Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Eles fotografaram todas as minhas tatuagens', relatou Anitta à revista GQ sobre sua estátua de cera

A estátua da cantora foi inaugurada ontem no Museu Madame Tussauds, em Nova York

Repórter 70

Conscientização ambiental
Será aberta, hoje à noite, no Porto Futuro, a programação da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Governo do Pará.

No ritmo de junho
Hoje e amanhã tem atrações juninas dentro do projeto cultural “Na Praça com Maria”. Sempre às 17h, na Praça Santuário.

 

Anitta (J. Bosco)

 

"Eles fotografaram todas as minhas tatuagens.”

Foi o que afirmou, ontem, a cantora Anitta ao site da revista GQ após a inauguração da sua estátua de cera que está exposta no Museu Madame Tussauds, em Nova York. Anitta tem mais de 15 tatuagens espalhadas pelo corpo.

AVIAÇÃO

Destacamento

O Comando Militar do Norte se prepara para inaugurar, ainda neste semestre, um Destacamento de Aviação do Exército em Belém. A nova unidade vai somar esforços na aviação da Região Norte, que hoje abriga o 4º Batalhão de Aviação do Exército em Manaus (AM). Nesta semana, uma comitiva do Comando de Aviação do Exército visitou as futuras instalações do destacamento, instalado na Base Aérea de Belém. As obras do Hangar R-99, destinado ao comando, já estão na fase de conclusão.

MATRIZ

Reforma

Matriz do município de Vigia de Nazaré, a Igreja da Mãe de Deus, construída no século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, será fechada, a partir deste mês, para reformas. O anúncio foi feito ontem pelo bispo de Castanhal, dom Carlos Verzeletti, após reunião com o arquiteto Aurélio Meira e com o vigário do templo, padre José Charles Teixeira. No dia 27 deste mês, será celebrada a última missa, antes que o canteiro de obras comece a ser montado, no início de julho. Dom Carlos confirmou que, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o governo já transferiu cerca de R$ 4 milhões para que a própria Diocese de Castanhal execute a reforma. A previsão é de que a obra seja concluída em doze meses.

 ADVOGADOS

Suspeitos  

A Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA) informou que, até a noite de ontem, não havia sido notificada sobre a prisão de dois advogados supostamente envolvidos em um plano para assassinar o ex-titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Jarbas Vasconcelos. Em nota enviada à Redação do Grupo Liberal, a OAB-PA ressaltou que defende a apuração rigorosa dos fatos, mas que ainda não teve acesso a indícios de autoria e de materialidade a respeito da participação dos advogados no caso.

Mensagens

Os dois advogados foram presos na última quarta-feira durante a operação "Pombo", deflagrada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Pará com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional do Estado. Os dois advogados seriam “mensageiros” entre os integrantes do crime organizado custodiados no sistema penitenciário paraense e líderes de facções criminosas que estão fora dos presídios. “Caso seja comprovado o envolvimento dos dois advogados, a OAB-PA adotará todos os procedimentos disciplinares cabíveis no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina e Conselho Seccional”.

AÇÃO

Milionária

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará moveu ação contra o empresário Ezequiel Castanha, apontado como um dos  maiores desmatadores da Amazônia, pedindo que ele seja condenado a pagar multa de R$ 500 milhões para reparação dos danos causados ao meio ambiente. Castanha vem sendo investigado há dez anos. Em 2012, foi o principal alvo da operação "Castanheira", deflagrada pela Polícia Federal, Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Receita Federal e MPF. No mesmo ano, foi denunciado pelo MPF à Justiça.

Acusações

No final de 2019, o empresário foi condenado à pena restritiva de direito e pagamento de multa por degradação de floresta em terras de domínio público sem autorização do órgão competente. O MPF, no entanto, insiste na necessidade de punição por crimes como invasão de terras públicas, desmatamento em unidades de conservação, furto de bens da União, falsidade ideológica, entre outros.  

TERREIROS

Isenção

O advogado Hugo Mercês, especialista em direito antidiscriminatório, ingressou com ação na Justiça pedindo que o Estado devolva, aos templos religiosos, os valores dos impostos recolhidos de forma irregular, uma vez que essas entidades têm, por lei, direito à imunidade tributária. A ação tem como alvo os terreiros das religiões de matriz africana, os que têm mais dificuldade de acesso à imunidade. Também nesta semana, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) apresentou emenda à Lei Orgânica do Município para regulamentar a isenção fiscal para os templos religiosos na capital paraense. Paralelamente, a Ordem dos Advogados do Brasil no Pará realizou audiência pública para discutir um projeto de regulamentação das casas de terreiro, por conta da dificuldade desses espaços receberem a isenção tributária.

Em Poucas Linhas

► O município de Santarém, um dos principais destinos turísticos do Pará, vai ganhar um curso de gastronomia. A iniciativa é resultado de parceria entre a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Prefeitura de Santarém. Serão ofertadas 50 vagas e o acesso se dará por meio do processo seletivo da Uepa, o Prosel. As aulas começarão em 2023.

► A Comissão de Seguridade da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, o projeto de lei que regulamenta a profissão de técnico em nutrição e dietética. A versão aprovada foi um substitutivo do deputado federal Eduardo Costa (PSD-PA). O projeto, de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), segue agora para apreciação das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Finanças e Tributação, além da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

► Ficará exposta para visitação, no Fórum Landi, a maquete do centro histórico de Belém. A maquete tem 35 metros quadrados, retrata os bairros da Campina e Cidade Velha e mostra pontos que são referências, como o Mercado de Ferro, o Forte do Presépio, a Praça do Relógio, a Igreja da Sé e a Casa das Onze Janelas. A exposição fará parte da 40ª edição do projeto “Circular Belém”, que reunirá mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais situados no bairro da Campina.

► O Ministério Público Federal enviou ofício à Diretoria de Promoção do Desenvolvimento Sustentável, em Brasília, cobrando medidas urgentes para garantir água e alimentos para as aldeias que ficam na área de influência do rio Mapuera. Há cinco dias, um deslizamento de terras afetou a qualidade da água que era consumida pelas populações indígenas.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!