Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'É um acinte à memória das quase 450 mil vítimas da covid-19 e às suas famílias enlutadas'

A declaração é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que criticou a aglomeração liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, ontem, no Rio de Janeiro

Repórter 70

Dificuldades na vacinação
Pessoas com comorbidades relatam dúvidas, falta de informação e obstáculos para receber a vacina contra a covid-19 em diferentes Estados.

UTI em Belém
A capital paraense atingiu ontem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI dos últimos meses: 26,53%.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) (J. Bosco)

"É um acinte à memória das quase 450 mil vítimas da covid-19 e às suas famílias enlutadas”.

A declaração é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que criticou a aglomeração liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, ontem, no Rio de Janeiro.

VACINA

INÍCIO

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém anunciou para o sábado, 29, o início da vacinação contra a covid-19 dos professores. Os critérios, contudo, não foram divulgados. Ainda há dúvidas, por exemplo, se os docentes serão atendidos por faixa etária ou por tipo de atividade que desenvolvem. A inclusão de profissionais de educação entre as prioridades para receberem a vacina tem gerado polêmica. Há dúvidas sobre a retomada das aulas, já que o tema divide os pais. Muitos preferem esperar que mais grupos estejam vacinados para que haja retorno das atividades presenciais.

PREFEITA

DANÇA

Circula nas redes sociais vídeo no qual a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes (Republicanos), aparece dançando com amigos ao som do sucesso “O Carpinteiro”. As imagens teriam sido feitas na última sexta-feira, 21, em um bar na Rua do Fio. O local está superlotado e ninguém usa máscaras. A prefeita não foi encontrada para comentar as imagens.

DENGUE

ESTUDO

Estudo feito com 1.285 moradores da cidade de Mâncio Lima, no Acre, revelou que pessoas que já tiveram dengue têm mais risco de desenvolver sintomas da covid-19, caso sejam contaminadas pelo coronavírus. O trabalho foi coordenado pelo professor da Universidade de São Paulo Marcelo Urbano Ferreira. Após comparar uma série de amostras de sangue, os pesquisadores concluíram que há risco maior de covid-19 “clinicamente aparente” entre as pessoas da região amazônica com infecção prévia por dengue, “com importantes implicações para a saúde pública”. As amostras de sangue usadas no estudo foram coletadas em dois momentos e comparadas: em novembro de 2019 e novembro de 2020. O material foi submetido a testes para detectar anticorpos contra os quatro sorotipos da dengue e também contra o vírus causador da covid.

GRAVES

Em outra pesquisa, desta vez coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz, os estudiosos estão buscando entender por que alguns pacientes graves de covid-19, submetidos à ventilação mecânica, conseguem se recuperar, enquanto outros não sobrevivem à doença. Resultados preliminares apontam presença do retrovírus endógeno humano da família K (HERV-K).  Esses estudos podem ajudar os médicos a atuar direito nos fatores que agravam o quadro, reduzindo as taxas de mortalidade da doença.

CEASA

TENSÃO

É tenso o clima na Central de Abastecimento do Pará. Os permissionários reclamam que o lugar foi abandonado. Segundo eles, falta limpeza, asfalto das vias, reparos nos telhados e reforma no mercado. Na semana passada houve protestos e a estrada que dá acesso à Central chegou a ser interditada. Novos protestos são organizados para os próximos dias. Os permissionários querem ser recebidos pelos gestores da Ceasa para cobrar um plano de recuperação do espaço.

DE FORA

UTI

O Pará ficou de fora da lista de Estados contemplados com novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo lista divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Foram contemplados municípios nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo serão 650 leitos de UTI adulto e 14 leitos de UTI pediátrica para tratamento de pacientes graves de covid-19. A manutenção desses novos leitos vai exigir repasses de R$ 32 milhões por mês.

LIXO

IMBRÓGLIO

Esta semana será decisiva para o imbróglio em torno do destino do lixo doméstico de Belém, Martiuba e Ananindeua. Hoje, às 10 horas, tem mais uma rodada de conversas. As negociações caminham para a prorrogação de funcionamento do aterro de Marituba, aumentando o prazo que terminaria em 1º de junho. O martelo deve ser batido em audiência pública prevista para amanhã. O problema foi empurrado pelos ex-gestores municipais para as atuais gestões. Agora, o mínimo que se espera é que a empresa Guamá Tratamento de Resíduos seja obrigada a tomar medidas para realmente tratar o lixo e evitar os graves problemas que o aterro vem causando à população do entorno, entre eles o mau cheiro.

Em Poucas Linhas

► O domingo foi de clássicos do futebol em todo o País e o clima de festa acabou gerando muitas aglomerações. Profissionais de saúde alertam que não é hora de afrouxar os cuidados para conter a pandemia.  

► O mercado imobiliário de Belém anda nervoso. A crise que atinge as instituições superiores de ensino privado tem levado alguns grupos a repensarem suas sedes. Um exemplo é a universidade do Grupo Ser.

► As informações são de que o presidente do Ser, Janguiê Diniz, tem falado em devolver alguns prédios ocupados em Belém por universidades do grupo, entre eles o prédio do colégio Moderno, na Quintino Boacaiúva.
 
► Com a notícia, a família dona do imóvel começou a ser sondada por grupos de fora que pensam em usar espaço para empreendimentos como shopping center.

► O presidente da Associação dos Municípios do Marajó, Guto Gouvêa, sonha com a provação do projeto de lei federal que cria a Zona de Livre Comércio no Marajó. O complexo seria instalado em Soure ou Salvaterra, pela proximidade com Belém.

► O município de Ananindeua anunciou para hoje o início da vacinação professores da rede municipal e escolas privadas da cidade.

► Estão disponíveis 1.995 doses para a ação e os docentes devem esperar ser convocados pelos estabelecimentos de ensino.

► O deputado federal Eduardo Costa (PDT) foi elogiado pelo corajoso artigo publicado na página de domingo de O Liberal, defendendo a liberação do uso medicinal da cannabis no Brasil.

► Pelo posicionamento, Costa tem sido atacado nas redes sociais, acusado de defender o uso de drogas.

► O filho do presidente Jair Bolsonaro, Renan, passou o final de semana em Belém e não teve sossego. Fonte da coluna informou que os mais afoitos chegaram a oferecer aos cicerones do 04 em Belém pagamento para serem apresentados ao filho do presidente. Um vexame.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!