REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não há mais espaço para racistas no século 21', afirma presidente da CBF

Ednaldo Rodrigues falou sobre a iniciativa da CBF que instituiu uma comissão para combater racismo e violência no esporte

Repórter 70

Saúde na Amazônia
O barco “Papa Francisco” realiza a 60ª expedição na região amazônica e completa mais de 4,6 mil atendimentos.

Serviços de alto nível
O Hospital da Transamazônica, em Altamira, sudoeste paraense, conquista nova certificação nacional de excelência.

 

image Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF (J.Bosco)

 

"Não há mais espaço para racistas no século 21”

EDNALDO RODRIGUES, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao falar sobre a iniciativa da entidade máxima do futebol brasileiro, que instituiu a criação de uma comissão para combater o racismo e a violência no esporte no País.

REDES

INTERAÇÃO 

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), é o segundo colocado no ranking dos governadores com maior número de interações nas redes sociais. O levantamento foi feito pelo portal Poder360 e analisou publicações feitas entre 1º de janeiro e 12 de outubro, no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook. No período, Helder contabilizou 8,5 milhões de interações em 6.864 posts. O ranking é liderado pelo governador, também reeleito, de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), que teve 8,8 milhões de interações no período.
 
CAMPEÕES
 

O terceiro lugar ficou com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que disputa o segundo turno. Segundo o levantamento, esses três governadores respondem sozinhos por 1/3 das de 61,6 milhões de reações a publicações dos atuais governadores dos 27 Estados brasileiros.

CÂMARA

PRESIDÊNCIA 

O vereador John Wayne (MDB) vai assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Belém a partir de 1º de janeiro de 2023. Ele substitui o vereador Zeca Pirão (MDB), eleito para a Assembleia Legislativa do Pará. A escolha foi feita durante sessão na tarde de ontem. Além de Wayne, a Mesa Diretora da Casa será formada por Igor Andrade (Solidariedade), 1° vice-presidente; Enfermeira Nazaré Lima (PSOL), 2ª vice-presidente; Allan Pombo (PDT), 1° secretário; Emerson Sampaio (PP), 2º secretário; Bia Caminha (PT), 3ª secretária, e Fábio Souza (PSB), 4° secretário.

LICITAÇÃO

EMBARCAÇÃO

A Secretaria de Segurança Pública do Pará publicou novo edital para escolha da empresa que ficará responsável por içar a lancha Dona Lourdes 2, que afundou no dia 8 de setembro nas proximidades da Ilha de Cotijuba, em Belém. O acidente deixou oficialmente 22 mortos.

DESERTA

O governo precisou  refazer a licitação porque o primeiro Pregão Eletrônico não teve interessados. É o que especialistas chamam de licitação deserta. Publicado na semana passada, o novo edital prevê que as propostas sejam apresentadas no dia 20 de outubro.

MEDICINA

AVALIAÇÃO
 
Um dos mais novos cursos de Medicina do País, com apenas seis anos de existência, o da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira, oeste do Estado, conquistou nota máxima na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC).

ANÁLISE

Foram analisados itens como infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico. A avaliação fez parte do processo para oficializar o curso junto ao MEC. Atualmente, a unidade tem  51 docentes, 371 alunos e vai diplomar a primeira turma de novos médicos em novembro deste ano.

CUPUAÇU

SEMENTES
 
A Embrapa Amazônia Oriental abriu edital para selecionar produtores de sementes e mudas de cupuaçu que tenham interesse em comercializar os materiais desenvolvidos pela instituição. A BRS Carimbó e o Kit Clonal Cupuaçu 5.0 são resultados do programa de melhoramento genético do cupuaçuzeiro da Embrapa de Belém e têm como principais características a alta produtividade de frutos e mais resistência à vassoura-de-bruxa, que é a principal doença desta planta na região.
 
TECNOLOGIA
 
Os produtores interessados devem estar inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, e vão ter a licença para gerir os campos de produção, multiplicar e comercializar as sementes, ponteiras e mudas dos cupuaçus com a marca “Tecnologia Embrapa”. Os licenciados serão orientados pela equipe técnica da instituição. O edital fica aberto até o dia 14 de novembro e pode ser acessado no site da Embrapa na seção de licenciamento de tecnologias, em editais abertos.

LITERATURA

CONCURSO  
 
Estão abertas, até domingo, 16, as inscrições para o Concurso Literário “Bruno de Menezes”, promovido pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel). As obras serão avaliadas por um júri técnico e os vencedores ganharão a edição e a publicação de mil exemplares de seus livros. O resultado do concurso será divulgado no próximo dia 30 de novembro e as obras serão entregues em janeiro de 2023, como parte da programação oficial do aniversário de Belém.

Em Poucas Linhas

► Pela primeira vez, a Varanda de Nazaré, capitaneada pela cantora Fafá de Belém, vai encerrar a programação da quadra nazarena com um sarau aberto ao público. A apresentação será na praça em frente à Casa das Onze Janelas, com a presença de músicos paraenses. 

► Fica aberto até 31 de outubro o prazo para a submissão de resumos e trabalhos de pesquisadores que desejarem participar do XI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e será realizado de 5 a 7 de dezembro, com o tema “Desenvolvimento Sustentável e a Vida Amazônica”.

► E estão abertas, até 27 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Residência Multiprofissional para Belém, Santarém e Bragança. Há vagas também para a Área Profissional em Saúde para Belém. O programa é desenvolvido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com os hospitais associados.

► Medicamentos continuam em falta nas farmácias de Belém. O problema atinge principalmente antigripais, antialérgicos e antibióticos. Ontem, uma leitora da coluna foi a uma dezena de estabelecimentos antes de conseguir comprar todos os itens receitados para uma criança. Em alguns casos, pacientes estão tendo que retornar aos médicos com pedido de substituições. 

► Será realizada de hoje até domingo a 17ª edição do Canta Anapu Fest Açaí, evento que, desde o ano passado, é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. O festival é realizado sempre em outubro, na Vila Menino Deus, município de Igarapé-Miri.

Palavras-chave

Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!