Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'É Imprescindível acolher as pessoas atropeladas pelo desastre econômico provocado pela pandemia'

Foi o que disse, ontem, o líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que atuou como relator do projeto de reabertura do programa de parcelamento de débitos tributários - o Refis - com perdão de até 90% em multas e juros e de 100% nos encargos para dívidas de empresas e pessoas físicas acumuladas até este ano. A proposta foi aprovada pelo Senado

Repórter 70

Fique atento!
Donos de veículos com final de placas 49 a 69 poderão pagar o IPVA, com desconto, até a segunda-feira, 9.

Desrespeito no trânsito
Vans irregulares param em locais proibidos e causam congestionamentos em vias do bairro de São Brás, em Belém.

Senador Fernando Bezerra (MDB-PE) (J. Bosco)

"É imprescindível reabrir o programa de parcelamento e acolher as pessoas físicas ‘atropeladas’ pelo desastre econômico provocado pela pandemia da covid-19".

Foi o que disse, ontem, o líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), que atuou como relator do projeto de reabertura do programa de parcelamento de débitos tributários - o Refis - com perdão de até 90% em multas e juros e de 100% nos encargos para dívidas de empresas e pessoas físicas acumuladas até este ano. A proposta foi aprovada pelo Senado.

DESCONFORTO

Itamaraty

Em Brasília, a reunião do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos e assistente para Assuntos de Segurança do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, com os governadores da Amazônia Legal gerou desconforto no Itamaraty. A leitura é de que, ao buscar uma ponte direto com os governos subnacionais, o presidente norte-americano Joe Biden demonstrou a intenção de excluir o chefe do Executivo federal da importante pauta sobre desenvolvimento sustentável, redução das emissões de carbono e controle do efeito estufa. Sem convidados do governo federal, o encontro reuniu os governadores Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia).

BATALHA

Ferrogrão

A defesa do projeto da Ferrogrão, ferrovia que ligará Mato Grosso ao porto de Miritituba, no Pará, será colocada à prova a partir das próximas semanas. Está previsto o desembarque no Brasil - iniciando por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo - de uma delegação da “Internacional Progressista” (IP), entidade que reúne ativistas ambientais, sindicalistas e membros de partidos  de países desenvolvidos, como Alemanha, Espanha e Estados Unidos. A agenda foi articulada com membros do PSOL e partidos de esquerda e buscará ganhar holofotes para tentar barrar o projeto vital para escoar a produção do Centro-oeste e que pode ajudar a impulsionar o setor produtivo - e a geração de empregos e renda - no oeste paraense, sobretudo na região de Itaituba.

Ataques

Antes mesmo de chegar, o coordenador da IP, o economista norte-americano David Adler, tem dado declarações à imprensa brasileira afirmando que o objetivo da vinda ao país, prevista para o próximo dia 15, é “enterrar a Ferrogrão”. Cabe agora ao setor produtivo e lideranças políticas da região - especialmente Pará e Mato Grosso - unir forças pelo projeto, que está estagnado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Debate

A judicialização do projeto, por iniciativa da bancada do PSOL, foi motivada pelo traçado proposto. Por lei de 2017, uma área de 862 hectares foi excluída do Parque Nacional do Jamanxim, permitindo então a travessia da ferrovia. O parque, no entanto, tem área total de 860 mil hectares. Ou seja, a área excluída representa 0,1% do total do parque. Agora, restará ao plenário do STF a decisão final para que o projeto avance ou permaneça parado. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tem convocado parlamentares para reforçar o time em defesa do projeto.

ALERTA

Colesterol

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus no mundo, e as pessoas com problemas cardiovasculares passaram a integrar o grupo de risco, 40% das pessoas internadas com covid-19 eram pessoas com doença cardiovascular, segundo acompanhamento do Colégio Americano de Cardiologia no primeiro ano da pandemia. A divulgação do dado acendeu o alerta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), já que no Brasil, quatro em cada dez brasileiros têm colesterol alto. Isto significa mais de 18 milhões de brasileiros que podem ter algum problema no coração, principalmente devido ao colesterol alto.

PEDESTRES

Perigo

Moradores de Icoaraci que usam a faixa de pedestre da Estação Maracacuera reclamam do poste no qual ficava o sinalizador da faixa, que está inclinado, aparentemente com risco de cair. Além disso, o sinalizador de trânsito que indica quando o pedestre pode atravessar a rua também não está mais no poste, e a falta dele está colocando em risco a vida de quem precisa atravessar a avenida Augusto Montenegro. Os carros, caminhões, motos e ônibus estariam passando pelo trecho com dificuldade, sem respeitar o sinal de trânsito para veículos. Já os pedestres estariam sem conseguir enxergar se os automóveis estão próximos ou distantes da faixa, que fica próxima a uma curva da rodovia. O risco de acidente é alto. 

VIOLÊNCIA

Serviços

Será assinada hoje, pela Prefeitura de Ananindeua, a ordem de serviço para execução dos projetos de engenharia e arquitetura da “Casa da Mulher Brasileira”, que será a referência para o atendimento humanizado e serviços especializados no combate à violência doméstica. As ações integram o programa “Mulher Segura e Protegida”, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

EM POUCAS LINHAS

► A antropóloga e escritora Lilia Schwarcz será capa da terceira edição da Revista Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Pará.

► Lilia é autora do livro “A Bailarina da Morte”, sobre a gripe espanhola, fala sobre as similaridades da pandemia de covid-19 com a peste que matou milhões no passado e questiona a dita “nova normalidade”.

► A revista tem distribuição gratuita e poderá ser conferida a partir da segunda quinzena deste mês.

► A sessão da Câmara Municipal de Belém recebeu, na última quarta-feira, o presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Orlando Reis.

► O objetivo era conversar sobre as políticas de habitação no município e tratar sobre o “Cheque Moradia” na capital paraense.

► O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, divulgou vídeo anunciando estar plenamente recuperado da covid-19.  

► Será realizada no próximo dia 21 a 14ª edição do Dia Nacional da Construção Civil, data dedicada ao trabalhador do setor. O tema deste ano é “Orgulho de ser a força que constrói sonhos”.

► O evento virtual é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção. No Pará, tem parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado.

► Entre as atrações deste ano está o cantor Michel Teló.

► Alívio para pais e mães: jovens nascidos em 2001 são os chamados para tomar a vacina contra a covid-19, hoje, em Belém.

► Já Ananindeua vacinará pessoas de 19 e 20 anos completos.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!