REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não há mais necessidade de ataques maciços na Ucrânia'

VLADIMIR PUTIN, presidente russo, ao declarar que a ofensiva contra a Ucrânia deve terminar em duas semanas. Na última segunda-feira (10), a Rússia realizou uma série de fortes ataques em todo o território ucraniano, bombardeando inclusive o centro da capital Kiev pela primeira vez desde o início do conflito, em fevereiro deste ano.

Repórter 70

Eleição 2022 em números
Mais da metade dos deputados federais eleitos gastou acima de R$ 1 milhão para conquistar uma cadeira na Câmara.

Setor de serviços cresce
O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 0,7% em agosto, na comparação com julho, aponta levantamento do IBGE.

“Não há mais necessidade de ataques maciços na Ucrânia.”
 

image Vladimir Putin (J.)

 

VLADIMIR PUTIN, presidente russo, ao declarar que a ofensiva contra a Ucrânia deve terminar em duas semanas. Na última segunda-feira (10), a Rússia realizou uma série de fortes ataques em todo o território ucraniano, bombardeando inclusive o centro da capital Kiev pela primeira vez desde o início do conflito, em fevereiro deste ano.

BOULEVARD

Obra

A Prefeitura de Belém vai publicar, nesta semana, a ordem de serviço para início das obras do Boulevard da Gastronomia, na Castilhos França. O processo licitatório foi concluído na última sexta-feira. A empresa Ten Tavares Energia e Construtora Ltda. será a responsável pelo trabalho que deve ser concluído em seis meses. O investimento previsto é de R$ 5,1 milhões. O projeto inclui a construção de um corredor gastronômico paralelo à Estação das Docas. Estão previstas obras de paisagismo, iluminação e urbanização da área que vai receber também a nova sede da Empresa de Turismo de Belém.

JAPÃO

PARCERIA

O município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, foi selecionado para receber uma escola do campo, fruto de parceria do Consulado do Japão no Pará com a prefeitura local. Após passar por uma seleção, a gestão municipal se comprometeu a executar a obra em 12 meses. A escola terá quatro salas de aulas e vai oferecer turmas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos na comunidade Maringá. O termo de compromisso foi assinado, na semana passada, pela prefeita Francineti Carvalho e pelo cônsul do Japão no Estado, Satoshi Morita.

FILA

NOVIDADE

A lei que estabelece prioridades, inclusive na fila de votação, este ano, tem uma novidade. É que além das prioridades já conhecidas que constam na Lei 10.048 de 2000 (pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos), uma nova lei, a 14.364 de 2022, passou a estender o direito de ser atendido em primeiro lugar em relação aos demais também aos acompanhantes. No caso específico das eleições, a prioridade aos acompanhantes é válida mesmo que eles votem em uma seção diferente da prioridade que estão acompanhando.

URNAS

PREPARAÇÃO

Começou ontem um dos momentos mais importantes do processo eleitoral: a preparação das urnas que serão usadas durante o 2º turno das eleições no Pará, no próximo dia 30 de outubro. Na Região Metropolitana de Belém esse processo segue até o dia 22, no Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral, localizado em Ananindeua. 

Desembargadora

A presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, vai acompanhar a preparação das urnas da 28ª Zona Eleitoral (278 urnas) e da 96ª Zona Eleitoral (307 urnas). No interior do Estado, essa preparação será realizada no período de 18 a 21 de outubro.

ACOMPANHAMENTO


Durante o processo de preparação, as urnas são carregadas com os dados do eleitorado e dos candidatos que concorrem aos cargos de presidente da República. Depois disso serão testadas e lacradas para, posteriormente, serem transportadas para os locais de votação. Vale lembrar que a preparação das urnas é um evento público, e além dos cidadãos em geral, os partidos políticos e as instituições fiscalizadoras das eleições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público, são convidados a participar.

TERRA

TITULAÇÃO

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), órgão ligado à Prefeitura de Belém, e o Governo do Estado vão promover três plenárias do Programa Terra da Gente ainda neste mês. O Terra da Gente é um programa de Regularização Fundiária e já garantiu, segundo dados oficiais, a titulação de imóveis para mais de sete mil famílias de baixa renda em Belém. As plenárias vão ocorrer nos bairros do Benguí, Pedreira e Cremação.

CANNABIS

DIREITO

A Justiça Federal do Pará obrigou os governos federal e estadual e a prefeitura de Tucuruí a fornecerem urgentemente medicamento composto por canabidiol para uma paciente com câncer. O produto é de alto custo e não está previsto na lista de medicamentos do Sistema Único de Saúde. O canabidiol é uma substância não psicoativa produzida pela planta Cannabis sativa. A decisão da Justiça atendeu pedido do Ministério Público Federal.

EM POUCAS LINHAS

► O governador reeleito Helder Barbalho (MDB) mergulhou de cabeça na campanha pela eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

► Na semana passada, Helder usou as redes sociais para justificar o apoio ao ex-presidente.

► Ele tem trabalhado junto a prefeitos aliados para que atuem mais fortemente na campanha.

► Nas redes sociais, a primeira-dama Daniela Barbalho também tem defendido a eleição de Lula.

► Uma semana após o ex-tucano Simão Jatene gravar vídeo anunciando apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do PSDB no Pará, Nilson Pinto de Oliveira, divulgou depoimento apoiando Lula.      

► “A crise da cidadania em tempos de desesperança” será o tema do 1° seminário sobre “Educação e Direitos Humanos da Infância e Da Juventude”, realizado pelos grupos de estudos e pesquisas: Infância, Criança e Educação Infantil e Educação, Discurso, Identidade e de Diversidade Sexual, ambos da Universidade Federal do Pará.

► O evento será realizado em 18 de outubro, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Ciências da Educação.

► Durante o seminário será lançado o livro “Educação e Direitos Humanos da Infância e da Juventude - Cidadania em Crise: Impactos e implicações em tempo de perda de direitos”.

► A obra tem organização dos professores Celi Bahia e Francisco Ednardo Duarte e reúne artigos de 29 autores sobre direitos da criança e dos jovens.

► Hoje será realizada a já tradicional Romaria das Crianças.

► A procissão vai percorrer 3,7 quilômetros nas ruas do entorno da Basílica Santuário.

► A Diretoria da Festa de Nazaré estima que a romaria dos pequeninos vá reunir cerca de 250 mil pessoas.

Palavras-chave

Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!