CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Eu defendo a vacina e tudo o que alguém diz em nome da ciência', diz Roberto Carlos

Essa foi a resposta dada, ontem, pelo cantor Roberto Carlos a uma das 70 perguntas enviadas por jornalistas do Brasil e do mundo ao “Rei”. Ele completa 80 anos na próxima segunda-feira

Repórter 70

História no ensino do Estado
O Instituto Estadual de Educação do Pará completou 150 anos. Fundado em 13 de abril de 1871, é um dos mais antigos do País.

Hora de roer as unhas
Sairá, hoje pela manhã, o listão dos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará. O clima é de expectativa.

image Roberto Carlos (J. Bosco)

"Eu defendo a vacina e tudo o que alguém diz em nome da ciência.”

Essa foi a resposta dada, ontem, pelo cantor Roberto Carlos a uma das 70 perguntas enviadas por jornalistas do Brasil e do mundo ao “Rei”. Ele completa 80 anos na próxima segunda-feira e divulga a sua agenda de shows para 2022, “se tudo correr bem com o ciclo da vacinação.”

MINERAÇÃO

Balanço

Vai sair do forno um completo estudo sobre os impactos da mineração para o Estado do Pará. O trabalho é conduzido pelo Sindicato dos Auditores e Fiscais da Fazenda Estadual (Sindifisco) com a consultoria técnica da professora e pesquisadora Maria Amélia Enriquez, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão pesquisados os volumes de minério retirados do solo paraense em quase quatro décadas, desde início da operação do projeto “Grande Carajás” assim como os valores faturados pelos responsáveis pela exploração e os impactos para a economia paraense. A intenção é mostrar se houve reais benefícios dos grandes projetos de exploração mineral para a melhoria das condições de vida da população paraense.

DIREITO

Polêmico

Viralizou, nas redes sociais, um vídeo divulgado pela professora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, Márcia Jorge Aliverti, apelando a deputados e senadores que apresentem projeto de lei que garanta a ela o direito de “querer morrer trabalhando”. A professora diz não ter “pendor para ficar dentro de casa, lambendo móveis”; afirma que abre mão da vacina e que está disposta a morrer pelo Brasil. O discurso da professora atraiu poucos apoios e centenas de comentários críticos.  Professores afirmam que o vídeo é ofensivo porque muitos seguem trabalhando nas aulas remotas, projetos de pesquisa e orientação de alunos.

Reação

A Escola de Música da UFPA emitiu nota declarando estar “empenhada em manter todos os cuidados necessários conforme as instruções oriundas da Administração Superior da instituição para que as atividades ocorram sempre da forma mais segura possível e com o menor prejuízo para a saúde e para as atividades acadêmicas”.

Medidas

Sem citar a professora, a direção da Escola de Música reafirma posicionamento “a favor daquilo que a ciência tem apresentado de maneira objetiva” e diz que não deixará de defender a vacinação ampla e rápida, as medidas de distanciamento social, o uso de máscaras adequadas, a constante lavagem das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel, a proibição de aglomerações e o desenvolvimento de atividades remotas enquanto for necessário.

BARCARENA

Auxílio

Mais um município paraense passará a ter auxílio financeiro para famílias atingidas pela pandemia da covid-19. A Câmara Municipal de Barcarena aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o município a pagar três parcelas de R$ 150 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa que foi batizado de “Cuida Barcarena”. O prefeito Renato Ogawa adiantou que vai sancionar o projeto.

URNA

Segurança

Estão abertas as inscrições para o curso “Segurança e credibilidade do processo eleitoral”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. O curso será ministrado pela formadora da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, Juliana de Freitas Dornelas. O evento será realizado nos próximos dias 19 e 20, das 14h às 15h30, no canal oficial do TRE do Pará no YouTube. As inscrições podem ser feitas até amanhã pelo site do TRE. Serão ofertadas 500 vagas voltadas para servidores e magistrados da Justiça Eleitoral.

ELEIÇÕES 2022

Bastidores

Falta mais de um ano para as eleições de 2022, mas os bastidores políticos estão fervendo. O diretório estadual do PSDB, por exemplo, partido que ainda abriga o ex-governador Simão Jatene, tem feito uma série de encontros virtuais para desenhar possíveis cenários para o pleito. Um dos mais prováveis é uma possível aliança dos tucanos com o MDB do governador Helder Barbalho.

Pré-candidatos

Nesse caso, o PSDB apresentaria um nome para disputar uma vaga ao Senado. O escolhido seria o ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro, “se ele ainda estiver no PSDB”, conforme disse uma fonte tucana à coluna. Caso Pioneiro deixe o ninho tucano, o deputado federal Nilson Pinto, atual presidente estadual da legenda, deve ser o indicado.

EM POUCAS LINHAS

► O governador do Pará, Helder  Barbalho, terá encontro, hoje, em Brasília, com o ministro Kassio Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

► A pauta do encontro não foi divulgada, mas o Pará tem dois temas urgentes tramitando no STF. Um é a constitucionalidade da taxa mineral que rende em torno de R$ 540 milhões por ano ao Estado. Outro tema é a liberação das obras da Ferrogrão que vai interligar o município de Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no oeste do Pará.

► Amanhã, quem irá a Brasília é o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Vai se reunir com outros integrantes da Frente Nacional de Prefeitos. Na pauta, os detalhes para compra da vacina russa Sputnik V pelos municípios.        

► Após 38 anos de vida pública, o ex-prefeito de Belém Zenaldo Coutinho anunciou que vai se dedicar ao setor privado.

► Advogado de formação, Zenaldo assumirá um escritório de advocacia na capital. Terá como sócios Danilo Soares, Lucinele Pinho e José Capeloni Jr.

► Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento da Universidade Federal do Pará, o projeto “Mapas Digitais” chegou ao bairro do Icuí, em Ananindeua.

► O projeto consiste no mapeamento detalhado de comércios, escolas, igrejas, praças, vendas populares, hospitais e postos de saúde do bairro que são disponibilizados aos moradores por meio de aplicativo.

► A ação vai atender a todos os bairros que fazem parte do programa TerPaz e reúne profissionais de georreferenciamento, bolsistas selecionados nos próprios bairros, além de ter a colaboração de líderes comunitários.

► O Icuí será o terceiro bairro a passar pelo levantamento, que já foi realizado na Cabanagem (Belém) e Nova União (Marituba).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!