CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'É um crime o que vem acontecendo com esta CPI', desabafa Bolsonaro

Ao sair em defesa do filho, o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ), que se envolveu em um bate-boca com o também senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), na quarta-feira (12), o presidente se aborreceu

Repórter 70
fonte

Saúde jovem
A Sespa incentiva a vacinação de adolescentes contra o HPV, com duas doses para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.

Mais chuvas
Maio será marcado pela transição do período chuvoso para clima seco no Estado, informa o núcleo de meteorologia da Semas.

image Presidente Jair Bolsonaro (J. Bosco)

"É um crime o que vem acontecendo com esta CPI”

JAIR BOLSONARO (sem partido), ao sair em defesa do filho, o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ), que se envolveu em um bate-boca com o também senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), na quarta-feira (12), quando o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten prestava depoimento.

 ATESTADO

COMORBIDADES

A chegada da vacina contra o novo coronavírus para pessoas com menos de 60 anos com doenças pré-existentes que possam agravar o quadro da covid-19, as chamadas comorbidades, fez crescer a pressão sobre os médicos para que emitam laudos para quem não necessariamente preenche os requisitos exigidos para imunização. Vale lembrar que emissão de atestados e laudos falsos é crime de falsidade ideológica, conforme previsto no Código Penal. O profissional fica sujeito a pagamento de multa e prisão de um mês a um ano. Além da ação penal, pode responder a processo no conselho profissional, onde as punições vão de advertência a cassação do registro.  

ALERTA

TERCEIRA ONDA

Análise da Fundação Oswaldo Cruz divulgada ontem jogou um balde de água fria em quem achou que já podia relaxar com os cuidados para prevenção da covid-19. Os dados revelam que uma terceira onda da pandemia pode estar sendo gerada neste momento no País. Segundo a Fiocruz, isso é demonstrado com a interrupção da tendência de queda nos números de novos casos nos Estados do Amapá, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe.

PARÁ

O Pará aparece entre os Estados em que os números seguem tendência de estabilização, ao lado do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. Pesquisador da Fundação, Marcelo Gomes alertou que o momento pede cautela “em relação às medidas de flexibilização das recomendações para redução da transmissão da covid-19”. Segundo ele, a retomada das atividades “de maneira precoce pode levar a um quadro de interrupção da queda ainda em valores muito distantes de um cenário de segurança”.

CABOS

ROUBO

O posto do cartão Passe Fácil, de vale transporte digital e meia passagem de Belém, que funciona no Mercado de São Brás, suspendeu o atendimento ontem por causa do roubo da fiação elétrica que atende o posto. O roubo ocorreu durante a noite, apesar das rondas policiais que atendem o local. Ainda ontem a equipe de manutenção do serviço de iluminação pública começou a trabalhar na recolocação dos cabos, mas só hoje o atendimento deve ser normalizado no local.

COVID-19

PEDIDO

Com a situação da covid-19 mais acentuada no interior paraense, a prefeitura de Goianésia do Pará, na região sudeste do Estado, resolveu pedir socorro ao governo estadual para aquisição de equipamentos hospitalares, além de um tomógrafo, a fim de evitar novas transferências de pacientes, como já ocorreu de lá para Marabá, Tucuruí e até Belém, sendo que alguns desses pacientes foram a óbito.

INSUFICIENTE

Ao secretário adjunto de saúde do Pará, Sipriano Ferraz, o prefeito pastor Davi afirmou que a capacidade de atendimento é pequena na cidade, que registrou, nos últimos dias,  aumento de casos no hospital municipal e na Unidade de Atendimento à Covid, espaço que ampliou de 14 para 20 os leitos para a doença, mas ainda insuficientes diante dos 1.540 casos já confirmados, este ano, no município, quando foram registrados 30 óbitos.

MULHERES

POBREZA

O escalpelamento, tragédia dos rios da Amazônia, que atinge muito mais as crianças e jovens de cabelos longos, deixa um rastro social de pobreza. Levantamento do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT) aponta que 73% das mulheres vítimas desse tipo de acidente não trabalham, mas que 90% delas têm interesse em aprender mais sobre empreendedorismo, e 89% já trabalham por conta própria.

Capacitação

Diante dos números, o Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, em parceria com o Organismo das Nações Unidas Especializado em Infraestrutura (Unops) e Instituto Rede Mulher Empreendedora, vai capacitar, a partir do próximo dia 17, essas mulheres vítimas de escalpelamento para começar ou desenvolver seus próprios negócios.

EM POUCAS LINHAS

► A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira, 13, a antecipação do calendário da segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021.

► O novo calendário tem início no dia 16 de maio, com crédito para os nascidos em janeiro.

► Marcado inicialmente para se encerrar em 8 de julho, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o segundo ciclo agora finaliza no dia 17 de junho.

► Localizada no bairro do Jurunas, a Organização Comunitária de Adesão Social (Ocas), em parceria com o G10 Favelas, vai receber mais de uma tonelada e meia de feijão com arroz neste sábado, 15.

► A ação humanitária emergencial de entrega de alimentos vai beneficiar mais de mil famílias atendidas pelos diversos projetos da ONG.

► A Volta Grande do Xingu, sudoeste do Pará, recebe, a partir desta semana, projeto-piloto de fornecimento de energia limpa e renovável para aldeias indígenas localizadas na área da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

► O projeto “Energia Verde no Xingu” prevê a substituição de geradores movidos a diesel por placas solares instaladas em flutuantes, captando a luz do sol.

► A meta é atender, nesta etapa, cerca de 400 indígenas.

► Está programada para esta sexta-feira a publicação dos nomes que vão compor a  comissão responsável pelo processo licitatório do concurso do Corpo de Bombeiros Militar.

► O concurso é para preencher 405 vagas do curso de formação de Praças Bombeiros Militares Combatentes. O cargo é de nível médio.

► O Ministério Público faz, no próximo dia 18, o evento para debater o funcionamento da rede de proteção de crianças e adolescentes para combate a crimes de abuso sexual.

► O evento será on-line e não é necessário fazer inscrição prévia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!