CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'É necessário que o consumidor faça um esforço inadiável de redução do consumo'

O apelo é do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ontem à noite, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, ele admitiu que o País vive um crise hídrica que afeta a geração de energia elétrica

Repórter 70

Sem descuido
A confirmação de mais três casos da
variante Delta no Pará é um alerta para se manter as medidas de segurança sanitária.

Efeito dominó
Vem aí mais um aumento na conta de luz. E, com isso, a possibilidade de reajustes nos preços de alimentos e outros produtos.

image Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia (J. Bosco)

"É necessário que a administração e o consumidor participem de um esforço inadiável de redução do consumo".

O apelo é do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ontem à noite, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, ele admitiu que o País vive um crise hídrica que afeta a geração de energia elétrica. Por isso, o ministro pede que os brasileiros evitem o desperdício de eletricidade daqui para frente.

MOURÃO

Pará

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, marcou mais uma visita ao Estado do Pará. O desembarque em Belém está marcado para a próxima quarta-feira, 8. Antes, Mourão fará sobrevoo sobre a área do projeto Grande Carajás, no sudeste paraense. No mesmo dia 8, à noite, será recepcionado durante jantar oferecido pelo governador do Pará, Helder Barbalho. A programação de Mourão se estenderá até a sexta-feira, 10. Além de Belém, o vice-presidente visitará a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, e plantações de cacau no município de Medicilândia. Na capital paraense estão previstas paradas também no Instituto Evandro Chagas e no Museu Paraense Emílio Goeldi.                

DORIA

Quem também está de viagem agendada para Belém é o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Detalhes da agenda ainda não foram divulgados, mas as informações são de que Doria deve passar os próximos dias 11 e 12 na capital paraense, onde se encontrará com empresários e líderes políticos. O governador de São Paulo está entre os nomes cotados para disputar a Presidência da República em 2022.  

TCU

Notáveis

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, anunciou os novos integrantes do Conselho Superior de Altos Estudos em Controle e Administração Pública (Cecap) da Corte. Entre os escolhidos está a pesquisadora paraense Ima Viera, ex-diretora geral do Museu Paraense Emílio Goeldi. A nova lista traz ainda nomes como o da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie. Criado em 2017, o Cecap faz uma espécie de consultoria, ajudando o TCU a desenvolver ferramentas para se tornar mais eficiente na fiscalização da aplicação do dinheiro público. A empresária Luiza Trajano também fará parte do grupo.

FISCALIZAÇÃO

Apoio

O presidente do Sindicato dos Servidores no Fisco Estadual do Pará, Charles Alcantara, divulgou mensagem à categoria marcando posição em favor da equipe de fiscalização do posto do Itinga, que fica na divisa do Pará com o Maranhão. Há poucos dias, o grupo fez a apreensão de quatro carretas com mais de 100 toneladas de produtos chineses.
apuração

A mensagem de Charles foi divulgada depois que servidores afirmaram terem sido constrangidos durante a operação pela então ouvidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa). Ela foi exonerada do cargo na última segunda-feira. O caso será apurado internamente pela Sefa. Os caminhões estão lacrados e serão abertos amanhã pela manhã, na presença do secretário estadual de Fazenda, René Sousa, e de agentes da Polícia Federal.

ESCRAVO

Ranking

No ranking do trabalho escravo, o Pará segue ostentando o primeiro lugar. Segundo a organização não governamental (ONG) Repórter Brasil, entre 1995 e 2018, o Estado respondeu por 28% dos resgates de pessoas em condição de trabalho análoga à escravidão. Os números divulgados pela ONG fazem parte do balanço oficial da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência. Entre as situações que caracterizam o trabalho escravo contemporâneo estão a servidão por dívida, alojamentos insalubres, falta de água potável e a privação de direitos trabalhistas.

COSANPA

Reclamação

Na transmissão ao vivo que faz a cada semana em suas redes sociais, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, reclamou das obras feitas por empresa terceirizada contratada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O motivo da queixa são os buracos deixados após a conclusão de obras na rede de distribuição de água tratada. “Não é justo deixar os buracos para a prefeitura”, disse o prefeito, argumentando que a empresa deve ter, no orçamento, os recursos para os reparos das vias. Segundo ele, deixar o trabalho para o município pode acarretar em despesas não previstas para a prefeitura. Edmilson disse ainda que vai acionar a diretoria da Cosanpa para que esta fiscalize o trabalho da terceirizada.    

EM POUCAS LINHAS

► Será realizada hoje a eleição para escolha da nova diretoria colegiada e do conselho fiscal do Sindicato dos Médicos do Pará.

► Duas chapas estão na disputa. A eleição será presencial, na sede da entidade, e o resultado deve ser anunciado ainda hoje. O mandato é de três anos.

► A TV Liberal exibirá no próximo sábado, logo após o “Jornal Hoje”, o documentário especial “Planeta Amazônia”. A produção faz parte da programação especial pelo “Dia da Amazônia”.

► Além do documentário, a TV Liberal preparou uma série de reportagens que começou a ser exibida no dia 23 e seguirá até sexta-feira, 3, na programação.

► O material jornalístico quer chamar a atenção para as ameaças à região de maior diversidade do planeta e também apontar possíveis soluções.

► O anúncio de celulares que seriam vendidos por R$ 0,99 atraiu uma multidão para um shopping center de Belém e causou tumulto.

► A promoção fazia parte do evento de inauguração de uma loja de celulares, mas havia apenas 100 itens a serem vendidos na promoção que atraiu mais consumidores do que o esperado.

► Resultado? Teve consumidor que ficou mais de 20 horas numa fila para comprar um aparelho.  
 
► O município de Belém vai ter uma escola indígena para atender às crianças do povo Warao. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Educação.

► O deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) comandará, no Pará, os preparativos para a manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro marcada para o 7 de Setembro.

► O Executivo estadual já protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Pará, no qual propõe uma homenagem ao jurista Zeno Veloso. A proposta é que o Arquivo Público do Pará receba o nome dele.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!