Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A véia tá on! Bom dia, babies', escreveu Simaria nas redes sociais

Aos 40 anos, a cantora postou fotos sensuais no Instagram e, horas depois, a imprensa divulgava o fim da dupla formada por ela e Simone após dez anos de carreira

Repórter 70

Ajuda com o botijão
Já está disponível a quinta parcela do “Vale Gás” para as famílias inscritas no CadÚnico com renda igual a zero do Pará.

Sufoco para todos
A falta de energia elétrica deixou 18 bairros de Belém e cinco de Ananindeua sem água nas torneiras na noite de ontem.

 

Simaria (J.Bosco)


"A véia tá on! Bom dia, babies.”

Foi a mensagem postada no Instagram, ontem, pela cantora sertaneja Simaria. Aos 40 anos, ela surpreendeu os fãs ao divulgar fotos sensuais na rede social. Horas depois da postagem, a imprensa divulgava a nota oficial sobre o fim da dupla formada por Simaria e Simone após dez anos de carreira.

AEROPORTOS

DISPUTA

Considerado como coadjuvante no leilão onde o destaque era o terminal aeroviário de Congonhas (SP), o bloco que reúne os Aeroportos Internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP) surpreendeu até aos mais otimistas. Foi arrematado pelo consórcio Novo Norte Aeroportos com um ágio de 119,78%. O lance mínimo era de R$ 59 milhões. O martelo foi batido quando o consórcio vencedor fez uma proposta de R$ 125 milhões.

EMOÇÃO

Além do Novo Norte, o grupo Vinci Airports estava no jogo que teve momentos emocionantes com a disputa quase milhão a milhão de reais. Especialista ouvido pela coluna afirma que o leilão foi um sinal de que a iniciativa privada viu na região um potencial que o poder público não enxergava.

PRAZOS

Passado o leilão, começa a contar o prazo para possíveis contestações ao resultado. A previsão é de que o contrato com o novo gestor seja assinado em novembro deste ano. O valor arrecadado pelo governo federal no leilão será destinado para o Fundo Nacional da Aviação, que será usado para manutenção dos terminais ainda geridos pelo poder público. As empresas se comprometem, via contratos, a fazer novos investimentos em melhorias nos terminais.  

CONTAS

REPROVAÇÃO

Depois do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ontem foi a vez do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Pará encaminhar para a Justiça Eleitoral a lista de gestores que tiveram contas rejeitadas pelo órgão e que, por isso, estão inelegíveis de acordo com a Lei da Ficha Limpa. O documento relaciona 1.436 nomes e se refere a 2.652 decisões já que, em alguns casos, um gestor teve mais de uma conta rejeitada. A lista do TCM do Pará é referente a julgamentos feitos entre agosto de 2014 e julho de 2022.

CONTESTAÇÃO

Com base nessas listas, os partidos políticos, as federações, os candidatos e o Ministério Público Eleitoral (MPE) poderão impugnar (contestar) os registros de candidatos. No primeiro dia do prazo, o MPE contestou sete candidaturas. Até o final desta semana, o número deve crescer ainda mais.

MINORIAS

RECURSOS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, ontem, que os diretórios estaduais de partidos políticos terão que informar nas prestações de contas enviadas à Justiça Eleitoral o total de recursos do Fundo Partidário destinado às candidaturas de mulheres e pessoas negras. A decisão foi tomada em resposta a questionamento feito pelo Podemos. A minirreforma eleitoral definiu uma série de regras para aumentar a diversidade da representação nas casas legislativas, criando mecanismos para que os partidos aumentem recursos e tempo de propaganda gratuita para mulheres e negros.

ACERVO

SCHIVASAPPA

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) receberá, nesta segunda-feira, 22, o acervo que pertenceu à artista paraense Margarida Schivasappa, que fez parte da Comissão Paraense de Folclore. A doação foi feita pelo economista Antônio Pantoja da Silva. Ele é amigo de Dilma, filha de Margarida Schivasappa, de quem recebeu fotografias, certidões, cartas da musicista e folclorista, cuja biografia está no livro “Margarida Schivasappa: a primeira-dama do teatro paraense”, de autoria de Antônio Pantoja. A entrega oficial do acervo será feita durante cerimônia para comemorar o Dia Internacional do Folclore, na sede do IHGP.

MINISTROS

BELÉM

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), estará em Belém no dia 16 de setembro. Virá para o “Seminário Jurídico – Construindo o Direito”. Além de Mendonça, o evento vai reunir também o ministro Mauro Campbel, do Superior Tribunal de Justiça, e o diretor jurídico da Caixa, Gryecos Attom. O tema do seminário é “Modernização normativa, desburocratização e previsibilidade jurídica para melhoria do ambiente de negócios da indústria da construção”.

Em Poucas Linhas

► Prossegue até o dia 15 de setembro o prazo de inscrição para as empresas que queiram divulgar vagas de emprego para pessoas com deficiência e/ou reabilitadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social. Os empregadores interessados deverão encaminhar pedido de inscrição para o endereço reconecta@mpt.mp.br. A ação faz parte do programa “Reconecta”, que foi criado para ajudar a popularizar a Lei das Cotas no Brasil.

► Previsto para domingo, 21, o encontro de formação dos dirigentes das peregrinações que antecedem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi remarcado para o dia 28. O local e o horário foram mantidos. O encontro será na sede campestre da Assembleia Paraense, a partir das 8h30.

► Os promotores Alexandre Tourinho e Fabia Fournier serão empossados, hoje à noite, na presidência e vice-presidência da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep). O mandato é de dois anos.

► A Coordenadoria Municipal da Diversidade Sexual de Belém realizará, hoje, uma programação alusiva ao Dia Nacional do Orgulho Lésbico. A programação será das 14h às 17h, no complexo Ver-o-Rio.

► O Tribunal Regional Eleitoral do Pará agendou para hoje a reunião com os representantes dos partidos políticos, coligações e federações partidárias para o sorteio que irá definir a ordem inicial da veiculação da propaganda eleitoral gratuita que começará no próximo dia 26. Também serão feitos os planos de mídia com a distribuição do tempo das inserções da propaganda ao longo da programação das emissoras de rádio e televisão.

► A briga pelo comando nacional do Pros teve reflexos diretos no Pará. Pressionada pelo novo diretório nacional da legenda, agora alinhada ao candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Shirley de Souza anunciou a retirada da candidatura ao Governo do Pará.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!