CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Lamento profundamente não mandar representante, não comparecer'

Foi o que disse, ontem, o vice-presidente Hamilton Mourão ao criticar a ausência de representante do Ministério do Meio Ambiente na quinta reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal

Repórter 70

Anote na agenda
Vai de 2 a 11 de junho o período de matrículas dos aprovados no vestibular da Universidade do Estado do Pará.

Renda mínima
A Câmara Federal aprovou, ontem à noite, a medida provisória do novo mínimo de R$ 1.100. Agora, o texto vai para o Senado.

image Hamilton Mourão (J. Bosco)

"Lamento profundamente não mandar representante, não comparecer, muito menos dar qualquer tipo de desculpa... Da forma como eu fui formado, eu considero isso falta de educação.”

Foi o que disse, ontem, o vice-presidente Hamilton Mourão ao criticar a ausência de representante do Ministério do Meio Ambiente na quinta reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

CPI DA COVID

Marketing

Além do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Wtizel e dos governadores de nove Estados, incluindo o do Pará, Helder Barbalho; a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura ações e omissões do poder público no enfrentamento à covid-19 decidiu também reconvocar o ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello e seu ex-marqueteiro, o paraense Marcos Eraldo Arnoud Marques, conhecido como “Marquinhos Show”.

Desafeto

“Marquinhos” era um dos assessores mais próximos de Pazuello e tinha entre os desafetos no Planalto o ex-titular da Secretaria Especial de Comunicação Fabio Wajngarten, que prestou depoimento na semana passada. Em entrevista à revista “Veja”, Wajngarten acusou “Marquinhos” de vazar informações contra o governo para a imprensa. Em uma rede social, o paraense rebateu acusando o ex-secretário de dar ordens para discriminar veículos de imprensa. 

CÍRIO 2021

Cartaz

Uma pista de que deve haver romarias durante a Festa de Nazaré deste ano são as mudanças na apresentação do cartaz do Círio 2021, programado para a próxima segunda-feira, 31. Diferentemente do ano passado, em que a presença do público foi suspensa por conta da pandemia, o evento de segunda-feira voltará a ter a presença dos fiéis dentro da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, com adoção das medidas de prevenção ao novo coronavírus.

FARINHA

Aumento

A farinha, um dos produtos mais consumidos pelos paraenses, teve reajuste superior ao da inflação. A alta acumulada no último ano alcançou 16,67% contra uma inflação oficial de 7,59% no mesmo período. O preço médio do quilo da farinha nas feiras de Belém está em R$ 7.

BASE

Fissura

Cinco meses após tomar posse, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSol), vai enfrentar a primeira crise com sua base aliada na Câmara de Vereadores. O motivo é o projeto de lei que altera o percentual da contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais. Hoje, eles contribuem com 11%. O projeto aumenta a alíquota para 14% e faz parte das medidas para que o município atenda a reforma previdenciária aprovada pelo governo federal e pelo Estado.
 
Reação

Ontem, a deputada federal Vivi Reis (PSol), que era suplente de Edmilson, divulgou nota contra o aumento. “No Congresso Nacional, a bancada do PSol, corretamente, votou contra a reforma da Previdência Social e liderou diversas tentativas de obstrução de pauta para dificultar a aprovação do projeto. Se o governo não recuar deste caminho, e eu apelo para a capacidade negocial dos setores da prefeitura envolvidos no processo, não restará alternativa se não o enfrentamento a tal medida, recorrendo aos vereadores do PSol para votarem contra este ataque”, disse.

Reajuste

Em tom mais ameno, o vereador Fernando Carneiro, também do PSol, fez críticas à gestão passada e defendeu um possível aumento de salário para a categoria. “Não há como impor o aumento da alíquota da contribuição previdenciária sem um aumento salarial que compense essa perda”, justificou.

MEDIDAS

Desrespeito

Depois da prefeita de Marituba, Patrícia Mendes (Republicanos), vista em um bar com aglomeração e sem máscara, foi a vez do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ser flagrado desrespeitando as medidas restritivas contra a pandemia de covid-19. Aguiar participou de uma festa de comemoração do programa da rádio Clube do Tapajós. O evento teve ainda a presença do secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Pixica, e do vereador Alexandre Maduro. As fotos do encontro circularam em grupos nas redes sociais, mostrando muitas pessoas nas imagens. Apenas uma usava máscara. As demais aparecem abraçadas, sorridentes e sem o acessório recomendado pelas autoridades de saúde. No ano passado, Aguiar, que é médico, chegou a atuar na linha de frente do atendimento a pacientes com covid-19 em Santarém. Durante a campanha eleitoral, ele contraiu o coronavírus e teve sintomas graves da doença.  

EM POUCAS LINHAS

► A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou o edital do Programa de Fomento a Projetos de Inovação Tecnológica Inovatec Sociobio destinado a estudantes de graduação de todas as unidades acadêmicas da instituição.

► O grupo prioritário é formado por alunos indígenas, quilombolas e também de comunidades tradicionais.

► Todos os discentes de graduação poderão apresentar propostas até o dia 24 de junho.

► Diferentemente da Prefeitura de Ananindeua que definiu, sem os sindicatos, os critérios para a vacinação de professores contra a covid-19, a de Belém desenhou o plano a partir de uma série de encontros com representantes da categoria e dos estabelecimentos particulares de ensino.

► E caberá aos estabelecimentos de ensino fazer a triagem desses profissionais e fornecer uma declaração comprovando as atividades.

► A BioTec-Amazônia e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) vão estreitar parcerias para desenvolvimento de projetos com foco na bioeconomia.

► As duas instituições firmaram o protocolo de intenções para cooperação técnico-científica.

► O Instituto Silvio Meira realizará encontro, no próximo dia 1º, para marcar o aniversário do jurista Zeno Veloso. Será às 19h, com conferências dos professores Eduardo Vera-Cruz e Marianna Chaves. Zeno foi um dos fundadores do instituto.

► O Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Pará alerta que as operadoras de planos odontológicos agora são obrigadas a ter inscrição na entidade de classe do Estado onde atuam.

► O CRO vai identificar as empresas que atuam no Estado sem inscrição. Todas serão notificadas e terão prazo de 30 dias para regularização. Caso não se regularizem, serão denunciadas à Agência Nacional de Saúde.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!