Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Já medicado. Desejamos pronta recuperação', declarou Bolsonaro sobre covid de Pedro Guimarães

O presidente da caixa testou positivo para o vírus

Repórter 70

Digitalização no TJPA
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará tem 60% do acervo em meio digital, com mais de 150 mil processos digitalizados.

Combate à covid-19
O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em pesquisa feita pelas empresas GSK e Kantar.

(J.Bosco)

"Já medicado. Desejamos pronta recuperação”

JAIR BOLSONARO, ao divulgar, em uma rede social, que o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foi diagnosticado com covid-19. Na postagem, o presidente da República observou que o executivo do banco já havia tomado as duas doses da vacina da Pfizer.

URINA PRETA

SUSPEITAS

O Estado do Pará registrava, até o início da noite de ontem, 13 casos suspeitos da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”. Até o momento, contudo, nenhum caso foi confirmado e um está descartado. Neste último, os sintomas foram causados pela leptospirose. A doença é causada por uma toxina encontrada em determinados peixes e crustáceos. A síndrome causa a morte de células musculares e afeta o funcionamento dos rins.

JURUTI

Os últimos casos suspeitos foram registrados em Juruti, no Baixo Amazonas. No sábado, a Secretaria Municipal de Saúde do município paraense divulgou que havia  identificado três casos de possíveis vítimas da doença. Os pacientes são um adolescente de 14 anos, um homem de 36 anos e uma pessoa de 79 anos. Os doentes estão internados no Hospital Municipal de Juruti e o quadro deles é estável.

MUNICÍPIOS

Do total de casos suspeitos, seis foram registrados em Santarém e três em Juruti. Também há casos sob investigação em  Trairão e Almeirim. Os pacientes tiveram material coletado e encaminhado para laboratório de referência. Não há previsão de resultado.

DICAPRIO

FRISSON

Grande ativista da defesa do meio ambiente, o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio causou frisson ontem, nas redes sociais, ao interagir com três governadores da Amazônia brasileira, entre eles o do Pará, Helder Barbalho. O ator, ganhador de um Oscar, agradeceu aos governadores pelo compromisso com ações de conservação ambiental. Além de Helder, a mensagem cita os chefes do Executivo do Amapá, Waldez Góes, e do Amazonas, Wilson Lima.    

CITIZEN

Em resposta, Helder afirmou que prioriza a pauta ambiental. “Não se trata apenas de nossa preciosa Amazônia, mas do mundo em que vivemos. Sem tempo a perder”. Os governadores da região já haviam conversado, via redes, com o perfil oficial do grupo Coldplay, um dos principais articuladores do evento Global Citizen Live, realizado no sábado, 25. Um time de astros e estrelas se reuniu para chamar a atenção para as mudanças climáticas. O Global Citizen foi transmitido, via internet, para os seis continentes, e, durante o intervalo dos shows, foi exibida uma mensagem do governador paraense.

PRÉDIOS

RESTAURAÇÃO

A Prefeitura de Belém anunciou que o projeto de recuperação dos prédios que integram o patrimônio municipal vai incluir a sede da Coordenadoria de Políticas e Segurança Alimentar e Nutricional de Belém (Copsan), em São Brás; o antigo prédio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), no Marco; o complexo Espaço Palmeira e o imóvel onde funcionava o Shopping Popular,  esses dois últimos no centro comercial de Belém. Ao todo serão 16 imóveis restaurados e que poderão ser adaptados para novos usos.

BELÉM

SANEAMENTO

A Companhia de Saneamento do Pará marcou para hoje o anúncio da programação de asfaltamento de vias afetadas por obras da nova rede de abastecimento nos bairros de Nazaré, Umarizal, Reduto, Marco, Souza e Curió-Utinga. A Companhia informa que está fazendo a substituição de redes por etapas. O investimento no novo sistema é de R$ 250 milhões para beneficiar mais de 800 mil habitantes da capital. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre do ano que vem.

VACINA

COMPROVAÇÃO

Uma decisão judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina reiterou que empregadores públicos e privados podem exigir atestado de vacinação dos empregados. A sentença foi da desembargadora Denise de Souza Francoski, que suspendeu decisão que autorizava uma professora da rede municipal de ensino a não se vacinar. Na decisão, a magistrada criticou a decisão da primeira instância, baseada em supostas dúvidas sobre a eficácia da vacina. A desembargadora afirmou que compete ao Judiciário a análise de normas de instituições e que não cabe a este avaliar cientificamente os imunizantes.

EM POUCAS LINHAS

Será realizada hoje a cerimônia pelos 203 anos da Polícia Militar do Pará. O governador do Estado, Helder Barbalho, vai participar da solenidade. Durante o evento, 2.889 oficiais e praças receberão a Medalha “Coronel Fontoura”, a mais importante da corporação. Também haverá a promoção de 185 oficiais e 2.704 praças da corporação.

A CPI da Covid ouvirá, nos próximos dias, Márcio Roberto Teixeira Nunes, ex-servidor do Instituto Evandro Chagas, preso preventivamente no ano passado no âmbito da Operação Hospedeiro, que apurou um esquema de desvio de recursos no órgão.

O Sindicato dos Servidores no Fisco Estadual do Pará fará hoje, junto com outras entidades, ato público contra a Reforma Administrativa. O local escolhido foi o aeroporto de Belém. Será às 15h, quando os parlamentares federais do Pará embarcam para Brasília.

O procurador-geral do Estado do Pará, Ricardo Sefer, será um dos palestrantes do XLVII Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal. O evento será em Brasília, de 22 a  25 de novembro. Sefer falará sobre o tema “Lei Kandir e Acordo Federativo”.

A Secretaria de Saúde do Pará informou que ontem o Hospital de Campanha do Hangar estava  atendendo a 18 pacientes, sendo 10 internados em leitos de UTI. No total, 7.329 pacientes já foram atendidos no local. Desses, 339 foram transferidos, 4.935 receberam alta e 2.055 morreram.

Leandro Nascimento, que perdeu esposa e filha no gravíssimo acidente ocorrido na avenida Nazaré, em 25 de agosto, foi recebido com uma homenagem na Igreja Quadrangular, Catedral da Família, que frequentava com a família dele.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!