Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência', afirmou Walter Braga sobre representantes

Ministro da Defesa falou sobre o processo de escolha dos representantes no Executivo e Legislativo

Repórter 70

De volta à sala de aula
O governo paraense vai apresentar, hoje, o plano para a retomada das aulas presenciais nas escolas da rede estadual.

Sem medo
Ambulantes ignoram os riscos de atropelamento nos cruzamentos de Belém para garantir alguma renda na pandemia.

 (J.Bosco)

“Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias."

Foi o que disse, ontem, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Ele reafirmou que não há ameaça contra as eleições presidenciais de 2022, ao desmentir a reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" que noticiou que o ministro teria mandado recado, por um interlocutor político, ao presidente da Câmara, Arthur Lira, de que o país não teria eleições em 2022, caso o voto impresso e auditável não fosse aprovado.

CLOROQUINA

Polêmica

Divulgado nas redes sociais, o vídeo da preparação da médica Mayra Pinheiro, conhecida como a “Capitã Cloroquina”, para depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covi-19, revelou que entre os conselheiros favoráveis ao uso da cloroquina estava o biólogo da Universidade do Estado do Pará (Uepa) Bruno Regis Andriolo. Questionada sobre a defesa do uso da cloroquina contra a covid-19, por um pesquisador de seu quadro, a Uepa respondeu que a posição do professor é isolada e não representa uma posição da instituição. Informou também que “não existe nenhum estudo institucionalizado sobre a eficácia da cloroquina ou de outros medicamentos contra a covid-19”. Remédio usado contra a malária e para controle de doenças autoimunes, a hidroxicloroquina chegou a ser incluída no protocolo de tratamento da covid-19, mas estudos clínicos descartaram a eficácia do medicamento e apontam para riscos do uso por pacientes com problemas cardíacos.

COTIJUBA

Centro

Em visita a Cotijuba nesta semana, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou as ruínas do antigo presídio que funcionou na ilha durante anos. As ruínas e o terreno pertencem ao governo do Estado e o prefeito revelou que vai conversar com o governador Helder Barbalho  para que o imóvel seja repassado ao município. Lá, Edmilson disse que pretende construir um prédio multiúso com espaço para auditório, exposições de artesanato, área para o comércio informal e oficinas educativas.

JUSTIÇA

Retomada

Com os números da vacinação avançando, colocando o Pará entre os cinco Estados que mais têm imunizado a população, a Justiça do Trabalho se prepara para retomar suas atividades presenciais no mês de agosto. A expectativa é de que o retorno seja feito de forma gradual, mas a meta é chegar ao final do mês com 100% do pessoal atuando presencialmente.

E mais...

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região passou a utilizar um sistema criado pelo TRT14 para recebimento de reclamações trabalhistas de forma on-line. Moradores de cidades do Pará e Amapá, os dois Estados sob jurisdição da Justiça do Trabalho da 8ª Região, mesmo sem advogado, podem protocolar reclamações através do site da Corte. Basta preencher o formulário disponível no portal. Depois é só aguardar a informação dos dados da audiência. Tudo sem sair de casa.

VACINA

Ribeirinhos

O Ministério Público Federal (MPF) está preocupado com o ritmo, ainda lento, de vacinação contra a covid-19 da população ribeirinha do Estado do Pará. Os ribeirinhos fazem parte do grupo prioritário, segundo o Plano Nacional de Imunização. Entre as áreas que mais preocupam está o Arquipélago do Marajó, que teria recebido 238.224 doses de vacina, mas aplicado apenas 146.407, de acordo com dados divulgados pela campanha “Marajó Vivo”. O MPF enviou, ontem, documento à Secretaria de Estado de Saúde pedindo explicações sobre a discrepância. Também abriu procedimentos para investigar o atendimento aos ribeirinhos em Santarém, Marabá, Tucuruí e Itaituba. E foram enviados ofícios com questionamentos às prefeituras de Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Tailândia, Novo Repartimento e Pacajá.

HOMENS

Educação

A Defensoria Pública do Pará marcou para 5 de agosto a inauguração do que deve ser o primeiro centro educativo para homens envolvidos com a violência doméstica da região Norte. O espaço, batizado de “Eles por Elas”, é parte das exigências da Lei Maria da Penha, que prevê a criação desses centros educativos para atender os homens. Gerente do centro, Rosana Lemos Faraon diz que o programa tem como objetivo a “construção de uma masculinidade saudável e positiva”. Ou seja, será um espécie de escola onde os agressores poderão aprender o bê-á-bá dos direitos das mulheres.

DIA DOS PAIS

Comércio

Acordo firmado entre patrões e empregados do comércio vai permitir que os shopping centers funcionem até as 23 horas no segundo sábado de agosto, véspera do Dia dos Pais. Também prevê que não haverá fechamento dos estabelecimentos no dia 15 de agosto, feriado estadual que marca a adesão do Pará à Independência do Brasil. Com a retomada de boa parte das atividades econômicas, o avanço da vacinação e a queda nos registros de casos da covid-19, a expectativa do setor é de movimento bem maior neste segundo semestre.  

EM POUCAS LINHAS

► Diante de reclamações diárias de moradores da Pedreira, em Belém, por causa da falta de água nas torneiras, a Companhia de Saneamento do Pará se posicionou informando que esse é um dos bairros com obras de substituição de rede em andamento, o que pode tornar as interrupções no abastecimento ainda mais frequentes.

 ► A procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa do Pará, deputada Nilse Pinheiro (Republicanos), vai acompanhar os estudos sobre os indicadores da atuação política feminina nas esferas federal, estadual e municipal. Os estudos serão executados por meio do Observatório Nacional da Mulher da Câmara dos Deputados.

► Terminam hoje as inscrições para os primeiros cursos da Escola de Formação Política do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A escola vai oferecer curso em três módulos que vão o abordar o antes, o durante e o depois do processo eleitoral. São 100 vagas ofertadas e há reserva de cotas para negros, jovens entre 16 e 20 anos, comunidade LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência. As aulas serão virtuais e também presenciais.

► Alvo de investigação da Polícia Federal, suspeito de vazar informações sobre as operações da corporação, Everaldo Eguchi gravou vídeo ao lado do presidente do PTB, Roberto Jefferson. No vídeo enviado para a sua rede de contatos, Eguchi elogia Jefferson, a quem considera um padrinho político.   

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!