Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Chega de corrupção, de mensalão, de petrolão, de rachadinha', afirma Moro

O ex-ministro formalizou, durante ato em Brasília, sua filiação ao Podemos

Repórter 70

No sudeste paraense
A “Caravana da Cidadania” chegará, amanhã, a Marabá, para prestar serviços como a emissão de documentos.

Em alta
O preço do quilo do tomate bateu em R$ 9 em alguns pontos de venda de Belém. Para desespero do consumidor.

Sérgio Moro (J. Bosco)

"Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de petrolão, chega de rachadinha. Chega de querer levar vantagem em tudo e enganar a população.”

Foi o que disse, ontem, o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro após formalizar, durante ato em Brasília, a sua filiação ao partido Podemos. O ingresso de Moro na legenda se dá a pouco menos de um ano das eleições de 2022. O ex-juiz ainda não anunciou qual mandato pretende disputar no ano que vem, mas o evento do Podemos o anunciou como “futuro presidente da República”.

LEILÃO

Aeroportos

Já está concluída a consulta pública para apresentação, pela sociedade civil, de sugestões para o modelo de concessão de 16 aeroportos brasileiros que o governo federal quer repassar para a iniciativa privada. Entre eles estão os terminais de Belém, Santarém, Marabá, Carajás e Altamira. Ao todo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu 650 sugestões que, a partir de agora, serão analisadas pela área técnica do órgão. Depois, as contribuições serão repassadas para a procuradoria da Anac, a quem caberá fazer o esboço do edital. Antes de ser lançado, o documento ainda terá que ser avaliado pelo Tribunal de Contas da União.

Pressão

O governo pressiona a área técnica para que o leilão seja realizado no primeiro trimestre do ano que vem, mas não há como anunciar uma data precisa porque são muitas e complexas as fases de análise do edital. Os aeroportos paraenses serão leiloados em um bloco que reúne terminais no Mato Grosso do Sul e São Paulo.

SUPLÍCIO

Viagens

Passageiros que precisam remarcar voos na companhia aérea Gol enfrentam uma via-crúcis. Os canais virtuais, como o site da empresa, não trazem informações sobre como proceder. Por telefone, as chamadas se estendem por horas sem que o atendimento seja concluído e, pessoalmente, na loja instalada no Aeroporto Internacional de Belém, as filas são longas porque apenas um funcionário trabalha no setor.

TOMBAMENTO

Avião

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional anunciou, ontem, o tombamento de dois exemplares do avião modelo Catalina, usado pela defesa brasileira durante a 2ª Guerra Mundial. O tombamento foi sacramentado em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Destaque

 O conselho ressaltou a importância histórica, tecnológica e cultural do modelo. Existem hoje apenas dois aviões desse modelo no País. Um deles é o da Base Aérea de Belém. E o outro está exposto no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro (RJ).

ANANINDEUA

Auxílio

A Prefeitura de Ananindeua criou um comitê de monitoramento para identificar e acompanhar famílias de baixa renda atingidas por alagamentos causados pelos temporais. O comitê é formado pelas Secretarias Municipais de Saneamento e Infraestrutura e de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, além da Defesa Civil Municipal. A prefeitura anunciou também que enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criar um auxílio emergencial destinado às famílias que tiveram prejuízos materiais por causa dos alagamentos. O projeto prevê benefício de até meio salário mínimo.

LIVROS

Solidariedade

Amigos do escritor Vicente Cecim, morto em junho deste ano, começaram uma vaquinha para comprar a biblioteca que reúne centenas de exemplares e estaria avaliada em R$ 15 mil. A ideia é repassar o conjunto dos livros para uma instituição, onde o acervo possa receber tratamento adequado, ficando disponível para consulta pública. Os recursos serão repassados aos filhos do escritor.

CUPUAÇU

Embrapa

De volta às manchetes como matéria-prima do sorvete do Pará, eleito o melhor do Brasil e que já concorre ao título de melhor do mundo, o cupuaçu é, há mais de 20 anos, uma das apostas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para ser vetor de desenvolvimento e ativo de bioeconomia regional, atraindo investimentos em pesquisas e lançamento de novas tecnologias.

Lançamento

Uma delas será lançada no início do próximo ano. São novos tipos de mudas que garantem maior produtividade e sanidade, com resistência à vassoura-de-bruxa, doença que está presente em menor ou maior escala em praticamente 100% de todos os cultivos do Estado.

EM POUCAS LINHAS

► A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta semana, o projeto de lei que garante o exame gratuito de mamografia para as mulheres com 40 anos de idade ou mais. Aprovado por unanimidade, o projeto é de autoria do deputado estadual Adriano Coelho (PDT). A proposta faz uma adequação à lei federal que já garante a mamografia para mulheres dentro dessa faixa etária através do Sistema Único de Saúde.

► Será hoje, no plenário da Alepa, a sessão solene em comemoração aos 70 anos de fundação da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará. A sugestão foi apresentada pela deputada estadual Nilse Pinheiro (Republicanos).

► Será realizada, nos próximos dias 18, 19 e 20, no município de Altamira, a sétima edição do Festival da Canção da Transamazônica. A cantora Vanessa da Mata fará o show de encerramento. O acesso ao público será liberado mediante a apresentação de comprovante de imunização completa contra a covid-19.

► Governador do Pará em exercício, o deputado estadual Francisco Melo das Chagas, o  “Chicão” (MDB), trocou o comando da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Lana Roberta Reis dos Santos deixou a presidência da empresa e foi substituída, em caráter provisório, por Rosival Possidônio do Nascimento, que, até então, exercia o cargo de diretor-técnico do órgão.

► Sobre uma possível mudança de partido, o deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) informou que ainda aguarda um posicionamento oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, para tomar uma decisão. O deputado ressaltou que seguirá “leal ao presidente, independente da escolha partidária”.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!