Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Dia histórico'

Foi o que afirmou, ontem, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ao participar da cerimônia da primeira aplicação da vacina 100% nacional contra a covid-19, que entrou na etapa de estudos clínicos com a participação de 90 voluntários. Para o ministro, o 13 de janeiro de 2022 se tornou uma data marcante tanto para a ciência no Brasil como para os brasileiros

Repórter 70

Em nome da saúde
A Polícia Militar do Pará vai lançar, hoje, a operação “Todos contra a Poluição Sonora”. A ideia é combater os excessos.

De cara nova
Após revitalização, o Museu de Arte Sacra será entregue, hoje à noite, pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará.

Marcos Pontes (J. Bosco)

 

 

"Dia histórico”

Foi o que afirmou, ontem, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, ao participar da cerimônia da primeira aplicação da vacina 100% nacional contra a covid-19, que entrou na etapa de estudos clínicos com a participação de 90 voluntários. Para o ministro, o 13 de janeiro de 2022 se tornou uma data marcante tanto para a ciência no Brasil como para os brasileiros.

ENCHENTES
Auxílio

Ontem à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, o governador do Pará, Helder Barbalho, publicou o decreto que determina o pagamento de auxílio financeiro de um salário mínimo para cada família atingida por enchentes nos municípios paraenses. O benefício já será pago com o novo valor vigente (R$ 1.212,00 por família). E o auxílio é destinado, exclusivamente, para a recomposição dos danos causados às moradias e aos bens móveis nelas existentes. Terão direito ao auxílio financeiro as famílias que possuam renda familiar de até três salários mínimos e residam em imóveis que tenham sido direta e gravemente atingidos pelas chuvas que causam deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos.

Desabrigados

Somente em Marabá, município em situação mais crítica no sudeste paraense, o número de famílias atingidas é de 1.760, sendo que 492 estão em abrigos e outras 711 estão desalojadas ou vivendo em casas de parentes ou amigos. As demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que resistem em deixar as casas invadidas pelas águas. A prefeitura iniciou a construção de novos abrigos e só ontem, no bairro de Marabá Pioneira, foram concluídos mais dez deles. O problema é que os níveis das águas dos rios Itacaiúnas e Tocantins, que banham Marabá, continuam subindo. Ontem pela manhã, o nível do Tocantins marcava 12,3 metros, uma elevação de nove centímetros em apenas doze horas.

MADEIRA
Embarque

A falta de contêineres no mercado exportador, que afeta todo o Brasil, obrigou também os exportadores paraenses a buscarem outras alternativas e, até o fim deste mês, parte da madeira que sai do Pará voltará a ser feita em carga solta nos navios, sem os contêineres. Há muito tempo que a prática não era adotada e, atualmente, 100% das cargas enviadas para o exterior eram embaladas.

Solução

Mas, no atual cenário, além de se configurar como uma boa solução para o problema, esse tipo de embarque, que só podia ser feito pelo porto do município de Barcarena, agora poderá ser feito direto pelo porto de Belém, que se encontrava inoperante e passará a gerar receitas e divisas para a cidade, além de facilitar a fiscalização por parte dos órgãos ambientais, uma vez que as cargas já estão à mostra. Agora, a única preocupação é com a celeridade nessa fiscalização, que precisa ser feita antes de os navios levantarem as âncoras.

VACINAÇÃO
Crianças

As primeiras doses de vacinas para a imunização de crianças de cinco a onze anos de idade começaram a chegar ao Pará. Ontem à tarde, em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho confirmou que já aguardava para a madrugada de hoje a entrega de 62 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer, que serão imediatamente distribuídas aos 144 municípios paraenses. O governador informou que o Estado solicitou as doses ao Ministério da Saúde assim que foi divulgada a previsão do início da campanha de imunização do grupo entre cinco e onze anos de idade para este mês.

Calendário

Em linha direta com a coluna, a Secretaria de Estado de Saúde Pública confirmou que as 62 mil doses da primeira remessa feita pelo MInistério da Saúde serão destinadas a crianças com onze anos completos e, à medida em que os novos lotes sejam enviados, o calendário vai avançando para as faixas mais baixas de idade. A vacinação de crianças no Brasil foi autorizada de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no último dia 16 de dezembro.

REFUGIADOS
Destaque

A Prefeitura de Ananindeua é uma das oito selecionadas em todo o Brasil para participar da “Chamada de Boas Práticas na Recepção e na Promoção da Cidadania de População Indígena Refugiada e Migrante”, no final deste mês, em Manaus, a capital do Estado do Amazonas, pelo Ministério da Cidadania e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Ananindeua conquistou o destaque por ter criado um comitê intersetorial, que é composto por representantes das Secretarias Municipais de Cidadania, Educação, Saúde, Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Econômico, para cuidar do remanejamento das famílias venezuelanas da etnia Warao para as ilhas do município.

EM POUCAS LINHAS

► Em comemoração aos 406 anos de Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues e o governador Helder Barbalho assinaram convênio para a revitalização de 17 feiras e mercados municipais.

► Na primeira etapa do projeto, estarão o complexo do bairro da Pedreira, a “Casa do Bife” e os mercados dos bairros do Guamá e Terra Firme e do distrito de Icoaraci.

► O Instituto Nacional do Câncer estima que o Pará terá 780 novos casos de câncer de colo de útero até o fim deste ano.

► A oncologista Paula Sampaio, que integra a campanha de prevenção do “Janeiro Verde”, reforça que o diagnóstico precoce faz toda a diferença, com chances de cura próximas a 100%.

► A Região Norte é a única no Brasil em que a incidência da doença supera a do câncer de mama.

► A passagem de comando da Base Aérea de Belém será hoje, a partir das 9h. Sai o coronel-aviador Rômulo Paixão Moreira e entra o coronel-aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, que é paraense.

► A solenidade de posse será presidida pelo o tenente-brigadeiro-do-ar Maurício Augusto de Medeiros, comandante do 1º Comando Aéreo Regional.

► Em mais uma obra alusiva ao aniversário do município de Ananindeua, um trecho da avenida Zacarias de Assunção ganhou nova pavimentação. E os postes de iluminação pública receberam lâmpadas de led.

► As novas sinalizações vertical e horizontal da via também contam com uma faixa de pedestre e um semáforo em frente ao mercado do Distrito Industrial.

► O Portal do Trabalhador de Belém, vinculado à Secretaria Municipal de Economia, fechou parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e se tornou mais um ponto de inscrição para o concurso público que oferta 1.230 vagas temporárias na capital paraense para o Censo 2022.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!