REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Jamais seremos revisores de eleições', afirma o General Paulo Sérgio Nogueira

Ministro da Defesa fez pronunciamento ao participar de audiência no Senado para esclarecer sobre orientações dadas ao TSE pelas Forças Armadas

Repórter 70

Produção de alimentos
Comissão do Senado analisa a revogação da atual Lei dos Agrotóxicos e altera as regras de comercialização desses produtos químicos.

Projeção econômica
Agência de classificação de risco Fitch eleva a perspectiva da nota do Brasil de negativa para estável e prevê queda da dívida bruta.

 

image General Paulo Sérgio Nogueira (J.Bosco)

 

"Jamais seremos revisores de eleições”

GENERAL PAULO SÉRGIO NOGUEIRA, ministro da Defesa, ao participar de audiência no Senado para esclarecer sobre as orientações dadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelas Forças Armadas para as eleições deste ano. Segundo ele, os protagonistas do pleito são o próprio TSE, o “povo brasileiro, a transparência e a segurança”. 

REGIÃO NORTE

ELEITORES

 
Com 12.570.410 eleitores, a região Norte representa 8,03% do eleitorado brasileiro e quase metade dos eleitores do Norte estão no Pará, que nesta eleição soma 6.082.313 de pessoas aptas a votar. Em 2018, eram 5.499.283. Neste ano, no Estado, 88,51% dos votantes serão identificados pelo sistema biométrico. Nos 144 municípios paraenses, serão 19.704 seções eleitorais em 5.371 locais de votação. Belém segue sendo o maior colégio eleitoral do Pará com 1.065.620 de eleitores, dos quais 54% são mulheres.
 
CONVENÇÕES
 
Começa na próxima quarta-feira, 20, o prazo para a realização das convenções partidárias, o que dará início oficial à disputa eleitoral, já que, por enquanto, existem apenas pré-candidatos. No Pará, dois partidos marcaram suas convenções para o primeiro dia, o PL, do presidente da República, Jair Bolsonaro, e o PSC, que também vai anunciar apoio à reeleição do chefe da Nação.

CRIANÇAS

VACINAÇÃO 

Começa hoje, em Belém, a vacinação de crianças com idade entre 3 e 5 anos contra a covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde informou que mais de 30 mil meninos e meninas nessa faixa etária devem ser vacinadas na capital e que o município tem doses suficientes para atender à demanda. O atendimento a esse público será feito apenas nas Unidades Básicas de Saúde. Para os demais, a vacinação continua sendo nos 57 locais, incluindo dois shopping centers. Nas crianças será aplicada a Coronavac, conforme autorizado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira. 

MARAJÓ

SAMBA

 
Criador do búfalo-bumbá na cidade de Salvaterra, na Ilha do Marajó, o repentista, cantor de carimbó e compositor de sambas Mestre Damasceno será homenageado no Carnaval 2023 pela Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do Rio.

“MOGANGUEIRO”

O anúncio foi feito nas redes sociais da agremiação. O enredo “Mogangueiro da cara preta” vai misturar a história do búfalo, da Índia ao Marajó, com as manifestações artísticas. A carnavalesca Rosa Magalhães, a mais premiada do Carnaval carioca, será uma das responsáveis pelo enredo.  

PRAIA

SUJEIRA
 
Mais uma vez os veranistas que foram a Salinópolis neste fim de semana promoveram o triste espetáculo do descaso com o meio ambiente. Na manhã de sábado, a praia do Atalaia, uma das bonitas e badaladas do Estado, amanheceu tomada pelo lixo. Copos e garrafas plásticas podiam ser vistos em quase toda a extensão de areia.

RECORRÊNCIA

O mesmo se repetiu no domingo, revelando que para muita gente, o simples fato de guardar o lixo para descartar no local correto ainda é tarefa difícil. Perdem os próprios banhistas, perde o Estado, já que as imagens viralizaram nas redes e afastam visitantes, e perde o meio ambiente.    

VEÍCULOS

RECUPERAÇÃO
 
O mercado brasileiro de compra e venda de automóveis começa a demonstrar sinais de recuperação, segundo pesquisa elaborada por plataforma digital de comercialização de veículos. O levantamento apontou que apenas 28% das pessoas que planejavam comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses desistiram do negócio. Na pesquisa anterior, 32% dos entrevistados indicaram ter desistido do processo.
 
PREÇOS
 
Entre os que desistiram da compra ou troca do automóvel neste ano, o aumento dos preços foi a causa indicada por 43% e a espera por melhores condições de pagamento foi pontuada como a terceira principal razão para o adiamento da compra. O levantamento foi realizado entre 29 de março e 5 de abril deste ano e considerou o público que comprou ou anunciou um veículo no último ano ou que tem a intenção de comprar ou vender nos próximos 12 meses.

Em Poucas Linhas

► O pré-candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva deve mesmo ter agenda em Belém somente em agosto e não mais no dia 29 de julho, como chegou a ser cogitado. A data fechada do mês ainda está em discussão. Lideranças locais da legenda, como o pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores, Beto Faro, seguem trabalhando para a agenda do presidenciável em Belém. 

►  Representantes do parlamento europeu desembarcaram na semana passada no Brasil para levantar informações sobre meio ambiente e defesa dos direitos humanos no País. A comitiva foi formada pela alemã Anna Cavazzini, vice-presidente da delegação do parlamento europeu para as relações com o Brasil e negociadora do Partido Verde sobre o acordo comercial com o Mercosul. Os  franceses Claude Gruffat, membro da delegação para relações com o Mercosul; e Michèle Rivasi, especialista em saúde ambiental, também compõem a comitiva. Na agenda, encontros com comunidades da Amazônia, ONGs e pesquisadores.

► Moradores dos bairros de Nazaré e Umarizal ficaram sem água na tarde de ontem. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que a interrupção foi necessária para obras de substituição da rede de abastecimento. A previsão é de que até o meio-dia de hoje o serviço esteja restabelecido. 

► As chuvas fortes que têm caído aos finais de tarde na Região Metropolitana de Belém vão continuar até o final de julho, segundo previsão da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Previsão de chuva bem acima da média, no mesmo período, também para o nordeste paraense, litoral, Ilha do Marajó e Baixo Amazonas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!