Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Este é um ataque a um adversário político nunca visto antes em nosso país', afirma Donald Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos disse ontem que o FBI 'roubou' seus passaportes

Repórter 70

Somente pela Internet
Começará, hoje, a venda de ingressos para as arquibancadas da Festa de Nazaré. Será através do site da “Lojinha do Círio”.

Bom para o consumidor
O preço do litro do açaí do tipo “popular” continua em queda. Foi de R$ 16 para R$ 14 em alguns pontos de venda da capital.
 

Donald Trump (J. Bosco)

 

"Este é um ataque a um adversário político nunca visto antes em nosso país. Terceiro Mundo!”

Em rede social, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse, ontem, que o FBI “roubou” seus passaportes na semana passada quando invadiu sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida. “Eles roubaram meus três passaportes (um vencido), juntamente com todo o resto”, escreveu ele em sua rede social.

POSSE

MUDANÇA

Entre as novidades da minirreforma eleitoral, uma levou ao aumento dos mandatos de presidente da República e dos governadores que serão eleitos neste ano e está sendo motivo de alívio para equipes de cerimonial em todo o Brasil. Isso porque, diferentemente do que ainda vai ocorrer com os atuais mandatários que farão a transferência do cargo no dia 1º de janeiro de 2023, o novo presidente ficará no cargo até 5 de janeiro de 2027 e os governadores até 6 de janeiro de 2027. A mudança foi feita justamente para evitar a coincidência das posses de presidente e governadores com as festas de fim de ano, o que acaba esvaziando os eventos e gerando dificuldades para os organizadores das cerimônias.

FUNDO

Outra mudança tem impacto sobre as estratégias dos partidos e federações, especialmente no que diz respeito à disputa por cadeiras na Câmara Federal, já que estas servem de base para a distribuição de recursos do fundo eleitoral e do tempo de propaganda gratuita nas emissoras de rádio e TV. Nesse ano, os votos dados às mulheres e pessoas negras serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. A medida valerá até 2030 e tem o objetivo de estimular os partidos a aumentarem as representações feminina e negra no Legislativo. Para ter acesso ao fundo eleitoral, os partidos precisam atingir pelo menos 2% dos votos válidos e onze cadeiras na Câmara.

VIOLÊNCIA

MULHER  

Para atender a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os tribunais de todo o Brasil estão realizando a 21ª edição da “Semana Justiça pela Paz em Casa”. O evento foi criado para conscientizar a sociedade sobre a questão da violência doméstica e é também uma espécie de mutirão judicial para acelerar casos que envolvam, por exemplo, feminicídio ou tentativas de feminicídio.

MEDIDAS

Na última edição da semana, realizada em março deste ano, o CNJ contabilizou seis mil audiências e a concessão de seis mil medidas protetivas em todo o País. O programa faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, criada pelo CNJ em 2018.

RALLY

CONCURSO

Quarenta e dois restaurantes dos municípios de Salinópolis e Paragominas, no nordeste paraense, participam do concurso gastronômico “Sabores dos Sertões”, que vai até o próximo dia 29. O concurso é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com as prefeituras, e tem a coordenação do “Rally dos Sertões”. Os vencedores serão escolhidos pelo público através de votação popular, disponível por meio de QR Code e que pode ser realizada nos próprios estabelecimentos. O resultado da disputa gastronômica será divulgado no dia da chegada do “Rally dos Sertões” nos dois municípios.

BENEFÍCIOS

FAMÍLIAS

A Fundação Papa João XXIII vai realizar neste sábado, 20, o “Dia D” de atualização cadastral das famílias com o Número de Inscrição Social. O serviço estará disponível das 8h às 12h, apenas para cadastrados de 2016 a 2017. O atendimento será feito nos doze Centros de Referência de Assistência Social e Central do Cadastro Único da capital paraense. Segundo dados oficiais, em Belém, cerca de 20 mil famílias estão aptas a fazer a atualização dos cadastros, mas, até o momento, apenas sete mil procuraram os órgãos competentes. A desatualização dos cadastros poderá levar à suspensão dos pagamentos de programas como o Bolsa Família.

CÍRIO 2022

PEREGRINAÇÕES

A Diretoria da Festa de Nazaré marcou para domingo, 21, a 50ª edição do encontro de formação dos dirigentes das peregrinações que antecedem o Círio da “Padroeira dos Paraenses”. A “Manhã de formação de dirigentes de peregrinação” será na sede campestre da Assembleia Paraense, a partir das 8h30. formação será ministrada pelo padre João Paulo Dantas, que é orientador e revisor do “Livro das Peregrinações”, com missa de encerramento presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.

Em Poucas Linhas

► Advogado e presidente da Assembleia Paraense, Paulo Storino recebeu a Ordem do Mérito Advocatício, maior honraria concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará. A entrega foi feita durante cerimônia realizada na última sexta-feira, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

► De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, um em cada sete eleitores brasileiros aptos a votar neste ano não é obrigado a comparecer às urnas. O voto é facultativo para analfabetos, jovens com idade entre 16 e 17 anos e pessoas com 70 anos de idade ou mais.

► Não foram divulgados números, mas os donos de restaurantes da capital paraense apontam que o movimento de consumidores no último domingo, Dia dos Pais, ficou abaixo do esperado pelo setor. A maioria dos restaurantes não registrou filas de espera por mesas. A explicação pode estar no feriado estadual de 15 de Agosto, que facilitou a comemoração da data em homenagem aos pais longe da capital paraense.

► Em vários bairros de Belém, o fornecimento de energia elétrica registra oscilações há mais de 24 horas. Além dos transtornos, muitos consumidores reclamam também da falta de informações por parte da Equatorial/ Celpa. No contato com a empresa para registrar reclamação, apenas atendimento automático e sem informação de quando serviço seria normalizado.

► Passa bem a mulher que teve bebê, ontem, em uma lancha que faz a linha entre o Porto de Camará, no Marajó, e Belém. O parto foi auxiliado por um passageiro que se identificou como soldado do Corpo de Bombeiros. Ao desembarcarem na capital, mãe e filho foram encaminhados para o hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!