Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Eu vejo ele hoje como a principal candidatura da terceira via', afirma Mourão sobre Sérgio Moro

O vice-presidente disse que Moro 'tem luz própria' e que o sucesso da eleição depende 'de ele empolgar a massa'

Repórter 70

Habitação e cidadania
O programa “Terra da Gente” vai entregar, hoje, títulos de posse para famílias de baixa renda do Jurunas, em Belém.  

Apoio para agricultura
Agricultores de 22 municípios receberão, hoje, equipamentos comprados pelo governo estadual. A cerimônia será no Porto Futuro.

Hamilton Mourão (J. Bosco)

"Doutor Sergio Moro tem luz própria. Eu vejo ele (sic) hoje como a principal candidatura da chamada terceira via, mas vai depender de ele empolgar a massa.”

A afirmação é do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. O elogio ao ex-ministro da Justiça, considerado um inimigo político do governo federal, foi expressado durante entrevista ao portal UOL em que Mourão comentou a corrida presidencial de 2022.

ADVOGADOS

Eleição

Treze mil advogados paraenses deverão comparecer, hoje, às urnas para escolher os novos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará. Em Belém, pela primeira vez, a votação será concentrada no prédio da Fundação Cultural Tancredo Neves. Para votar, é preciso apresentar documento de identificação com fotografia. As urnas ficarão abertas das 9h às 17h.

Disputa

A chapa de oposição, batizada de “Vamos Mudar a OAB”, é encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo que disputam a presidência e vice-presidência da entidade, respectivamente. Candidatos da atual gestão, Eduardo Imbiriba e Luciana Gluck Paul formam a chapa “OAB Sempre à Frente”.

HOMENAGEM

Data

Foi agendada para a próxima terça-feira, 23, a sessão especial no Senado para comemorar os 75 anos de O LIBERAL. Autor da proposta, o senador Zequinho Marinho (PSC-PA) será o responsável por dirigir os trabalhos. O evento deverá ter transmissão ao vivo pelos veículos do Senado e pelo portal OLiberal.com. No requerimento da sessão, Marinho lembrou que O LIBERAL é o mais antigo jornal em circulação na imprensa paraense. “Ao longo desses 75 anos, cresceu, adquiriu maturidade e potencializou a confiança e credibilidade junto à população”, destaca o senador.  

FEMINICÍDIO

Marajó

Ex-companheiro da pescadora Michelle Gomes, de 27 anos, Maycon Machado Costa foi condenado, ontem, a 24 anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, com agravante de feminicídio. O julgamento, no Fórum da Comarca Municipal de São Sebastião da Boa Vista, foi marcado por protestos do movimento de mulheres, da família e de amigos da vítima, que era mãe de quatro filhos e foi assassinada em 2020.

ELEIÇÕES

Reitor

Esquenta o clima na eleição para a escolha do novo reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Amanhã, a instituição de ensino superior promoverá um debate entre os candidatos. A promoção é da comissão eleitoral. O debate será realizado no auditório “Wilson Fonseca”, na unidade Rondon, da Ufopa, sem a presença de público. A comunidade acadêmica poderá acompanhar o debate entre os candidatos pelo canal oficial da Ufopa no YouTube. A consulta para compor a lista tríplice, a ser enviada para o Ministério da Educação, será feita no próximo dia 26.

COVID-19

Alta

A baixa procura pela vacinação contra a covid-19 no interior do Estado preocupa a diretoria da Sociedade Paraense de Infectologia. Ontem, por exemplo, o secretário municipal de Saúde de Redenção, João Lúcio Borges, gravou um vídeo de alerta citando os 16 casos confirmados da doença somente no dia anterior. No vídeo, João Lúcio pede que as pessoas voltem a cumprir os protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Sudeste

Os dados registrados nos últimos dias pelas equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública também apontam variação com tendência de alta nos casos de covid-19 em outros municípios do sudeste paraense, o que deixa a região em alerta.

EVENTOS

Dúvidas

No Estado do Pará, os promotores de eventos são questionados sobre a legalidade ou não da exigência do atestado de vacina contra a covid-19 para ingresso em espaços para festas, congressos, seminários e outros. O assunto é polêmico. Mas, ontem, os defensores da exigência da vacina contra o coronavírus ganharam um apoio de peso. O Ministério Público Federal (MPF) anunciou que vai exigir a apresentação de comprovante de vacinação para todas as pessoas que quiserem ingressar nos prédios do órgão no Pará.

Normas

A medida adotada pelo MPF deve ter impacto, não apenas sobre o setor público, mas também sobre estabelecimentos e eventos privados. Em nota divulgada ontem, o MPF informou que a comprovação da vacina será exigida do público externo e dos integrantes da equipe. Quem, por algum motivo, não tiver se vacinado, poderá ingressar nas dependências do órgão apenas mediante apresentação do exame RT/PCR feito, no máximo, 72 horas antes.

EM POUCAS LINHAS

► Terminará, amanhã, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Engenharia Urbana da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas. A instituição oferece 30 vagas para turma com aulas, a partir do ano que vem, no campus Marabá.

► O presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Ronan Liberal Jr. (MDB), assumiu, interinamente, a prefeitura. É que o prefeito Nélio Aguiar (DEM) está em viagem oficial para Lisboa, em Portugal, onde participa da primeira missão técnica do projeto “Inovamos Juntos”. A missão é coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios. Ronan assumiu a prefeitura porque o vice-prefeito José Maria Tapajós renunciou ao cargo para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará.

► “Nem te Conto” é o livro de estreia da jornalista Iaci Gomes. Na obra, a autora reimagina cenas do cotidiano com um toque de realismo fantástico em 14 contos com elementos de terror e cenários paraenses. A obra será lançada no próximo dia 25.

► Fundado em 17 de novembro de 1950, o Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor) comemorou, ontem, 71 anos.

► A Prefeitura de Ananindeua vacinará, hoje, com a terceira dose contra a covid-19, pessoas imunossuprimidas com idade acima de 18 anos. O intervalo mínimo na aplicação entre a segunda e terceira doses é de 28 dias. O imunizante estará disponível em oito postos de atendimento. É preciso levar o cartão de vacinação utilizado nas duas primeiras doses.

► Hoje, 129 trabalhadores da feira do bairro do Guamá receberão o segundo lote do “kit feira”. O programa é do governo estadual.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!