Repórter 70

Por Rita Soares

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Ditadura nunca mais', dispara Gilmar Mendes após reação de Eduardo Villas Bôas, ex-Exército

Repórter 70

Alta médica
Mais dois pacientes com covid-19 que vieram do Amazonas para se tratar em Belém receberam alta do Hospital de Campanha do Hangar.

Cuidado em dobro
Com os temporais que castigam a capital paraense, os motoristas devem redobrar os cuidados ao trafegar em áreas alagadas.

Gilmar Mendes (J. Bosco)

"Ditadura nunca mais."

Foi o que escreveu, ontem, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma rede social. A manifestação do ministro foi publicada oito horas após o general da reserva Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, ter feito um comentário jocoso na mesma rede social sobre nota emitida pelo ministro Edson Fachin, também do STF, na segunda-feira, 15.


FRATERNIDADE

Campanha

Lançado ontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o texto-base da Campanha da Fraternidade 2021 dividiu opiniões, gerou críticas entre os católicos mais conservadores e provocou até um movimento de boicote contra as doações para a Igreja Católica. O tema é “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” e o texto-base, escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, aborda quatro pontos centrais: a negação da ciência durante a pandemia de covid-19; a atuação do governo federal no combate ao coronavírus; crítica a igrejas que não respeitaram o distanciamento social e a cultura de violência contra as mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTQI+.

Polêmica

Em um dos trechos mais polêmicos, o documento da CNBB chama a atenção das igrejas que “reivindicaram o direito de permanecerem abertas, realizando suas celebrações, apesar das aglomerações causarem contaminações e mortes”. Em outro ponto, o documento diz que “o governo brasileiro não adota políticas efetivas no combate à covid-19” e que a pandemia “dilacerou famílias e deixou espaços vazios na cultura nacional”, além de criticar “teorias conspiratórias de que a covid-19 fora desenvolvida em laboratório, na China”, o que teria contribuído para “fomentar a luta geopolítica, bem como a xenofobia”.

MARITUBA

Aulas

Alunos da rede municipal de ensino de Marituba vão voltar às aulas, a partir de 1º de março, em sistema de ensino remoto. Para isso, o município está treinando técnicos que vão operar a plataforma “gestor web”. Entre os dias 22 e 24 deste mês, será feito o treinamento de professores. O aumento do número de casos da covid-19 no Pará e a circulação de novas variantes do novo coronavírus afastam cada vez mais as possibilidades de um retorno às aulas presenciais.  

COVID-19

Vacinação

Sem doses da vacina contra a covid-19, municípios paraenses têm mantido a campanha de imunização a conta-gotas. Em Belém, começará, hoje, a vacinação para idosos com 84 anos ou mais. Em Marituba, as primeiras doses foram aplicadas e novos grupos não foram chamados por falta de vacinas. Em Ananindeua, o município tentou ampliar o grupo prioritário, mas acabou suspendendo o chamado. O Pará segue entre os Estados com menor percentual de vacinados - apenas 1,42% da população que deve ser imunizada. Ontem, a Frente Nacional de Prefeitos divulgou nota exigindo que o governo federal defina um cronograma de vacinação.

Leitos

Está marcada para sexta-feira, 19, a entrega do Hospital de Campanha de Santarém, fruto de convênio entre o Governo do Pará e a prefeitura do município. O estabelecimento terá 60 leitos clínicos e vai funcionar na Escola Estadual “Maria Uchoa Martins”, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas. Com isso, vai chegar a 250 o número de leitos, entre os de Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e clínicos, abertos na região para atender a pacientes com covid-19. Santarém tem recebido pacientes de todo o oeste do Pará. A região segue em bloqueio total das atividades econômicas.

ÔNIBUS

Serviço

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) convocou os representantes da empresa de ônibus urbanos Belém Rio e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) para uma reunião agendada para hoje. Na pauta, os problemas no atendimento à população do distrito de Outeiro. A empresa teria desobedecido as ordens de serviço “emitidas pelo órgão para esta segunda e terça-feira, dias 15 e 16, gerando descontinuidade na prestação do serviço à comunidade”. O problema foi detectado durante fiscalização no final da linha.

DESAPROPRIAÇÃO

Imóvel

O prefeito Edmilson Rodrigues (PSol) anunciou, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, que pretende desapropriar um imóvel abandonado, localizado às margens do rio Guamá, para implantar um centro de atendimento ao idoso e onde serão tratadas as pessoas com sequelas da covid-19. Edmilson também informou que o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, contraiu a covid-19, mas está assintomático. Vai cumprir a quarentena em isolamento domiciliar.

EM POUCAS LINHAS

► Prefeituras de diversas regiões do Pará têm procurado o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com pedidos de celebração de convênio para as sinalizações horizontal e vertical de rodovias paraenses.

► O órgão anunciou, nesta semana, que concluiu os trabalhos na PA-391 (via de acesso para Mosqueiro) e na PA-124 (Santa Maria-Salinópolis) e que o próximo alvo será a PA-458 (Bragança-Ajuruteua).

► O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna vem se firmando como uma das mais importantes referências cardiológicas do Norte do País. Nos últimos dois anos, o hospital realizou mais de 3,7 mil procedimentos médicos, especialmente cateterismo e angioplastia.

► Vai até o dia 30 de março o prazo para que produtores de soja dos municípios do oeste paraense façam o cadastro de suas safras junto à Agência de Defesa Agropecuária do Pará.

► O cadastro de sojicultores é obrigatório desde 2009 e precisa ser feito a cada plantio. Os produtores que não se cadastrarem poderão ser punidos com base na Lei Estadual de Defesa Vegetal.

► O tráfego de veículos está interrompido na BR-010 entre os municípios paraenses de Ipixuna do Pará e Paragominas. Parte da rodovia desmoronou com as enchentes. As fortes chuvas deixaram uma área do município de Ipixuna submerso. 

► A secretária municipal de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, se tornou a “queridinha” das redes sociais. Virou até meme dos fãs do programa “Big Brother Brasil” que, vira e mexe, convocam, em tom de brincadeira, a secretária para “recolher” os participantes que são rejeitados pelo público.

► A lua de mel da secretária com os internautas não é por acaso. Mesmo com as fortes chuvas que caíram nos últimos dois dias em Belém, a cidade registrou pontos de alagamento pouco duradouros.

► Ontem, foi comemorado o Dia do Repórter, o profissional de imprensa responsável por apurar fatos e informar a população.  Missão cada vez mais essencial nestes tempos de pandemia e fake news.  

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!