Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'As sanções contra o agressor fazem parte da fórmula de paz', afirma Volodymyr Zelensky

A fala foi feita durante discurso do presidente da Ucrânia na Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU)

Repórter 70

Ato sobre duas rodas
Hoje, no “Dia Mundial Sem Carro”, Belém terá uma “bicicletada”, a partir das 19h, com saída da avenida Magalhães Barata.

Shows na Pedreira
Zeca Baleiro e Nilson Chaves farão shows, hoje à noite, na Aldeia Cabana, dentro da programação da Bienal das Artes de Belém.

 

Volodymyr Zelensky (J. Bosco)

 

"As sanções contra o agressor fazem parte da fórmula de paz.”

Em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu, ontem, a punição da Rússia por conta da invasão ao país dele. O líder ucraniano teve discurso gravado transmitido na sede da ONU, em Nova York, porque preferiu não deixar seu país em meio à guerra.

BOLSONARO

BELÉM

O presidente da República Jair Bolsonaro, que é candidato à reeleição pelo PL, cumprirá, hoje, a agenda de campanha eleitoral na Região Norte. A primeira parada é em Belém. Na capital paraense, Bolsonaro será recepcionado pelo candidato ao Governo do Estado pelo mesmo partido, senador Zequinha Marinho. Juntos, eles seguirão em motociata até a avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, onde será realizado um ato público, por volta das 10h30. De Belém, Bolsonaro seguirá para Manaus (AM), onde será recebido pelo governador Wilson Lima (União Brasil), que também disputa a reeleição.

ELEIÇÕES

SEGURANÇA

A segurança durante o primeiro turno das eleições gerais, em 2 de outubro, será o tema de um encontro hoje entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará e as forças de segurança do Estado. Juntos, vão definir os detalhes operacionais para garantir a tranquilidade dentro nas seções eleitorais e também no entorno delas. Os registros de violência política durante a campanha têm preocupado a Justiça Eleitoral. No Pará, o TRE criou, no início deste ano, uma comissão especial para, entre outras ações, fazer o mapeamento das áreas que demandam maior atenção. Na reunião de hoje, serão feitos os últimos acertos para atuação integrada de todos os órgãos envolvidos nas eleições, além de ser apresentado o efetivo a ser mobilizado.  

CUSTAS

PARCELAMENTO

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) anunciou que, a partir de agora, o pagamento de custas judiciais poderá ser feito por meio de cartão de crédito, à vista ou parcelado em até doze vezes. Antes era possível fazer o parcelamento, mas em apenas quatro vezes, via boletos bancários. O anúncio foi feito pela presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, durante a sessão de ontem no Pleno da Corte.

LEILÃO

ARRECADAÇÃO

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região angariou quase R$ 5 milhões com o último leilão de bens. A verba será usada para o pagamento de processos judiciais oriundos das Varas do Trabalho em Belém e Ananindeua. O bem mais caro leiloado foi um de pouco mais de R$ 2,5 milhões. É um apartamento de mais de 400 metros quadrados, no bairro de Nazaré, na capital paraense. O dinheiro será suficiente para quitar todos os processos da empresa Belém Importados. A ação foi coordenada pela juíza Amanaci Giannaccini e fez parte da Semana Nacional da Execução Trabalhista.

DOENÇA

HAFF

O Estado do Pará monitora os casos suspeitos da “Doença de Haff” ou mal da urina preta. Até ontem à tarde, as autoridades sanitárias paraenses já haviam recebido 60 notificações de casos suspeitos. A maioria vem do oeste do Pará. Em Santarém, por exemplo, já são 42 casos notificados. Há registros sob investigação também em Mojuí dos Campos, Óbidos, Monte Alegre, Terra Santa, Cametá, Mocajuba e Breves. À coluna, a Secretaria de Estado de Saúde reafirmou que o Ministério da Saúde ainda não tem um método de diagnóstico para confirmar a doença da urina preta. Tudo é baseado nos sintomas apresentados pelo paciente, exclusão de outras doenças e consumo de pescado nas últimas 24 horas. Por isso, ainda não é possível falar em confirmações, mas apenas em casos suspeitos.

ESCOLA

DESTAQUE

A Escola de Ensino Técnico do Pará “Dr. Celso Malcher”, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, foi a primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na Região Metropolitana de Belém, e a sexta no Pará com nota 4.6, entre as escolas públicas estaduais e federais. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do MEC para avaliar a qualidade do aprendizado nacional e criar metas para melhorar o ensino nas escolas.

DESEMPENHO

O índice é importante para monitorar a qualidade da educação pública. É calculado a partir de componentes como a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

Em Poucas Linhas

► Como parte das ações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado ontem, a Justiça do Trabalho cadastrou 60 currículos de pessoas com deficiências. Os currículos passam a integrar uma plataforma disponibilizada às empresas, para que possam ter acesso a profissionais que podem integrar as suas equipes.

► O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá foi visitado, ontem pela manhã, por uma comitiva com cerca de 20 investidores interessados em conhecer as atividades do complexo no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Pará. O grupo reuniu membros da Amazon Investor Coalition, que integra investidores e family offices americanos e europeus com interesse em startups de bioeconomia na Amazônia, além do Fundo Vale, Instituto Humanize, Fundo JBS, Parceiros pela Amazônia, Instituto Conexsus, Hanei Green, entre outros.

► Apesar dos apelos das autoridades de saúde, a população tem se engajado muito pouco nas campanhas de vacinação. Isso aumenta o risco do retorno de doenças erradicadas em boa parte do mundo. Um exemplo é a poliomielite. Em Belém, a meta é vacinar 66,5 mil crianças, mas até agora, menos de 13 mil foram levadas aos postos. Ou seja, menos de 20% da meta. Cenário parecido ocorre no caso do sarampo. A previsão era vacinar 75 mil pessoas, mas pouco mais de 17,6 mil foram atendidas nos postos da capital paraense. Curiosamente, a procura pela vacina contra a influenza tem sido maior. Na capital paraense, a cobertura chegou a 46,90%. Ainda bem abaixo da meta, mas com percentual acima das outras campanhas.

► O fornecimento de energia elétrica nos municípios de Moju e Tailândia, no nordeste do Pará, foi completamente normalizado às 17h40 de ontem. As duas cidades paraenses estavam sem eletricidade desde domingo, 18.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!