Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não fui convidado, mas estou aqui', disse Eduardo Suplicy ao interromper uma reunião do PT

Um dos fundadores do partido, Suplicy fez duras cobranças ao PT e ao ex-ministro Aloizio Mercadante

Repórter 70

Cultura paraense
 A Imprensa Oficial do Estado lançará ‘Chão de Dalcídio’ na 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes este ano.

Talentos musicais
Cerca de 40 jovens do Programa Vale Música Belém participam de residência pedagógica com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

 

Eduardo Suplicy (J.Bosco)


"Não fui convidado, mas eu estou aqui.”

EDUARDO SUPLICY, um dos fundadores do PT, ao interromper uma reunião da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 21, com duras cobranças ao partido e ao ex-ministro Aloizio Mercadante. No dia em que comemora 81 anos, o ex-senador petista e atual vereador de São Paulo entregou um papel com sua proposta que, disse, não foi considerada na elaboração de documento da pré-candidatura encabeçada pelo PT ao Planalto, e acusou Mercadante de não tê-lo convidado para o evento.

COVID

AUMENTO
 
Boletim divulgado ontem pela Fundação Oswaldo Cruz aponta que, no período de 5 a 11 de junho, os casos de covid-19 corresponderam a 71,2% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave registradas no País. O Pará aparece na lista dos Estados com tendência de alta de casos ao lado de outras 16 unidades da Federação, entre elas Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

BELÉM

Belém também está entre as capitais com tendência de longo prazo até a 23ª terceira semana do ano. O boletim serve de alerta para que medidas de prevenção como o uso de máscara sejam mantidas, mesmo sem decretos que obriguem a adoção de tais medidas.
 
MÁSCARAS
 
Pelo menos duas grandes instituições de ensino de Belém voltaram, nesta semana, a recomendar que professores, técnicos e auxiliares voltassem a usar máscaras em suas dependências. Como o uso de máscaras não é mais obrigatório na capital paraense, o acessório não está sendo exigido para os alunos.    
 
QUARENTENA
 
O governo do Amapá anunciou, na última segunda-feira, que está monitorando um navio fundeado na costa amapaense. Três dos 23 tripulantes testaram positivo para a covid-19, segundo informações da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado. Todos apresentam sintomas leves. O navio monitorado tem bandeira da Libéria e passou por São Luís, Maranhão, antes de chegar ao Amapá. Essa é a segunda embarcação que chega ao Estado este ano com tripulantes com a doença.

CPI

PETROBRAS
 
O deputado federal Joaquim Passarinho (PL) foi o único paraense até o momento a assinar o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Petrobras. O requerimento é do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), do mesmo partido de Passarinho.

APOIO

A CPI da Petrobras tem apoio da base governista e tem sido incentivada pelo próprio presidente da República Jair Bolsonaro, que nas últimas semanas tem disparado críticas contra a empresa. Para a oposição é uma estratégia do governo para se livrar do desgaste pelos recentes aumentos dos combustíveis.

POLÍCIA

ABUSO

 
A Promotoria de Justiça Militar determinou a abertura de inquérito policial militar para apurar a ação da PM durante o festival que era  realizado no Abrigo Municipal Indígena no bairro do Tapanã. O local abriga indígenas venezuelanos da etnia Warao, refugiados em Belém. Segundo testemunhas, por volta de 3 horas, uma equipe da Polícia Militar do Pará invadiu o local “de forma truculenta, utilizando gás lacrimogêneo e spray de pimenta e agredindo indígenas”.  Imagens da ação circulam pelas redes sociais.

PT

PROGRAMA

O Partido dos Trabalhadores lançou ontem a plataforma digital que vai receber sugestões da população para o programa de governo do pré-candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A plataforma nacional vai funcionar da mesma maneira que funcionou o programa “Tá Selado”, criado pela gestão municipal da capital paraense para recolher sugestões para obras e serviços a serem incluídos no orçamento anual do município.    

TRANSPLANTES

SERVIÇO
 
Esta semana a Central de Transplantes da Santa Casa do Pará ganhou sede própria. A nova unidade funciona em um prédio exclusivo para organização, regulação e captação de órgãos e tecidos a serem doados no Estado. O investimento foi de R$ 463,9 mil. Com uma equipe formada por médicos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, a Central funciona 24h por dia.

Em Poucas Linhas

► O Partido Social Cristão lançou o PSC Zap – Meu Brasil Conservador, para envio de informações e mensagens do partido para os filiados e eleitores. Na divulgação do canal, a direção do partido informa que o público-alvo são “os conservadores que comungam dos valores da legenda, sustentados nos pilares família, mulher, liberdade econômica e segurança”.

► Poderá ser visitada até a próxima sexta-feira, 24, a exposição fotográfica sobre pessoas refugiadas no Brasil. A exposição é resultado de parceria com o Ministério Público do Estado do Pará e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

► O diretor comercial da Marmobraz e vice-presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Isan Anijar, é o convidado da Confraria do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) que será realizada nesta quinta, no Restô do Porto, bairro do Reduto. No bate-papo com empresários, Anijar falará de sua trajetória profissional à frente da empresa. O evento será às 19 horas.

► Ficam abertas até 31 de agosto as inscrições para o prêmio Impactos Positivos, conhecido como o “Oscar do Bem”. Criada em 2020, a premiação contempla empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios que contribuem para que o Brasil atinja a meta de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  a ser alcançada pelos países até 2030 para a redução da poluição no planeta. A premiação terá patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). 

► A Biblioteca Desembargador Antônio Koury, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, ganhou um aplicativo que permite aos usuários a leitura e consulta de e-books. O aplicativo batizado de Biblioteca Digital ProView pode ser acessado por meio de aparelho mobile  ou computador  e para ter acesso é preciso fazer um cadastro via site do tribunal.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!