CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'As Forças Armadas devem permanecer quietinhas em seu canto', afirma Joaquim Barbosa

O ex-presidente do STF criticou a fala do ministro da Defesa, general Paulo Sério Nogueira, sobre a segurança das urnas eletrônicas

Repórter 70

Risco nas férias
Agentes de segurança pública do Estado apreenderam linhas cortantes usadas em pipas, na praia do Atalaia, em Salinas.

Imóveis residenciais
O Senado aprovou projeto de lei que prevê a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre ganhos com aluguéis.

 

image (J.Bosco)


"As Forças Armadas devem permanecer quietinhas em seu canto”

JOAQUIM BARBOSA, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ao criticar uma fala do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, sobre a segurança das urnas eletrônicas. Barbosa afirmou em suas redes sociais que pressão sobre a Justiça Eleitoral no pleito deste ano sinaliza ao mundo que Brasil caminha para um golpe de Estado.

PL

CONVENÇÕES
 
No Pará, o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, já decidiu internamente que fará sua convenção estadual no dia 20 de julho, a primeira data estipulada pelo calendário eleitoral para as eleições de 2022. Segundo lideranças da legenda, a data pesou na decisão uma vez que pesquisas internas apontam para a importância de acelerar ao máximo a divulgação da confirmação da candidatura majoritária do senador Zequinha Marinho ao governo do Pará.

CANDIDATOS

A chapa do PL tem ainda confirmados nomes já conhecidos na política do Pará, como o ex-senador Mário Couto, que tenta voltar ao Senado, e o delegado Éder Mauro, deputado federal que busca a reeleição este ano. A convenção será no Pará Clube.

MERENDA

PREFERÊNCIA

O diagnóstico da educação elaborado nos municípios do arquipélago do Marajó pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aponta que a merenda escolar aparece como fator preponderante para manter os estudantes em sala de aula. Mas não é qualquer lanche escolar. Na sondagem respondida pelos alunos, os itens preferidos, e que fazem a merenda valer a pena, são o açaí e seus acompanhamentos, em especial a farinha d’água.
 
FOMENTO
 
O Tribunal de Contas dos Municípios compartilhou a informação com os municípios, reforçando a ideia de que cada vez mais as prefeituras adquiriram esses itens da famílias extrativistas e da agricultura familiar, fomentando essa cadeia produtiva e, ainda, atendendo às preferências alimentares dos estudantes, que em muitas cidades do Marajó ainda têm na merenda escolar a principal refeição do dia.

POSTOS

PREÇOS
 
Deve ser intensificada esta semana a fiscalização do Procon do Pará aos postos de combustíveis para coibir e notificar postos que ainda estejam cobrando valores não condizentes a nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis, energia elétrica e comunicação, que desde o último dia 4 foi fixada pelo governo estadual em 17%, percentual que significa, no caso da gasolina, por exemplo, uma redução média de R$ 0,93 por litro.  

MULTA
 
Nesse cenário, os postos que forem flagrados sem a remarcação dos preços para baixo, estarão cobrando valores abusivos aos consumidores e poderão ser multados. A fiscalização do Procon foi informada ao Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Pará no final da semana passada pela Defensoria Pública do Estado do Pará, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

URNA

AUDITORIA

 
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará fará, pela primeira vez, nas eleições deste ano, a auditoria das urnas eletrônicas em dois polos de votação. O trabalho será feito em Belém, no ginásio Mangueirinho, e em Marabá, no Carajás Centro de Convenções. Ao todo, 27 urnas serão auditadas no Estado. Para organizar o processo, o Tribunal está formando uma Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica (Cave), que será presidida por um juiz eleitoral e ficará responsável por coordenar o trabalho, que contará com o apoio de servidores da Justiça Comum e do Ministério Público.

VERÃO

FILAS

O segundo domingo de julho teve mais a “cara” das férias, com a tradicional saída em massa da capital. Além do trânsito mais intenso na BR-316 desde as primeiras horas da manhã de sábado, outro sinal visível se deu nas filas em São Brás para as viagens ao distrito de Mosqueiro. Mesmo a linha Mosqueiro/São Brás tendo recebido reforço da Prefeitura de Belém com 20 ônibus, triplicando a frota para 30 veículos, a demanda de passageiros nas primeiras horas de sábado e domingo foi intensa. Ontem, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) informou que nos dois dias as filas no terminal de linha da Praça Araújo Martins só foram zeradas depois das 10 horas. O balanço da Semob apontou que nas 20 viagens, até o meio-dia, 900 pessoas foram transportadas para Mosqueiro em cada dia.

Em Poucas Linhas

► Alunos indicados pela Coordenadoria de Diversidade Sexual, da Prefeitura de Belém, finalizaram o “Curso básico de hidratação e escova”, oferecido por meio do Banco do Povo de Belém, mediante contrato firmado com o Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (Senac). Esse foi o segundo curso na área de cabeleireiro oferecido ao público LGBTQIA+. Os beneficiados já planejam empreender montando o próprio salão de beleza, inclusive, com a ajuda do crédito solidário do Banco do Povo.

► Em vigência no modelo de adesão automática desde 9 de julho de 2019, o Cadastro Positivo completou três anos com aumento do acesso ao crédito e inclusão financeira de milhares de brasileiros, segundo dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). A entidade reúne os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo e aponta que, hoje, mais de 140 milhões de cadastros de pessoas físicas e jurídicas integram o banco de dados, o que equivale a 79% da população brasileira.

► Turistas com destino a Soure e Salvaterra terão, a partir desta semana, os serviços do novo ferry boat da empresa Henvil I. A embarcação é a maior do Brasil em sua categoria, e tem capacidade para mil veículos pequenos e mais de mil passageiros. O novo ferry também dispõe de elevador para idosos e pessoas com deficiência.

► A Associação Brasileira de Pesquisa Mineral e Mineração reúne em Belém, em agosto, as maiores empresas do ramo para o Simpósio do Ouro e Feira de Mineração da Amazônia, na Estação das Docas.

► O escritório de projetos de inovação da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), aprovou quatro novos projetos de extensão voltados para as regiões do Marajó e Baixo Tocantins. Os projetos contemplam açaí, produção de mudas e os Sistemas Agroflorestais, os SAFs.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!