Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'As eleições não estão decididas e o jogo pode virar', afirma Roberto Freire, do Cidadania

Presidente nacional do partido, Freire demonstrou otimismo diante do crescimento da pré-candidatura de Simone Tebet (MDB)

Repórter 70

Alívio nas dívidas
O mutuário inadimplente com a casa própria poderá usar o FGTS para negociar o pagamento de até 12 prestações em atraso.

Direitos digitais
O Senado aprovou PEC que acrescenta inclusão digital entre direitos e garantias fundamentais no país. 

 

Roberto Freire (J.Bosco)

 

"As eleições não estão decididas e o jogo pode virar”

ROBERTO FREIRE, presidente nacional do Cidadania, ao demonstrar otimismo sobre o crescimento da pré-candidata Simone Tebet (MDB), um dos principais nomes da terceira via para as eleições de 2022. O político afirma também que a definição sobre o vice na chapa ainda “pode levar tempo”.

É DO PARÁ

NOVIDADE
 
No ar há 18 anos, o programa ‘É do Pará’, um dos maiores sucessos da TV Liberal, estará de cara nova a partir do dia 11 deste mês. O programa deixará o núcleo de Jornalismo e passará a integrar a Área de Programação, passando para o gênero de entretenimento. As mudanças incluem abertura nova, com música composta pelo paraense Edilson Moreno. A apresentação ficará a cargo da jornalista Tainá Aires.
 
PAVULAGEM
 
Na estreia, o programa contará a história dos 35 anos do Arraial do Pavulagem. Para isso, a equipe visitou os municípios de Cachoeira do Arari, no Marajó, de Bragança, no nordeste do Estado, além da capital paraense. As três cidades fazem parte da trajetória do grupo que é uma das principais manifestações culturais do Estado. Após dois, o Pavulagem volta às ruas neste mês puxando os tradicionais arrastões juninos na capital paraense.  

ARTE

CRISE
 
Trabalhadores no setor cultural reclamam  que o prédio da Casa das Artes, antigo Instituto de Artes do Pará, estaria passando por problemas na infraestrutura. Na quinta-feira, 2 de junho, parte do teto do auditório desabou. No momento, alunos de uma escola pública estavam no local para uma atividade cultural, mas não houve feridos. Há informações de que em março, parte do teto de uma das salas já havia desabado. Procurada, a Fundação Cultural do Pará, responsável pelo casarão,  confirmou o problema no forro, mas negou que o prédio esteja abandonado.  “Desde o ano passado, a Casa das Artes vem recebendo obras de manutenção. De caráter emergencial, os reparos envolveram troca completa da calha e instalação de toldos nas varandas, protegendo a infraestrutura dos danos causados pelo clima e pela passagem do tempo”, informou a Fundação em nota enviada à coluna.

VIAGENS

GOVERNADOR
 
Tem sido cada vez mais intensa a agenda do governador Helder Barbalho pelo interior do Estado. Somente no último fim de semana, ele esteve em seis municípios. O roteiro incluiu Parauapebas  e Canaã dos Carajás, onde entregou a UsiPaz Canaã.  No sábado, Helder ainda passou por Água Azul do Norte, onde assinou ordem de serviço para construção Transcanadá. No fim de semana visitou ainda os municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e Redenção.

FISCALIZAÇÃO

MEIO AMBIENTE
 
A conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, recebeu elogios pela forma contundente em que se posicionou durante o Encontro Técnico do Grupo de Trabalho dos Tribunais de Contas da Região Norte, realizado no Amazonas, na última semana. Para ela, a atuação dos órgãos de controle, como fiscalização e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, deve ser feita de forma ativa. “Temos que nos aprofundar nessas ações, induzir a adoção de boas práticas, contribuindo para um planeta melhor. Cruzar os braços significa negligenciar”, disse. Em tempo, vale destacar que o TCE-PA fez duas auditorias operacionais relacionadas ao meio ambiente recentes, e está preparando outras ações nesta área de atuação do Estado.

CANGAÇO

QUEDA
 
O Pará está há um ano e meio sem registro de ocorrências de roubo a banco na modalidade conhecida como “Novo Cangaço” ou “Vapor”.  A Secretaria de Segurança Pública atribui esse dado ao trabalho integrado e de inteligência das forças de segurança, colocando o Estado em destaque em comparação com outras regiões do Brasil onde os índices desse tipo de crime têm aumentado.

CAMPANHA

INFANTIL
 
Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho lançaram campanha nacional com o tema “Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil”.  A campanha terá inserções na TV e material para Internet, além de versão para rádio. No Brasil, cerca de R$ 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre cinco e 17 anos estava em situação de trabalho infantil em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Em Poucas Linhas

► O deputado federal Celso Sabino lançou no sábado, 4, a pré-candidatura à reeleição. O lançamento foi na sede da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná, no bairro do Jurunas, em Belém, e teve a presença do pré-candidato à Presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar.
 
► A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou a primeira chamada do Processo Seletivo Regular 2022 (PSR 2022), para a convocação dos estudantes classificados no certame. Ao todo, 4.267 candidatos, sendo 56 pessoas com deficiência, se inscreveram para concorrer a uma das 1.400 vagas nos 42 cursos de graduação da Ufopa. Entre os cursos mais concorridos estão o bacharelado em Direito, com 20,15 candidatos por vaga, seguido por Farmácia, com 15,76.
 
► Começa hoje a 6ª Semana Nacional de Arquivos, organizada anualmente pelo Arquivo Público Nacional. No Pará, a semana será marcada por programação no Arquivo Público do Estado. Durante a semana, haverá visita às escolas públicas para apresentar documentos que contam a história do Pará e do Brasil, com destaque para o bicentenário da Independência que será comemorado em 2023. O Colégio Deodoro de Mendonça será o primeiro a ser visitado na manhã de hoje.
 
► Começa hoje a Semana do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Pará. O primeiro evento será a assinatura da Carta de Intenção Técnica do grupo Sustentabilidade em Rede.
 
► O Estado divulgou ontem balanço de atendimentos na Usina da Paz  inaugurada há um mês no bairro do Benguí. Segundo os dados oficiais, no período foram realizados mais de 7,5 mil atendimentos no local.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!