Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Cidadão que não pode ligar para a polícia e ser atendido, deve ter arma', afirma Ciro Gomes

O candidato do PDT à Presidência foi questionado sobre o porte e posse de armas no Brasil

Repórter 70

Teste ao volante
Motoristas devem ter paciência para trafegar por trecho da avenida Augusto Montenegro interditado para obras.

Novidade à mesa
A farinha de macaxeira caiu no gosto do consumidor. Na feira livre do Telégrafo, o produto tem garantido boas vendas.

 

Ciro Gomes (J. Bosco)

 

"Cidadão que não pode ligar para a polícia e ser atendido, deve ter arma.”

Foi o que afirmou, ontem, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, ao ser questionado por jornalistas sobre o porte e posse de armas no Brasil. Ciro foi o segundo presidenciável sabatinado por oito veículos de comunicação da Amazônia Legal capitaneados pelo Grupo Liberal.

PATRIMÔNIO

Reforma

Atingido por um incêndio em 2016, o prédio que abrigava a sede da Fundação Cultural do Município de Belém, no entorno da Praça Frei Caetano Brandão, passará por ampla reforma para virar o escritório do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova. Orçada em cerca de R$ 1,5 milhão, a obra será custeada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na semana que vem, a Prefeitura de Belém publicará edital para escolha da construtora que será responsável pelo trabalho.

CIRO

Belém

Em entrevista ontem a jornalistas de oito veículos da Amazônia Legal, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, confirmou que já tem viagem marcada para Manaus (AM) e Macapá (AP). A passagem pela região deve ocorrer em duas semanas, já na reta final da campanha do primeiro turno. E Belém deve entrar no roteiro. A vinda do presidenciável à capital paraense é articulada pelo deputado estadual e candidato a deputado federal Miro Sanova, do mesmo partido de Ciro.    

ÇAIRÉ

Crianças

A 5ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Santarém publicou, ontem, uma portaria com regras para a participação de crianças e adolescentes no Festival do Çairé. De acordo com o documento, crianças de quatro a onze anos de idade só poderão ficar no espaço conhecido como “Lago dos Botos”, acompanhadas dos pais ou responsável legal. Já as crianças de zero a três anos estão proibidas de permanecer neste espaço. Adolescentes entre 12 e 17 anos de idade poderão permanecer até 3h. O documento, assinado pela juíza titular da Vara, Karise Assad Ceccagno, ressalta ainda que “não será permitida a participação de crianças e de adolescentes com trajes sumários ou indecorosos”. O tradicional festival será realizado de 15 a 19 deste mês, na Vila de Alter do Chão, em Santarém.

BISPOS

Candidatos

O arcebispo de Manaus (AM), cardeal Leonardo Ulrich Steiner, e o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) no Brasil e bispo da Prelazia de Marajó (PA), dom Evaristo Pascoal Spengler, divulgaram, na segunda, Dia da Amazônia, um documento em que pedem que os candidatos a cargos públicos nas eleições deste ano se comprometam com o cuidado e a proteção da região.

Repúdio

Intitulado de “Tempo de sonhar: uma política para o bem comum na Amazônia”, o documento reforça a necessidade de atenção para a região de maior biodiversidade do planeta. “Manifestamos nosso repúdio às lideranças políticas, em todas as esferas de poder, que defendem ou promulgam projetos de morte na Amazônia, como a concentração e grilagem da terra, a liberalização do garimpo, a mineração em terras indígenas, o marco legal. Apoiar lideranças que agem assim é tornar-se cúmplice de sua abominável prática”, afirmam.

FAKE NEWS

Cartórios

Levantamento divulgado, ontem, pelo Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa os cartórios de notas do País, revelou que o número de atas notariais realizadas no Pará no ano de 2021 é 38% maior do que o registrado em 2020. Em números absolutos foram 1.198 atos feitos em 2021 em comparação a 865 realizados no ano de 2020.

Prova

O aumento tem relação direta com a propagação de fake news, já que a ata notarial pode ser usada como prova em ações judiciais que envolvam a prática virtual dos chamados crimes contra a honra. Em caso de ataques feitos em redes sociais e por aplicativos de mensagens, por exemplo, a vítima pode solicitar que o tabelião registre o que vê na Internet. O documento emitido pelo notário pode ser decisivo para os resultados de ações judiciais.

FRUTAS

Negócios

O Centro Internacional de Negócios, em parceria com o Sebrae no Pará e Agência Brasileira de Exportações, lançará, no próximo dia 26, a “Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition”, uma rodada internacional de negócios que será realizada no dias 20 e 21 de outubro, em Belém. A ideia do evento é promover o encontro entre fornecedores e compradores nacionais e internacionais.

Em Poucas Linhas

► Por causa do feriado, hoje, não haverá entrevista com presidenciável dentro do projeto “Propostas para a Amazônia – rodada de entrevistas com os candidatos à Presidência da República”. É a primeira vez que candidatos ao cargo de presidente do Brasil são sabatinados por jornalistas da Amazônia Legal para falar especificamente sobre políticas para a região. A iniciativa é do Grupo Liberal. 

► A Diretoria da Festa de Nazaré lançará as camisas de Remo e Paysandu com o selo do Círio 2022. É a segunda vez que os dois principais clubes do Pará lançam camisas oficiais com o selo em homenagem à “Padroeira dos Paraenses”.

► Passageiros que faziam a travessia para a Ilha do Marajó no navio da Banav tiveram que retornar para o Terminal Hidroviário de Belém no meio da tarde de ontem. Houve protestos. Além dos transtornos com o cancelamento da viagem, os passageiros contaram que não havia ninguém no guichê da empresa para devolver o dinheiro das passagens.

► Moradores de uma comunidade quilombola farão, amanhã, um protesto em ponto da rodovia BR-316 para despertar a atenção para o trecho de 25 quilômetros que liga o Apeú às comunidades de Apeteua, Bacuri, Pernambuco, Assentamento 15 de Agosto, Trindade, São João, Ramal do Louro, Santa Rosa e Itaqui. Os moradores afirmam que há mais de 30 anos não é feita obra nesse trecho de acesso. As comunidades têm cerca de quatro mil habitantes que estariam quase isolados.

► O comandante das Forças da França na Guiana Francesa, general Buisson, chegou, ontem, a Belém, na Fragata “La Confiance”, como antecipou a coluna, e estará num dos palanques para prestigiar o desfile em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!