CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Agradeço pelo que nos dizem sobre o que está errado na igreja', disse Papa Francisco à imprensa

O religioso agradeceu a ajuda de jornalistas na revelação de escândalos relacionados a abusos sexuais realizados por membros do clero

Repórter 70
fonte

Acesso a cirurgias
Comissão da Câmara dos Deputados debate sobre a realização de cirurgia bariátrica por laparoscopia no SUS.

Durante a pandemia
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, houve aumento de 60% nas fraudes financeiras no país.

image

"Agradeço vocês pelo que nos dizem sobre o que está errado na Igreja, por nos ajudarem a não esconder isso embaixo do tapete, e pela voz que vocês deram às vítimas de abuso”

PAPA FRANCISCO, ao agradecer no sábado, 13, a ajuda de jornalistas do mundo inteiro na revelação de escândalos relacionados a abusos sexuais realizados por membros do clero da Igreja Católica.


O LIBERAL

ANIVERSÁRIO

O feriado de Proclamação da República marca também um momento importante para a história da imprensa paraense. O jornal O LIBERAL, o mais tradicional veículo jornalístico do Estado, completa hoje 75 anos de existência, permanecendo como um dos meios de maior credibilidade do País, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais presente no mundo digital, incorporando modernas tecnologias e se adaptando à revolução da comunicação na última década.

HISTÓRIA

O LIBERAL foi fundado em 1946. No início eram apenas quatro páginas que continham basicamente artigos de opinião. A guinada veio em 1966, quando o veículo foi comprado pelo visionário empresário Romulo Maiorana, que deu início à profissionalização do impresso, construindo a trajetória que trouxe o jornal até aqui.

COMEMORAÇÃO

A comemoração pelos 75 anos, que já vem sendo marcada com o lançamento de novos produtos como a série “Somente a Verdade”, vai ganhar uma edição especial com data dupla no sábado, 27, e domingo, 28 de novembro. A edição está sendo preparada por uma grande equipe de profissionais e vai mostrar a revolução nas comunicações, o impacto dessa revolução no jornal e na sociedade de um modo geral.

VACINAS

DÉFICIT

Enquanto Belém está com 70% da população vacinada com as duas doses contra a covid-19, a média do Pará, nos demais municípios, é inversa, de apenas 30%. O quadro preocupa bastante a Sociedade Paraense de Infectologia, já que na capital, que fez todas chamadas para a imunização, inclusive da dose de reforço, as mais de 300 mil pessoas sem nenhuma dose de vacina podem representar o número de pessoas que não atenderam aos chamados por não acreditarem na imunização.

COBERTURA

No interior os números podem indicar uma velocidade ainda pequena de remessas de vacinas para que aumente o percentual de imunizados com a segunda dose da vacina. A preocupação com a baixa cobertura no interior é de uma terceira onda com maioria de casos da variante delta do coronavírus.

BELÉM

Levantamento recente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) apontou que mais de 75% dos últimos casos contraídos em Belém são da variante delta, que é muito mais transmissível e, sem a vacina, tem alto índice de evolução para formas mais graves da doença.

HOMENAGEM

BOLSONARO

O vereador Zezinho Lima (Avante) avalia a possibilidade de entrar com mandado de segurança contra a mesa diretora da Câmara Municipal de Ananindeua. O motivo é o adiamento de mais de dois meses para que seja incluído na pauta a votação do requerimento no qual Lima pede a concessão do título de cidadão de Ananindeua para o presidente da República, Jair Bolsonaro. O requerimento fundamenta-se, segundo o vereador, em relevantes serviços prestados pelo presidente na área da segurança pública de Ananindeua.

CHOCOLATE

ESCOLA

Na condição de maior produtor de cacau do Brasil, o Pará pode ganhar muito mais se fomentar os estudos e o empreendedorismo na industrialização das amêndoas do cacau produzido. Essa é a avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier. Ele participou da inauguração da Escola-Indústria de Chocolate de Castanhal, a segunda instalada no Pará. A primeira foi instalada há um ano no município de Igarapé-Miri, no Baixo Amazonas.

INDÚSTRIAS

O ideal, segundo ele, é que sejam instaladas o mais rápido possível as demais unidades projetadas pelo governo do Estado, mas que também poderão contar com o apoio da iniciativa privada, nos municípios de Tomé-Açu, Altamira e Medicilândia, que são os maiores produtores de cacau do Pará, e, com esse tipo de fomento, têm todas as condições para se tornarem celeiros de indústrias de produção de chocolate.

EM POUCAS LINHAS

► Um dos nomes paraenses de maior destaque na 26ª Conferência Mundial do Clima (COP26), a líder indigenista Alessandra Korap Munduruku teve a casa arrombada na manhã do último sábado, em Santarém, oeste do Pará. Lideranças de defesa dos povos indígenas e dos Direitos Humanos têm tratado a invasão como um ataque político. No momento da invasão, Alessandra, o marido e os dois filhos não estavam no local.  Eles contam que têm evitado ficar na casa,  justamente por questões de segurança.

► Melhorias habitacionais para Ananindeua serão contempladas no próximo ano pela Secretaria Nacional de Habitação. É o que assegurou o titular da pasta, Alfredo Santos, ao deputado federal Cássio Andrade (PSB) e ao secretário de habitação de Ananindeua, Alexandre Gomes. Santos recebeu os dois em seu gabinete, em Brasília, onde eles apresentaram novos projetos e pediram a retomada urgente das obras no residencial Pouso do Aracanga, no bairro do Aurá. A obra está parada, e se for concluída deve beneficiar mais de 1,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

► O Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA) está completando 45 anos. Fundado pela professora doutora Terezinha Valim, o grupo tem como principal missão a formação de professores e a iniciação científica infantojuvenil.

► Serão certificados amanhã os participantes da oficina de reaproveitamento de pneus na área do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A oficina reuniu 20 moradores dos bairros da Condor, Cremação e Jurunas para incentivar a preservação ambiental, já que no Brasil, anualmente são descartadas 450 mil toneladas ou 90 milhões de pneus. Eles levam 600 anos para se decompor na natureza e ainda podem ser foco de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!