Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Acabou a época de projetos esquecidos nas gavetas', afirmou Arthur Lira

Presidente da Câmara voltou a defender a PEC que institui o semipresidencialismo no Brasil

Repórter 70

Viroses avançam
Aumentou em 49,34% o número de crianças atendidas pelo “Abelardo
Santos” com as viroses de verão.

Desrespeito no trânsito
Virou rotina ver motociclistas trafegando pelas ciclofaixas de Belém para fugir dos congestionamentos.

 (J.Bosco)

"Acabou a época de projetos esquecidos nas gavetas. E o semipresidencialismo é mais um desses. Surgiu antes da crise atual. Não é invenção minha"

O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), voltou, ontem, a defender em postagem nas redes sociais a proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o semipresidencialismo no Brasil. Depois de receber críticas da oposição, que viu na ideia uma manobra para fortalecer o Centrão, Lira destacou que a mudança de sistema de governo, se aprovada, só valerá para as eleições de 2026.

FUNDO

Eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que vetará o aumento no fundo eleitoral “em respeito aos trabalhadores”. O presidente disse também que está a cargo do Ministério de Minas e Energia um projeto que permite às comunidades indígenas que vivem em terras demarcadas desenvolver atividades como garimpo, criação de pequenas centrais hidrelétricas e cultivo de plantações.

FLORESTAL

Pesquisa

Em vigência desde 2006, o atual programa de produção madeireira por concessões florestais se esgotará em 35 anos se não for revisto. Esse é o resultado de um estudo publicado no periódico “Forest Ecology and Management”, que conta com o envolvimento de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Os cientistas explicam que as concessões florestais na Amazônia brasileira cobrem atualmente apenas 1,6 milhão de hectares (Mha), mas estima-se que a área total do potencial de concessões seja de 35 Mha.

VACINAÇÃO

Presos

Em Belém, 1.123 custodiados do sistema penitenciário já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, número que representa 91% do total de pessoas privadas de liberdade na capital paraense. O objetivo da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) é imunizar, até o final deste mês, toda a população privada de liberdade do Pará, que totaliza 15.682 internos.

FINANÇAS

Estresse

As finanças causam estresse e refletem na vida familiar de 58,4% dos brasileiros, segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro. A pesquisa nacional mostrou ainda que apenas 21,9% dos brasileiros se sentem preparados para lidar com uma grande despesa inesperada.

AULAS

Presenciais

Marcado para a próxima sexta-feira, o anúncio do plano estadual de retorno às aulas presenciais é esperado por boa parte das prefeituras que devem seguir, nas redes municipais, o modelo desenhado pela Secretaria de Estado de Educação. O governo já anunciou o retorno das aulas para 2 de agosto, mas o assunto tem gerado debates. Professores defendem que o retorno só ocorra após a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em todos os profissionais de educação, o que só deve ser feito na metade do segundo semestre.

PORTO

Mudança

O Ministério Público do Pará e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realizam, hoje, audiência pública para debater a segunda fase do projeto Porto Futuro. O encontro, que começa às 10h, será para apresentar e esclarecer dúvidas sobre os possíveis novos usos dos Armazéns 04, 04-A, 05, 06 e 06-A, além da remontagem dos galpões 11 e 12, repassados pela Companhia Docas do Pará ao governo estadual. As informações até o momento são de que a Secult pretende implantar na área um museu sensorial do Círio de Nazaré e um espaço para exposição de arte contemporânea, ampliando a área portuária usada como equipamento turístico na capital paraense.

ELEIÇÕES

Urnas

O procurador regional eleitoral no Pará, Felipe de Moura Palha e Silva, e seis de seus antecessores no cargo divulgaram ontem nota pública em defesa do atual sistema eleitoral brasileiro. No documento, os procuradores afirmam ter total confiança na segurança das urnas eletrônicas. “Não se trata de querer impedir o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, desde que respeitados o devido processo legislativo e judiciário e o calendário eleitoral. Não se pode concordar, no entanto, com retrocessos institucionais e o sistema eleitoral não pode ser desautorizado por ataques vazios e infundados”, escrevem.

DESMATAMENTO

Recordistas

Balanço divulgado ontem pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia aponta que quatro municípios paraenses - Altamira, São Félix do Xingu, Novo Progresso e Itaituba - lideram o ranking dos que mais desmataram em junho deste ano. Juntos, os quatro responderam por uma área desmatada de 174 quilômetros quadrados, o equivalente a 52% de toda a devastação registrada no Pará no mês passado.

EM POUCAS LINHAS

► O presidente da Associação dos Municípios do Marajó e prefeito de Soure, Guto Gouvea, teve seu aparelho celular clonado. O hacker tem usado o nome do prefeito para pedir dinheiro emprestado, alegando emergência. Um das mensagens pedia R$ 150 mil e chegou ao secretário municipal de Finanças de Soure, Alexandre Moura. O depósito não foi feito.  

► Terminam hoje as inscrições para o processo seletivo especial da Universidade Federal do Pará (UFPA) destinado a indígenas e quilombolas. Serão ofertadas 336 vagas, sendo 168 para indígenas e 168 para quilombolas, em 84 cursos em oito campi da UFPA. Não há cobrança da taxa de inscrição. As provas poderão ser feitas em Altamira, Abaetetuba, Cametá e Soure.

► Nascido na comunidade Boim, no município de Santarém, no oeste paraense, dom Gilberto Pastana de Oliveira, de 65 anos, tomou posse no domingo, 18, como novo arcebispo de São Luís, no Maranhão.

► Após uma sequência de assaltos, um deles com refém e negociação que durou seis horas, a Prefeitura de Juruti pediu ao governo do Estado reforço na segurança da cidade. O pedido foi atendido e uma guarnição de Santarém seguiu para dar apoio aos policiais militares de Juruti.

► O Instituto Floresta Tropical (IFT) promoveu encontro entre representantes da empresa Stihl e líderes comunitários da Reserva Extrativista (Resex) Arióca Pruanã, no município de Oeiras do Pará. A ação faz parte de um projeto firmado entre a companhia alemã de ferramentas motorizadas e o IFT, que prevê o fortalecimento das organizações locais, doação de ferramentas e aprimoramento técnico para a população da Resex.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!