Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Essa semana vai ser um jogo pesado com a Petrobras', afirma Bolsonaro sobre preço dos combustíveis

Presidente disse saber, de forma extraoficial, que a empresa fará um novo reajuste

Repórter 70

Fim de um ciclo
Um culto ecumênico vai marcar, amanhã, o encerramento das atividades do Hospital de Campanha de Santarém.

Perigo no trânsito
Hoje é feriado e todo cuidado é pouco para quem for pegar a estrada para aproveitar a folga nos balneários.

Presidente Jair Bolsonaro (J. Bosco)

"Essa semana vai ser um jogo pesado com a Petrobras.”

Foi o que disse, ontem, o presidente Jair Bolsonaro em meio a temores no mercado de ingerência política na Petrobras. Ele disse saber, de forma extraoficial, que a empresa fará um novo reajuste nos preços dos combustíveis dentro de 20 dias. “Isso não pode acontecer”, reagiu.

CLIMA

Agenda

Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), assinou portaria nomeando o governador do Pará, Helder Barbalho, como representante da entidade durante os eventos da 26a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP 26, que foi aberta, ontem, em Glasgow, na Escócia (Reino Unido). Helder embarcará amanhã à noite para a Europa e o primeiro evento da agenda oficial será um encontro, durante uma jantar, com os representantes da Coalizão Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal (Leaf), entidade criada durante a realização da Cúpula do Clima de Líderes, em abril do ano passado.

Financiamento

A Leaf reúne os governos da Noruega, Reino Unido e Estados Unidos, além de gigantes como Amazon, AirBnb, e Unilever. Durante o jantar, a Leaf vai anunciar a obtenção de recursos de mais de US$ 1 bilhão para financiamentos de projetos que tenham como objetivo a proteção das florestas tropicais. O enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry - que já esteve no Brasil em encontro com governadores da Amazônia - é um dos anfitriões do evento.

Príncipe

Outro ponto importante da agenda será um encontro com o príncipe Charles. O encontro com governadores da Amazônia foi iniciativa do herdeiro da coroa britânica que, segundo informações extraoficiais, estaria mobilizando também um grupo de possíveis investidores interessados em uso sustentável e regeneração de florestas, além de empresas das áreas de infraestrutura e energia. O encontro com Charles está agendado para  sexta-feira, às 17h. No sábado, 6, Helder fará discurso no evento batizado de “Dia do Uso da Terra”.

Preocupação

Os brasileiros estão preocupados com as mudanças climáticas e acreditam que o problema coloca em risco toda a humanidade. É o que revela uma pesquisa feita pelo Instituto Idea, em parceria com a revista “Exame”. Segundo o levantamento, 78% dos entrevistados afirmaram estar preocupados com a questão. Para 40% das pessoas ouvidas, a responsabilidade por reduzir o aquecimento global é de toda a população. Outros 30% acham que o responsável deve ser o governo federal e 11% consideram ser compromisso das empresas.

Desconhecimento

Apesar de 66% dos brasileiros afirmarem estar muito preocupados com o meio ambiente e o futuro do planeta, 72% admitem não conhecer as metas estabelecidas pelo país contra as mudanças climáticas. Entre os 28%, que sabem quais são os compromissos do Brasil para contribuir com a redução dos impactos ambientais, 44% dizem que é a redução do efeito estufa; 26%, a preservação da Amazônia; e 14% acreditam ser a conscientização sobre o aquecimento global.

EDMILSON

Surpresa

A decisão dos médicos de antecipar a alta do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, de terça-feira, 2, para domingo, 31, surpreendeu até mesmo os familiares. A medida foi tomada porque todos os indicadores clínicos apontaram sensível melhora do quadro nos últimos dias, o que permite a continuidade do tratamento em casa. Ontem à tarde, Edmilson fez sessões de fisioterapia pulmonar. Os índices de saturação e outros sinais clínicos como a pressão seguem normais. “Surpreendente” foi como os médicos classificaram a recuperação de Edmilson após passar por dois procedimentos cirúrgicos, um deles, a drenagem de sangue nos pulmões.     

VOOS

Retorno

Após mais de um ano parado pela pandemia da covid-19, o voo Lisboa-Belém-Lisboa retornou sua operação, ontem. O voo saiu de Belém com 94% de ocupação, percentual avaliado como excepcional pela administração do Aeroporto Internacional de Val-de-Cães. Embora o voo tenha saído de Belém às 23h30, a movimentação dos passageiros e familiares começou no início da noite, e havia viajantes de Estados como Maranhão e Tocantins. A retomada dos voos inicia com duas frequências, aos domingos e quartas-feiras. Mas, a ligação de Belém com Lisboa disponibiliza, além da Europa, mais de 50 destinos, que incluem Estados Unidos e África.

EM POUCAS LINHAS

► Terminará hoje, com mais de 1,3 mil agentes envolvidos, a operação “Finados 2021”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. Dentro dessa operação está ocorrendo também o programa “Praia limpa, praia linda” no município de Salinópolis e na Ilha de Mosqueiro.  A ação envolve as secretarias estaduais de Meio Ambiente, Esporte e Lazer e de Turismo.

► A Hidrovias do Brasil comprou um simulador de manobras para treinamento da tripulação das embarcações da companhia, que navegam nos rios amazônicos transportando commodities. O equipamento permite a reprodução fiel da cabine de comando dos empurradores da empresa e possibilitará a simulação de manobras na região, inclusive na rota estratégica de Miritituba a Barcarena e de Porto Velho a Barcarena.

► Nesta quinta-feira, 4, será comemorado o “Dia da Favela”. Em Belém, a Central Única das Favelas (Cufa) vai realizar evento esportivo no bairro do Paar, no município de Ananindeua. Haverá também oficina de grafitagem nos muros da sede da Cufa e a exibição de documentários.

► A Prefeitura de Ananindeua prosseguirá, até hoje, com o mutirão de vacinação contra a covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde definiu intensificar a aplicação da segunda dose da Pfizer, por ter muitos lotes do imunizante com o prazo de validade quase no fim. Até hoje, o município mantém a parceria com cinco redes de supermercados como pontos de vacinação contra a covid-19. Nesses pontos, a Secretaria Municipal de Saúde abriu a vacinação com as primeiras e segundas doses para adolescentes com 12 anos de idade ou mais que tenham o intervalo mínimo de 28 dias após a primeira dose. O horário de atendimento para a vacinação será das 8h às 13h30 por causa do feriado do Dia de Finados.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!