CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Empreendedorismo é saída para abusos contra mulheres', destaca Daniella, presidente da Caixa

Única executiva à frente de um grande banco brasileiro, Daniella Marques diz que o 'sistema financeiro negligencia a mulher como detentora do poder de consumo'

Repórter 70

Festa da Independência
Fechado desde 2013 para restauração, o Museu do Ipiranga vai reabrir ao público no próximo dia 8 de setembro.

Floresta do Brasil
Indígenas fizeram ontem, em São Paulo,  ato em defesa da região amazônica, pelo Dia da Amazônia, festejado hoje.

 

image Daniella Marques (J.Bosco)


"Empreendedorismo  é saída para abusos contra mulheres”

DANIELLA MARQUES, única executiva à frente de um grande banco brasileiro, presidente da Caixa diz que “sistema financeiro negligencia a mulher como detentora do poder de consumo”. Há apenas dois meses no cargo, ela assumiu o posto em meio a uma crise provocada pelas denúncias de assédio sexual e moral feitas contra seu antecessor, Pedro Guimarães.

CÍRIO

Estruturas
 
A Prefeitura de Belém vai apresentar, hoje, as orientações sobre a aprovação de instalação de palcos e outras estruturas que serão montadas nos dias 8 e 9 de outubro, respectivamente, para a Trasladação e a grande procissão do Círio de Nazaré 2022.

Regras

Na apresentação, marcada para às 14 horas no auditório Dom Vicente Zico, localizado no Centro Social de Nazaré, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) vai detalhar as regras para a instalação desses equipamentos, tanto para quem deseja prestar homenagens à padroeira dos paraenses, quanto para as empresas que instalam esses equipamentos no percurso das grandes procissões do Círio deste ano, que retorna ao formato presencial após dois anos online.

PETRÓLEO

Exploração
 
Oportunidade aguardada de longos anos e muita expectativa, as notícias mais recentes que dão conta do planejamento para iniciar as pesquisas que comprovem a viabilidade econômica, qualidade do tipo de petróleo e gás e o dimensionamento das reservas desses ativos na chamada “Foz do Amazonas”, na costa do Pará e Amapá, começam a trazer eventos focados nessa estratégica área. O primeiro está programado para o próximo dia 20, em Belém, para mostrar o atual cenário sobre de petróleo e gás no Norte do Brasil, e alertar as empresas paraenses que comecem a se preparar para os desafios e oportunidades que exigem conhecimentos em uma longa cadeia de produtos e serviços, no mar e em terra.
 
Poços
 
Na chamada zona do Pré-Sal da Amazônia, na foz do rio Amazonas, no Oiapoque, Estado do Amapá, a Petrobras garantiu recentemente que as perfurações dos novos poços de petróleo já começam em outubro próximo, na região do Oiapoque.

Expansão

E, seguirão ao longo do litoral até o Estado do Rio Grande do Norte, com um investimento inicial previsto de US$ 2 bilhões nesse período. Nos próximos quatro anos, até 2026, segundo a companhia, estão previstas as perfurações de 14 poços de petróleo e gás natural nessa região do Pré-Sal da Amazônia.

AMAZÔNIA CHECK

Repercussão
 
Tem ganhado destaque a iniciativa do Grupo Liberal de checar as informações sobre a Amazônia nas declarações dos candidatos à Presidência da República, o projeto “Amazônia Check” é pioneiro no país e tem o apoio do YouTube Brasil e do ICFJ (International Center for Journalists).
 
Webinar
 
Inclusive, o Grupo Liberal foi convidado esta semana a participar de um webinar sobre o conteúdo, que será realizado na segunda quinzena de setembro e será divulgado em comunidade internacional de jornalistas, com mais de mil profissionais como membros. Para conhecer o que já foi publicado, basta acessar oliberal.com/eleicoes/amazonia-check. No webinar, O LIBERAL irá destacar também o projeto bilíngue e multiplataformas do Liberal Amazon, que leva ao mundo maior conhecimento sobre a região.

NOTÁRIOS

Ranking 

A Associação Brasileira dos Notários e Registradores (Anoreg) publicou seu “Ranking Nacional de Qualidade dos Cartórios 2022”, que reconheceu os melhores cartórios do Brasil. No ranking, a primeira colocação das regiões Norte e Nordeste do Brasil ficou para o Estado do Pará, com o Cartório do 3º Registro de Imóveis em Belém, que também ficou como terceiro colocado na classificação nacional da Anoreg Brasil.

Avaliação

A Anoreg Brasil faz o reconhecimento a partir da avaliação de requisitos como qualidade no atendimento, na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. O cartório eleito é um dos mais jovens do Pará, com 4 anos de funcionamento, cobrindo áreas dos bairros do Parque Verde até o distrito de Icoaraci.

Em Poucas Linhas

► O Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realiza, hoje, pelo Dia da Amazônia, uma reunião com os grupos de trabalho sobre desmatamento das regiões do Xingu e Tapajós, além de representantes do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Na pauta, coordenado pela promotora de justiça Albely Miranda Lobato, está a problemática do desmatamento no Pará, e proposição de alternativas de atuação de combate a esses ilícitos.
 
► O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou que este ano prepara um efetivo 70% maior que o do ano passado para o 7 de Setembro, para atuar na proteção dos seus prédios e entorno. Também está no planejamento, pela primeira vez, uma barreira antidrone, com sensores que detectam o equipamento. A justificativa da Corte é que, além da celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, a polarização das eleições no País preocupa, pelo alto risco de invasão ao STF. Também por segurança, não será informada a agenda dos ministros e cada conta um contará com escolta de agentes da Polícia Judicial treinados para adoção de protocolos em diversos cenários possíveis. No Pará, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) ficou de divulgar hoje as ações de segurança para prevenir possíveis incidentes nas manifestações do 7 de Setembro.

► Os familiares e pacientes de esclerose múltipla denunciam, e pedem apoio aos vereadores na Câmara Municipal de Belém, contra a irregularidade no fornecimento de medicamentos de uso contínuo para esclerose múltipla, sob a responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A doença inflamatória autoimune que afeta o sistema nervoso não pode sofrer falha no tratamento, sob risco de agravamento dos sintomas. Uma sessão especial sobre o tema foi realizada no último dia 30, requerida pela vereadora Lívia Duarte (PSOL).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!