Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

Bolsa Família: 'O valor médio do programa será tratado com a área econômica mais à frente'

Foi o que disse o ministro da Cidadania, João Roma, disse ontem que o governo deve apresentar até o início de agosto uma medida provisória reformulando programas sociais e que o benefício médio do novo Bolsa Família deve subir 50% ou mais

Repórter 70

“Trote solidário”
Trinta calouros de Medicina da Universidade do Estado do Pará doaram sangue para o Hemopa, em Belém.

Frio rende brincadeiras
Fotos de brincadeiras na neve que caiu, ontem, no Sul do Brasil, inundaram vários perfis das redes sociais.

João Roma (J. Bosco)

"O valor médio do programa será tratado com a área econômica mais à frente. O presidente (Jair Bolsonaro) falou em reajuste de 50% (em relação ao Bolsa Família). Pretendemos isso ou até mais.”

O ministro da Cidadania, João Roma, disse ontem que o governo deve apresentar até o início de agosto uma medida provisória reformulando programas sociais e que o benefício médio do novo Bolsa Família deve subir 50% ou mais. Segundo ele, o programa terá o “maior valor possível”.

MEIO AMBIENTE

Projetos

O governador do Pará, Helder Barbalho, será o representante da região Norte no encontro que os governadores terão com John Kerry, enviado especial para o clima do presidente norte-americano Joe Biden. A reunião está marcada para amanhã, será virtual e terá representantes de todas as regiões do País. Na pauta, nove projetos de recomposição florestal e bieconomia. Embora não haja detalhe dos projetos, a estimativa é de que, juntos, eles envolvam investimentos de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão).      

Investimentos

A expectativa é de que esses projetos recebam apoio financeiro e tecnológico do governo norte-americano. Desde que assumiu o mandato, Joe Biden tem afirmado que dará atenção especial às questões de combate ao aquecimento global, o que implica em investimentos em projetos sustentáveis mundo afora. Localizado na região de maior biodiversidade do planeta, o Estado do Pará deve apresentar um programa para incentivo às exportações de produtos sustentáveis.

COLETA

Sucatas

Os vídeos que circularam ontem, na internet, mostrando carcaças de veículos sendo retiradas de algumas avenidas de Belém e com os proprietários reclamando de truculência foram, na realidade, uma operação que recolheu cinco delas que estavam abandonadas nos acostamentos e calçadas da avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) garante que os proprietários foram comunicados antecipadamente sobre a ação, que tem origem na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e contou com apoio da Guarda Municipal de Belém, que chegou a levar um condutor para a delegacia por tentativa de obstrução do serviço.

Notificados

Os proprietários dos veículos foram notificados pela Prefeitura de Belém por abandono de sucata, estacionamento irregular ao longo de canteiro e obstrução de via pública, e, como nunca houve resposta dos donos dos carros, eles foram retirados compulsoriamente. Para tê-los de volta, os proprietários precisam pagar as taxas e não mais deixá-los na via pública. Os veículos apreendidos que não forem procurados pelos donos irão a leilão ou serão vendidos como sucata.

EMBRAPA

Mudanças

A nova gestão da Embrapa Amazônia Oriental, que assume a direção da empresa no próximo dia 9, é formada por nomes com ampla experiência profissional. Walkymário de Paulo Lemos, que foi chefe de pesquisa e desenvolvimento por sete anos, assumirá a chefia-geral após processo seletivo interno. Permanecerá na gestão, como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Bruno Giovany de Maria. As novidades estão na chefia-adjunta de pesquisa e desenvolvimento, que será ocupada por Fábio da Silva Barbieri, e na chefia-adjunta de Administração, que ficará sob o comando de Maria Rosa Travassos da Rosa Costa.

PÓS-COVID

Crianças

Do início de maio deste ano ao dia 21 deste mês, 525 crianças foram atendidas, em Belém, pelo programa “Triagem Pós-covid Infantil”, lançado em novembro do ano passado. Os números revelam que 73% dos serviços para pacientes com até 13 anos de idade oferecidos pelo Estado são para o tratamento de sequelas deixadas pelo novo coronavírus. Com a capacidade de até 600 atendimentos por mês, a unidade tem sido a referência da rede de saúde estadual nos tratamentos pediátricos da síndrome pós-covid.

SECRETÁRIOS

Reforma

Será hoje, em Brasília, a reunião dos secretários estaduais de Fazenda com o deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA), relator do projeto que trata das mudanças no Imposto de Renda (IR). O encontro foi marcado para que Sabino apresente detalhes da proposta de mudança na tabela e regras do IR. Na semana passada, o Comsefaz, conselho que reúne os secretários, divulgou nota revelando preocupação com possíveis perdas que os Estados teriam com as propostas apresentadas por Sabino. Segundo a assessoria do deputado, no encontro, ele vai esclarecer e ajustar pontos da proposta que poderá ser votada já na próxima semana.

EM POUCAS LINHAS


► A Prefeitura de Belém confirmou para a próxima segunda-feira, 2, a vacinação contra a covid-19 das delegações de Remo e Paysandu.

► Poderão se vacinar jogadores, técnicos e assistentes que ainda não tiverem sido imunizados.  

► O “Festribal de Juruti”, famoso pela disputa entre as tribos Munduruku e Muirapinima, volta a ser realizado neste ano, mas em novo formato, por causa da pandemia.

► O evento foi confirmado para sábado, 31, com transmissão pela internet. A população deve assistir às apresentações sem sair de casa.

► A live será organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo e cada tribo poderá se apresentar com apenas 36 integrantes.

► A Polícia Federal divulgou, ontem à tarde, balanço das últimas operações de combate a garimpos clandestinos no Pará.

► Só nesta semana foram fechadas 13 frentes de garimpos clandestinos. Cinco pessoas foram presas.

► Durante as operações foram apreendidas também escavadeiras, além de motores de sucção, entre outros equipamentos usados na exploração mineral.

►Será inaugurado hoje, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues e da coordenadora municipal da Mulher, Lívia Noronha, o escritório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém para atendimento às mulheres.  

► O espaço será destinado ao atendimento de servidoras que estejam enfrentando situações de assédios e outros tipos de violência no local de trabalho.

► O projeto “Jucepa Itinerante” chegará, nos dias 11 e 12 de agosto, à região do Tapajós. Serão visitados os municípios de Itaituba e Trairão.

► Os seminários da Jucepa são realizados para divulgar o Redesim, o sistema digital de abertura e fechamento de empresas.

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!