CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'É uma conquista extraordinária. Vamos dar o máximo, mas vamos também aproveitar isso'

Lionel Messi, o craque capitão da seleção da Argentina, ao comentar a alegria enorme do time e do país pela chegada à final da Copa do Catar, após a vitória sobre a Croácia, nas semifinais

Repórter 70

Cimento ecológico
Pesquisa do Laboratório de Engenharia Civil da UFPA criou um tipo de cimento feito de restos como os de caroço de açaí.

Torcidas fortes
Os paraenses assistem à final da Copa do Mundo hoje em clima de Re-Pa. O motivo: as cores dos uniformes da França e Argentina.

image Messi (J.Bosco)

"É uma conquista extraordinária. Vamos dar o máximo, mas vamos também aproveitar isso, que é grandioso”

 

Lionel Messi, o craque capitão da seleção da Argentina, ao comentar a alegria enorme do time e do país pela chegada à final da Copa do Catar, após a vitória sobre a Croácia, nas semifinais. “É uma loucura o apoio dos torcedores desde o início do torneio. Temos que desfrutar”, diz Messi.

SECRETÁRIO

LETARGIA
 
O titular da  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’de Almeida, atrapalha a exploração pela Petrobras e tantos outros projetos para o desenvolvimento do Pará. A secretaria tem de ter todo o zelo com a questão ambiental, porém a lentidão e a letargia do secretário é algo incomensurável. Até uma tartaruga é mais rápida. Levando à paralisia do órgão, ele mesmo pode ser enquadrado no crime de prevaricação. A sorte do Pará é que o corpo técnico da Semas é excelente, e é só por isso que ela está em funcionamento. Já no gabinete do secretário, só quem trabalha é o ar condicionado.

OBRAS

PARALISAÇÃO
 
Relatório da equipe de transição, feito pelo grupo de trabalho que analisou a área de infraestrutura, apontou que o Brasil tem, atualmente, 34 mil obras paradas.  Dessas, 180 estão no Pará. A maioria dos projetos parados é relacionada a redes de abastecimento, construção de creches e quadras desportivas.
 
Recuperação
 
O relatório aponta também um quadro dramático no que diz respeito à infraestrutura de transporte no Estado. Por isso, entre as prioridades para os primeiros 100 dias do novo governo federal estão obras de recuperação de vias. A proposta de emenda constitucional da transição, que também está sendo chamada de PEC do Bolsa Família, prevê recursos de R$ 2,5 bilhões destinados ao Pará.

Transamazônica

Desse total, R$ 1,5 bilhão são para obras na BR-230, a Transamazônica. Está prevista a finalização da ponte que liga Xambioá, no Tocantins, a São Geraldo do Araguaia, no Pará, e também asfaltamento de trechos entre Marabá e Novo Repartimento, e entre Medicilândia e Rurópolis.              

PRIORIDADES
 
O relatório reafirma a importância estratégica de reforço da infraestrutura de transporte na região amazônica, destacando obras como a Ferrogrão, a ferrovia de 933 quilômetros que vai ligar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Pará. A equipe de transição também está sugerindo a elaboração de projeto de construção de uma ponte ligando Itaituba a Mirituba, no oeste do Pará. Hoje, a travessia de caminhões entre as duas cidades é feita por balsas.

BANANA

AGRONEGÓCIO
 
Pesquisa apresentada ontem na reunião de balanço da Fundação Amazônia de Amparo Estudos e Pesquisas (Fapespa) apontou uma surpresa no município de Medicilândia, na região do Xingu, no oeste paraense. Já reconhecido nacionalmente como maior produtor de cacau, o município tornou-se, pelos dados mais recentes, o maior produtor de banana do Estado do Pará.
 
IMPORTÂNCIA

O dado é de extrema importância, diante do fato de que, atualmente, apenas 5% de toda a banana consumida na Região Metropolitana de Belém vem do próprio Pará, sendo fundamental a divulgação dessa produção que agora desponta também como vocação na região do rio Xingu. Ainda de acordo com a Fapespa, parte desse crescimento se deve aos esforços e parcerias da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
 
REBANHO
 
Já na criação de bovinos, o Pará se manteve, neste fim de ano, como detentor do terceiro maior rebanho de gado do Brasil. E a outra boa notícia é que as pesquisas qualitativas apontam que os criadores já sabem que terão de preservar o meio ambiente para conseguir comercializar a carne no exterior.

Tecnologia

Para isso focaram os investimentos em novas tecnologias, como adubação dos pastos, rotatividade e suplementação de forragem, o que permitiu a ampliação da criação de um boi por hectare para até 10 animais nessa mesma área, com abate em 18 meses, contra o tempo de 4 anos de décadas passadas.

Incra

Ex-deputado
 
O ex-deputado federal Zé Geraldo (PT) é um dos cotados para assumir o comando nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

EM POUCAS LINHAS

- Enquanto a crise na saúde de Ananindeua se agrava, com sinalização de greve de médicos e um final de ano difícil para os usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), o prefeito da cidade, Daniel Santos (MDB), segue em viagem particular internacional, ao lado da esposa, a médica Alessandra Haber, deputada federal eleita.
 
- A viagem teve início na semana passada, no último dia 12. Desde então, a administração da cidade segue a cargo do vice-prefeito, Erick Monteiro.
 
- A Arquidiocese de Belém vai ganhar hoje mais uma paróquia.
 
- A nova Paróquia terá como matriz a Ascensão do Senhor e contará com mais oito comunidades: Santo Antônio; Nosso Senhor dos Passos; Nossa Senhora de Nazaré; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e Imaculada Conceição.

- O pároco será o jovem padre Leonardo Monteiro, que também comemora hoje seu primeiro ano de sacerdócio.

- O município de Benevides expandiu a sua produção de mel. Segundo dados da Fundação Amazônia de Amparo Estudos e Pesquisas, o setor de apicultura do município cresceu 308% em dez anos, entre os anos de 2010 e 2020.

- A Organização Social Pró-Saúde anunciou ontem o pagamento do salário proporcional ao mês de novembro e dezembro.

- A OS também anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário, dos profissionais do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Hospital Regional Público da Transamazônica e Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

- A Pró-Saúde ainda tem pendência com prestadores de serviços, que devem receber os valores em atraso em janeiro e fevereiro, após o repasse que deve ser feito pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!