REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

"Maria-mãe é a mestra da sensibilidade social!”, disse D Antônio, bispo auxiliar de Belém

Repórter 70

Devotos na Catedral

A Igreja da Sé registra um aumento de cerca de 30% dos ex-votos depositados pelos fiéis no templo em relação a 2021.

Cuidados com a saúde

Nutricionistas orientam os devotos para os cuidados com os alimentos no Círio, como o tradicional almoço deste domingo.

image Bispo auxiliar de Belém (J. Bosco)

 

"Maria-mãe é a mestra da sensibilidade social!”

DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, ao refletir sobre o tema do Círio 2022, “Maria, Mãe e Mestra”. A reflexão do bispo para a 230ª Festa de Nazaré está na íntegra, na página 2 deste caderno.

 

CÍRIO 2022

Histórico

Após dois anos de ausência por causa da pandemia de covid-19, os paraenses se reencontram, neste fim de semana, com a expressão maior da fé. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré de número 230 promete ser um dos maiores da história. Realizado na quarta-feira, 5, o “Traslado dos Carros” abriu, oficialmente, a temporada de romarias e foi uma amostra do que devem ser as procissões deste sábado e domingo. A forte presença dos romeiros na procissão criada em 2019 surpreendeu, já que ela não está entre as mais tradicionais da quadra nazarena. Neste ano, o “Traslado dos Carros” se tornou a 13ª romaria oficial do Círio de Nazaré.

Movimento

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará e a Secretaria de Estado de Turismo estimam que a Festa de Nazaré deve atrair cerca de 50 mil turistas que injetarão quase R$ 100 milhões na economia paraense. Contudo, não há estimativa sobre o número de romeiros nas ruas, avenidas e travessas de Belém neste fim de semana, nem da movimentação total dos setores econômicos em razão da festividade. Mas, em 2019, último Círio antes da pandemia, a festa fez girar em torno de R$ 1 bilhão no Estado.

Manto

Foi elogiado o novo manto que será usado pela imagem peregrina nas romarias deste ano. Apresentado na quinta-feira, a peça exigiu quase sete meses de trabalho. Neste ano, a confecção do manto ficou a cargo da estilista Stela Rocha e da ilustradora Aline Folha. “Diante de nossos olhos é hoje apresentada a imagem peregrina revestida com seu novo manto de Rosa Mística, que procura apresentar a singeleza de Nossa Senhora mãe e mestra. Mostra com cores suaves, a ternura de Nossa Senhora, representada pela Rosa Mística e pelo Lírio Mimoso”, escreve o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, no documento descritivo divulgado após a apresentação.

NEGÓCIOS

Sustentáveis

O Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento abriram a “Chamada Floresta+ Aceleração” que vai selecionar negócios e organizações de impacto socioambiental. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 31. Podem se inscrever empreendedores individuais, negócios de base comunitária, cooperativas e associações de produtores e de extrativistas, organizações da sociedade civil e não governamentais e empresas em estágio avançado de desenvolvimento dos negócios, em que os produtos e/ou serviços estejam testados no mercado e prontos para ganhar escala.

Mulheres

Para participarem da seleção, os negócios devem ter sede na Amazônia Legal ou atuação na região, ser voltado à conservação da floresta, da biodiversidade e ao desenvolvimento socioambiental, e não pode ter objetivos políticos ou partidários. Além disso, ao menos 40% das iniciativas contempladas devem ser lideradas por mulheres, ter acima de 50% delas em sua equipe ou ter mulheres como principais beneficiárias finais.

DENDÊ

Agrotóxico

A sexta turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) determinou que seja feita uma perícia para medir os impactos da atuação da empresa Biopalma da Amazônia sobre a Terra Indígena Turé-Mariquita, no município de Tomé-Açu, no Estado do Pará. A decisão anunciada nesta semana reforma o entendimento anterior do TRF-1 e foi tomada em recurso movido pelo Ministério Público Federal (MPF).

Impactos

Desde 2014, o Ministério Público Federal denuncia indícios da presença de agrotóxicos no cultivo de dendê na região amazônica. Na ação, o MPF afirma que o uso das substâncias “provoca sérios danos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde dos indígenas Tembé”.

POLÍTICA

Escola

Financiada por grandes empresários, a Escola de Formação Política RenovaBR, que tem a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) entre as alunas mais famosas, elegeu duas deputadas estaduais nas eleições deste ano na Região Norte. Uma delas é a paraense e advogada Paula Titan (MDB). Paula conquistou a vaga na Assembleia Legislativa do Pará com 61.219 votos. Outra ex-aluna do movimento eleita no Norte foi a médica Michelle Melo (PDT) que teve 5.990 votos. As duas participaram da turma de 2019 e 2020 da instituição. 


Empoucas linhas 

 

► Os chefes do Poder Executivo nacional, estadual e federal enviaram a O LIBERAL, como é tradição, mensagens ao povo paraense por mais uma edição do Círio de Nazaré. Além de publicados no jornal impresso, os textos também estão disponíveis em OLiberal.com e nas redes sociais.

► O quarto e último fascículo da série especial sobre o Círio de Nazaré está, devidamente, encartado na tradicional edição dupla de O LIBERAL deste sábado e domingo.

► Por um erro, pelo qual pedimos desculpas, foi divulgado que o fascículo circularia ontem.

 A série tem apoio da Vale e patrocínio da Equatorial, Casas Bahia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará.

► Esta edição de O LIBERAL sai com as datas de sábado (8 de outubro) e domingo (9 de outubro) e chega mais cedo às mãos dos leitores para que os profissionais do Grupo Liberal também possam aproveitar o “Natal dos Paraenses” com os seus familiares.

► Ao longo das últimas semanas, as equipes de reportagem produziram conteúdos especiais sobre a maior festa religiosa do Pará reunidos nesta edição que traz 164 páginas.

Com percurso de 3,7 quilômetros a Trasladação, que faz o sentido inverso da Grande Romaria (do bairro de Nazaré para a Cidade Velha), guarda uma curiosidade.

Diferentemente da Grande Romaria deste domingo, a Trasladação da noite de sábado é formada apenas pela berlinda, sem qualquer outro carro.  

 A Diretoria da Festa de Nazaré estima que, neste ano, a Trasladação seja concluída às 23h30.

Para a noite deste sábado, a decoração da berlinda ficou a cargo de Vando Nascimento.

Desejamos um Círio de paz e união a todos os nossos leitores. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!