CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A nossa soberania tem que ser respeitada'

Foi o que afirmou, ontem, a candidata do União Brasil à Presidência da República, Soraya Thronicke, em sabatina capitaneada pelo Grupo Liberal em parceria com oito veículos da Amazônia Legal. Soraya foi questionada sobre a importância do Fundo Amazônia, cujos recursos foram congelados por países europeus

Repórter 70

Festa da fé
Hoje tem três romarias oficiais do 325º Círio de Nazaré no município paraense de Vigia. E, amanhã, tem a grande romaria.

Olhar infantil
Crianças com até 12 anos têm até hoje para  se inscrever no congresso municipal que vai discutir as propostas delas para Belém.

image Soraya Tronicke (J. Bosco)

"A nossa soberania tem que ser respeitada.”

 

Foi o que afirmou, ontem, a candidata do União Brasil à Presidência da República, Soraya Thronicke, em sabatina capitaneada pelo Grupo Liberal em parceria com oito veículos da Amazônia Legal. Soraya foi questionada sobre a importância do Fundo Amazônia, cujos recursos foram congelados por países europeus. “O mundo tem hoje consciência do que é a Amazônia, só que a Amazônia é nossa”, diz ela.

TRAGÉDIA

Solidariedade

Ganhou repercussão nacional o naufrágio da embarcação clandestina que saiu do Arquipélago do Marajó com destino a Belém e afundou às proximidades da Ilha de Cotijuba, na última quinta-feira, 8. Uma equipe do programa “Profissão Repórter” (TV Globo/ TV Liberal) desembarcou na capital paraense para acompanhar os desdobramentos da tragédia. Até ontem à tarde, o número de mortos chegou a 18.  Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Simone Tebet (MDB) usaram as redes sociais para prestar solidariedade aos familiares das vítimas.  

Ministra

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelo programa “Abrace o Marajó”, também divulgou nota lamentando as perdas e prestando solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. “Neste difícil momento, a titular do MMFDH, Cristiane Britto, expressa sentimentos e deseja força e alento às famílias das vítimas a fim de que superem suas perdas”, diz a nota. Cristiane também anunciou que colocou a estrutura ministerial à disposição das autoridades estaduais para o auxílio às vítimas.

VACINA

Calendário

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém informa que a campanha de multivacinação contra a covid-19, gripe, sarampo e poliomielite estará suspensa hoje e amanhã. O atendimento será retomado na segunda-feira, 12, nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército), além da Universidade da Amazônia, Centro Universitário Fibra e Unifamaz. Atualmente, a vacinação contra a covid-19 é destinada a pessoas com idade acima de três anos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose do imunizante.  Quem tem 18 anos ou mais e já tomou duas doses há mais de quatro meses deve fazer o reforço vacinal.

Gripe

Está disponível desde junho a vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir dos seis meses. Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos de idade e trabalhadores de saúde. Já a imunização contra a poliomielite deve ser aplicada nas crianças menores de cinco  anos de idade.

RODOVIÁRIOS

Multa

Em decisão proferida na tarde de ontem, a desembargadora Alda Couto, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, determinou que, em caso de futura paralisação, os sindicatos que representam os rodoviários de Belém, Ananindeua e Marituba garantam a circulação de 80% da frota de ônibus urbanos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. A decisão foi tomada em dissídio coletivo de greve impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Belém.  

CONCURSO

Resultado

A Procuradoria-Geral do Estado do Pará divulgou ontem, no Diário Oficial do Estado, a lista de candidatos aprovados na primeira fase do 21º concurso público para procurador do órgão. Dos 1.799 inscritos, apenas 1.291 fizeram a prova objetiva, aplicada nos municípios de Belém, Santarém e Marabá. Nesta fase inicial, foram aprovados 154 candidatos, que devem passar para a etapa seguinte de provas escritas.

ENSINO

Vagas

Mais de 11,4 mil estudantes são esperados para fazer, amanhã, a prova do Processo Seletivo Especial do programa “Forma Pará”. Estão em disputa 1.790 vagas para graduação nas Universidades Federais Rural da Amazônia, do Oeste do Pará e do Sul e Sudeste do Pará. As provas serão aplicadas em 35 municípios paraenses. O “Forma Pará” foi criado em 2019 e a meta é reduzir o déficit de vagas do ensino superior no Estado.

CHOCOLATE

Festival

Pela sétima vez, Belém será a sede do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. O evento será realizado no período de 22 a 25 deste mês, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. São esperados 120 expositores de 250 marcas. Realizado desde 2009, o festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina.

EM POUCAS LINHAS

► O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, foi homenageado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos pelo apoio ao desenvolvimento da pós-graduação, da ciência e da tecnologia no País.

► Tourinho recebeu um troféu das mãos do presidente da entidade, Vinicius Soares, durante encontro no prédio da Reitoria, no campus universitário do Guamá, em Belém.  

► A Secretaria Municipal de Saúde promoverá hoje, das 9h às 15h, no Parque Shopping, a 79ª Feira de Adoção de Cães e Gatos.

► São 28 animais adultos e filhotes que foram resgatados das ruas da capital e estarão prontos para ganhar um novo lar.

► Todos os animais destinados para a adoção já estão vacinados, castrados, vermifugados e microchipados.

► A Universidade do Estado do Pará receberá a visita, nesta terça-feira, 13, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no campus do bairro do Telégrafo.

► O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará promoverá nesta sexta-feira, 16, a sétima edição do seminário jurídico “Construindo o Direito”.

► O evento é promovido pelo Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

► A aula magna será proferida pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.

► Em breve, o Centro de Oftalmologia da Beneficente Portuguesa vai ampliar os seus serviços, sob a coordenação dos doutores Juliano Machado e Igor Parente.

► Os destaques são a modernização do centro cirúrgico, agregando as cirurgias de retina, que contemplarão os pacientes do Sistema Único de Saúde.

► Haverá, ainda, a abertura para atendimentos a convênios e particulares, em um espaço exclusivo, incluindo novos equipamentos de alta tecnologia no segmento oftalmológico.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!