REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Antes um pódio estava bom, mas agora eu quero estar sempre no topo', diz Rayssa Leal após título

Repórter 70

Estação Cidadania

Seguindo o modelo de atendimento público na Grande Belém, a Seplad abre hoje os serviços da Estação Cidadania de Itaituba.


Aulões do Enem

A força que a Seduc está dando a alunos que farão o Enem vai além de Belém: aulões ocorrem em Irituia, Marabá, Santarém, Tomé-Açu e Vigia.

 (J. Bosco)

"Antes um pódio estava bom, mas agora eu quero estar sempre no topo”

Rayssa Leal, que aos 14 anos se sagrou campeã mundial de skate no Super Crown X, neste domingo, 6, após superar outras sete atletas - e com direito a uma última manobra espetacular, na Arena Carioca, no Rio de Janeiro.


> PEC
GASTOS


Lideranças do PT, entre elas o paraense Paulo Rocha, que participa da equipe de transição, trabalharam durante todo o dia de ontem para finalizar a minuta da Proposta de Emenda Constitucional que poderá autorizar o novo governo a fazer gastos acima do teto, para manter programas sociais como o auxílio Brasil de R$ 600.
proposta

Depois de uma pausa para descansar na Bahia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva voltou para São Paulo e hoje se junta ao grupo para bater o martelo em torno do texto que será apresentado amanhã, pelo coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, ao presidente da Comissão Mista do Orçamento, o deputado paraense Celso Sabino (União Brasil).        

> COP 27
ALERTA


Na abertura da da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um alerta sobre a gravidade da situação climática global e pediu ação urgente para evitar o caos climático.A cúpula reúne, até o dia 18 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito, representantes oficiais de governos e da sociedade civil para discutir maneiras de enfrentar e se adaptar às mudanças climáticas.

PARTICIPAÇÃO

O evento terá presença de vários líderes mundiais e também espaço específico, além de debates, sobre a Amazônia. O governador Helder Barbalho convidou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para integrar a comitiva liderada pelos governadores da Amazônia. A ida de Lula foi confirmada, assim como é esperada a presença também de Marina Silva, cotada para integrar o alto escalão do futuro governo federal e voltar a ocupar a pasta de meio ambiente.

DELEGAÇÃO

O atual governo federal também estará presente no evento. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a delegação brasileira buscará mostrar o potencial do País para a geração de energia verde. Joaquim Leite tem destacado que o encontro será uma boa oportunidade para atrair investidores estrangeiros interessados em explorar o  potencial de energia produzida em usinas eólicas, solares e de biomassa.
Pesquisa

Durante a COP 27 serão apresentados diversos estudos que relacionam a discussão sobre clima e segurança.  “Amazônia roubada: as raízes do crime ambiental em cinco países”, do Instituto Igarapé, é resultado de uma parceria com a Insight Crime que fornece um panorama da rede e das atividades econômicas que destroem e degradam a Floresta Amazônica em cinco países: Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana e Suriname. O outro estudo aborda os fenômenos migratórios gerados por desastres naturais causados pelas mudanças climáticas.

> MÉDICOS
PAGAMENTO


Em reunião com dirigentes do Sindicato dos Médicos, na última sexta-feira, o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, garantiu que o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Marambaia e do Jurunas seria normalizado. Médicos das duas unidades paralisaram as atividades por falta de pagamento. As UPAs são administradas pela Organização Social InSaúde.
 
ATRASO

Bezerra admitiu que há atraso de 60 dias nos repasses à OS, mas afirmou que, por contrato, só pode haver suspensão dos serviços após 90 dias de atraso, e que a Prefeitura notificaria a Organização. No Pronto Socorro Mario Pinotti, na 14 de Março, a empresa terceirizada responsável pelo atendimento de traumatologia também vem reclamando dos sucessivos atrasos.        
 
> CONCURSO
EDITAL


Confirmado para dezembro o lançamento do edital para concurso público que vai selecionar pessoal para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Serão ofertadas 136 vagas, sendo 86 para nível superior, como para engenheiro florestal, além das demais vagas destinadas a pessoal com ensino médio completo.

EMPOUCASLINHAS

- Após dois anos sem realização dos jogos por conta das restrições da pandemia, voltam a ser realizados neste mês os VI Jogos da Maturidade do Grupo Cynthia Charone

- O evento será realizado em parceria com a Universidade do Estado do Pará e vai reunir mais de 300 inscritos idosos, participantes de programas de envelhecimento ativo e saudável em Belém e Ananindeua.

-  Os Jogos da Maturidade incluem modalidades adaptadas sob a supervisão da equipe de profissionais de educação física, entre elas mini vôlei, vôlei adaptado, basquete adaptado, chute gol, boliche, entre outras.

- O Ministério Público do Pará vai ganhar nova sede, que ficará localizada na avenida Doutor Freitas.

- O primeiro passo foi dado na última sexta, quando o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Jr., e o governador Helder Barbalho, assinaram Termo de Execução Descentralizada.

- O documento permitirá cooperação técnica para contratação da elaboração de projetos básicos e executivos de arquitetura e complementares de engenharia para a construção da nova sede.

- A Prefeitura de Belém e a Universidade Federal do Pará firmaram acordo para fazer um mapeamento do trabalho infantil na capital paraense, além de desenvolverem, juntas, ações para erradicar o problema.

- O contrato para a realização da pesquisa foi assinado na tarde de quinta-feira, 3, pelo presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, e pela coordenadora do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), Daniela Castilho.

- O presidente da Federação da Agricultura do Pará (Faepa), Carlos Xavier, fará hoje a abertura do V Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa.

- O evento é realizado pela equipe gestora do Plano Estratégico Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (EGE-PA), que reúne instituições do setor público e privado.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!