CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Melhor coisa a ser feita é vacinar o maior número de pessoas', diz infectologista americano

Foi o que afirmou, ontem, o infectologista americano Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA e um dos principais integrantes da força-tarefa criada pela Casa Branca contra a covid-19

Repórter 70

“Gigante” dos céus
Pela segunda vez, em uma semana, a segunda maior aeronave cargueira do mundo, Antonov An-124, pousou em Belém.

De volta às urnas
Goianésia do Pará terá novas eleições para prefeito e vice-prefeito. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral.

image Anthony Fauci (J. Bosco)

"É uma situação muito difícil em que se encontra o Brasil. A melhor coisa a ser feita é vacinar o maior número de pessoas e o mais rápido o possível.”

Foi o que afirmou, ontem, o infectologista americano Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA e um dos principais integrantes da força-tarefa criada pela Casa Branca contra a covid-19.


COVID-19

Atendimentos

Cresceu a procura por atendimento nas policlínicas instaladas no ginásio “Mangueirinho” e no estacionamento do Hangar Centro de Convenções, em Belém. São pessoas que apresentam sintomas de covid-19. Com isso, surgiram filas de pacientes desde as primeiras horas da manhã de ontem. Alguns deles ignoravam o uso de máscaras e o distanciamento social. Médicos que atuam na linha de frente contra a covid-19 dizem que essa procura por atendimento nas duas policlínicas cresceu desde a última quinta-feira.

Esclarecimentos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que a policlínica do “Mangueirinho” está com o quadro de profissionais completo e atendendo em dois turnos, mas que a capacidade diária de 250 atendimentos tem atingido a lotação máxima nas últimas semanas. No Hangar Centro de Convenções, o quadro também está normal e são feitos 250 atendimentos diários. Já no Núcleo de Esportes e Lazer, no Umarizal, para onde foram transferidos os atendimentos da policlínica da avenida Visconde de Souza Franco, a capacidade é para 300 pessoas por dia.

Protocolo

As medidas restritivas do decreto estadual não atingem o Campeonato Paraense. O problema é que o protocolo previa originalmente que os profissionais de comunicação que atuam na cobertura das partidas apresentassem, na entrada do estádio, resultado de teste negativo para a covid-19, além de responder a um questionário epidemiológico sobre os últimos 15 dias. Já para os clubes, o protocolo prevê a testagem semanal das equipes. Mas, de acordo com a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará, a parte que cabe à imprensa não tem ocorrido. A justificativa se baseia no praticado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas competições nacionais, e também pelo alto custo dos exames.

ARANHAS

Tráfico

Após denúncia anônima, uma equipe de fiscalização do Departamento de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal impediu um crime que seria praticado, ontem pela manhã, quando 34 espécies de aranhas seriam embarcadas, de forma clandestina, pelo Centro de Distribuição dos Correios, em Belém. A operação que impediu o tráfico dos aracnídeos amazônicos foi feita na noite de terça-feira.
destino

Para que sobrevivessem ao transporte, as aranhas foram colocadas em potes de plástico com pequenos furos para a passagem de ar. Cada um deles foi declarado pelo remetente como se fosse uma encomenda de chaveiros. O destino da “mercadoria” seria São Paulo (SP). Agora, a Polícia Civil do Pará investiga, sem revelar detalhes à imprensa, a origem das aranhas e a identidade do remetente.

AÇAÍ

Rastreamento

Os produtores de açaí que ainda não constam do cadastro da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) precisam apressar o passo. É que para aderir a nova guia de trânsito vegetal do órgão, que vai rastrear o percurso do açaí produzido no Estado, os produtores precisam se cadastrar, previamente, na agência. Estão isentas da exigência do documento apenas as cargas abaixo de 300 quilos.

RESÍDUOS SÓLIDOS

Prazo

A respeito de nota publicada ontem, sobre a prorrogação do prazo para que o aterro sanitário instalado na cidade de Marituba siga recebendo o lixo dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, a empresa Guamá Tratamentos de Resíduos esclarece que a decisão não partiu dela, mas sim das prefeituras e demais agentes envolvidos, uma vez que as gestões dos três municípios ainda não encontraram uma solução definitiva. A questão está judicializada e o novo prazo dependerá de acordo judicial.

 AVE

Surpresa

Funcionários da Organização Social Pará 2000 foram surpreendidos nesta semana com o aparecimento de um ninho na saída do estacionamento da Estação das Docas, em Belém. O hóspede é uma ave de rapina, um gavião-carijó. Por sua natureza urbana, a ave é reconhecida por contribuir no controle de espécies consideradas nocivas à população, incluindo a de roedores.

EM POUCAS LINHAS

► Em razão do quadro atual da covid-19 nos Estados do Pará e Amapá, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) decidiu, ontem à tarde, retornar ao trabalho telepresencial já a partir de hoje. No dia 12 de abril, a Corte voltará a se reunir para reavaliar o quadro.

► O TRT 8 retomou as atividades presenciais em janeiro deste ano, com até 50% de magistrados e servidores.
 
► O plano previa o retorno de 100% das atividades presenciais até o final de fevereiro, mas foi adiado e, agora, as audiências e julgamentos de recursos serão apenas on-line.

► Com o bandeiramento vermelho em todo o Estado ficam proibidas as reuniões com mais de dez pessoas.

► E a cobrança começou ontem na própria Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), quando o deputado Raimundo Santos (Patriota) constatou que, no plenário, galerias e sala de imprensa, estavam mais de 70 pessoas.

► Ainda na Alepa, a deputada Dra. Heloisa (DEM) enviou atestado médico pedindo licença por dez dias para cuidar da saúde, que foi concedida pela mesa diretora. Segundo informações de bastidores, a deputada está com covid-19.

► O deputado Fábio Freitas (Republicanos) também teve licença médica aprovada, que seria pelo mesmo motivo, porém com atestado de 30 dias.

► A cineasta paraense Rosilene Cordeiro vai lançar, em maio, o seu filme “#Feitiço”, que traz memórias e encantarias da Amazônia.

► Mas o projeto inclui também oficinas de cinema para professores da rede pública. Os detalhes serão apresentados hoje, às 19h, em live nas redes sociais da autora.

► A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou, ontem, a transmissão comunitária da variante brasileira do novo coronavírus, identificada pela primeira vez em Manaus (AM).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!