidade

Será nesta quinta-feira, 18, a inauguração da sede do consulado honorário do Líbano no Pará. O cônsul honorário do Líbano, Makram Douraid Said, confirmou a presença da embaixadora libanesa no Brasil, Carla Jazzar, que virá pela segunda vez à capital paraense. A sede física do consulado marca uma história de quase 130 anos da comunidade no Estado. O primeiro registro de que se tem notícia é da família Bitar, que chegou ao território paraense em 1897. Desde então, já foram mapeados mais de 350 mil libaneses no Estado, entre ascendentes e descendentes, e mais de 50 mil estão cadastrados pelo consulado.

EM POUCAS LINHAS

► Está na pauta de hoje, para votação no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, o projeto de decreto legislativo referente à prestação de contas do governador Helder Barbalho no exercício financeiro do ano de 2020. O decreto recebeu parecer favorável da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Casa.

► O escritor Edyr Augusto Proença é o novo imortal da Academia Paraense de Letras. Ele foi eleito para ocupar a cadeira de número 7, que ficou vaga desde o falecimento do advogado Sérgio Couto.

► Será realizada no próximo dia 25, às 17h30, a sessão especial do Instituto Histórico e Geográfico do Pará para comemorar o “Dia do Patrimônio Histórico de Belém” (20 de novembro). Na programação, uma palestra do advogado e pesquisador Sebastião Godinho, articulista de O LIBERAL.

► Já estão abertas as inscrições para o seminário internacional intitulado “Justiça fiscal: desigualdade e desenvolvimento no Estado do Pará”. O evento será híbrido e terá apenas 200 vagas para acompanhamento presencial. Os demais interessados poderão acompanhar através da internet. Entre os palestrantes estão nomes como o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e o titular da Secretaria de Estado de Fazenda do Pará, René de Oliveira. 

► Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), a desembargadora Francisca Formigosa está conduzindo uma série de audiências em mutirão de conciliação para pagamento de créditos que 192 trabalhadores possuem junto às empresas do grupo EIT. Segundo o TRT8, mais de R$ 2 milhões já foram pagos nos processos levantados pela desembargadora.

► No mês da “Consciência Negra”, o Instituto Viver Periferia realizará uma série de eventos para discutir a importância da luta pela igualdade racial.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!