CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A nossa missão é pacificar o Brasil com os brasileiros', afirma Simone Tebet

A senadora foi escolhida pelo MDB para ser pré-candidata à Presidência da República

Repórter 70

Dia de comemoração
Hoje, às 20h, tem concerto gratuito pelos 17 anos do projeto “Choro do Pará” no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém.

De olho na sorte
A Mega-Sena acumulou e o próximo concurso, cujo sorteio será neste sábado, 28, deve pagar prêmio de R$ 100 milhões.

image Senadora Simone Tebet (MDB-MS) (J. Bosco)

"A nossa missão é pacificar o Brasil com os brasileiros.”

Foi o que afirmou, ontem, a senadora Simone Tebet (MS), um dia depois de ser escolhida como pré-candidata do MDB à Presidência da República. Ela disse ter “total confiança” no apoio do PSDB a seu nome e prometeu atuar na campanha pela “pacificação” do País.

TRÉGUA

CÂMARA

Um dia depois de o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (MDB), fazer um discurso duro em que anunciou um possível rompimento com o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), os dois se encontraram pessoalmente e, diferentemente do que era esperado, o clima foi cordial e, pelo menos por enquanto, foi estabelecida uma trégua. Pirão e Edmilson posaram para fotos e deram entrevistas lado a lado.

RESPEITOSO

Edmilson foi à Câmara Municipal para participar da sessão especial em homenagem aos 200 anos da imprensa no Pará. Ao lado do presidente da Casa, o prefeito garantiu que, apesar de eventuais discordâncias, não há rompimento. “Aqui e ali, divergimos, mas ele é sempre respeitoso porque é um democrata”, disse.

TAXISTAS

O imbróglio entre Zeca Pirão e Edmilson foi provocado pelo veto do Executivo ao projeto de lei que permite que táxis trafeguem pelas pistas exclusivas para os ônibus do BRT. No encontro de ontem, Zeca Pirão pediu que o prefeito envie a São Paulo uma pessoa de sua confiança para conferir, in loco, como funciona o sistema. Na capital paulista, os taxistas já usam a faixa exclusiva e a medida agradou os passageiros e taxistas. Edmilson prometeu que vai avaliar o caso e, só depois, os dois voltarão a conversar sobre o assunto.

VIAGENS

PORTUGAL

Motivada pelo aumento na procura por viagens a Portugal, um dos países que controlou bem a pandemia de covid-19, a companhia aérea TAP vai ampliar, a partir deste mês, a frequência dos voos diretos entre Belém e Lisboa, a capital portuguesa. A partir desta semana, o número de viagens passa de duas para três saídas semanais, que agora acontecem em voos noturnos às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

SUICÍDIO

PREVENÇÃO

Em resposta ao aumento de registros de suicídios em Belém nos últimos dez dias, o vereador Fernando Carneiro (PSol) protocolou, na última segunda-feira, 23, dois projetos de lei propondo medidas preventivas. O primeiro cria o programa municipal de prevenção ao suicídio e de promoção do direito ao acesso à saúde mental entre jovens e adolescentes. O outro obriga a instalação de equipamentos de proteção nos shopping centers da capital paraense.

PREOCUPAÇÃO

Ambos têm consultoria do advogado Hugo Mercês, integrante da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, e conta com a parceria do Movimento de Luta Antimanicomial. No Pará, os casos de suicídio não param de crescer. Em 2020, foram 348 ocorrências em todo o Estado. Já em 2021, subiu para 390. Isso representa uma morte a cada 25 horas no nosso Estado, o que tem preocupado a sociedade paraense e o poder público.

CHUVAS

EMERGÊNCIAS

As chuvas acima da média castigaram neste mês os municípios do nordeste e oeste paraenses. Desde o início de maio, o Governo do Pará já decretou situação de emergência em onze cidades. Em nota enviada à coluna, a Defesa Civil do Pará e o Corpo de Bombeiros do Estado informaram, ontem, que fazem um levantamento técnico diário das famílias desabrigadas para prestar auxílio. Entre os municípios em situação de emergência estão os de São Félix do Xingu, Curuá, Belterra, Mojuí dos Campos e Alenquer. A Secretaria de Estado de Comunicação informou que o nordeste paraense está sendo tratado como zona afetada e, por isso, recebe, no momento, atenção especial e estratégica de ações do governo.

DISPARATE

FORNECEDORES

Durante o lançamento do livro que marca os 20 anos da Redes, braço da Federação das Indústrias do Pará - cuja missão é fomentar os fornecedores paraenses a vender para grandes empresas instaladas no Estado -, um comentário do coordenador do programa, Marcel Souza, chamou a atenção. Sem titubear, criticou a própria obra, lamentando que teve problemas com… fornecedores locais. O disparate causou surpresa pois veio espontaneamente e em evento público de quem deveria ser o primeiro a defender as pequenas e médias empresas paraenses.

Em Poucas Linhas

► Quarenta e oito horas após o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados na capital paraense, muitas pessoas continuam usando o acessório, que se tornou uma das principais armas no combate à pandemia de covid-19. Nos shopping centers, academias de ginástica e estabelecimentos comerciais ainda é comum ver pessoas com máscaras. Mas nos transportes públicos, onde o uso continua sendo obrigatório, o cenário foi de desrespeito por parte dos usuários, que acabaram entrando no clima de “liberou geral”. Houve reclamações.

► A vereadora de Ananindeua Francy Pereira (PSDB) conseguiu autorização do Tribunal Regional Eleitoral do Pará para deixar o partido sem perda de mandato. Sem dar detalhes, a vereadora vinha afirmando ser alvo de perseguição por parte dos dirigentes partidários.

► O “Portal dos Procurados” divulgou, ontem, cartaz com fotos de três foragidos de presídios do Pará que estariam escondidos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF)  resultou em 25 mortos na última terça-feira. Leonardo Araújo, Anderson Sousa Santos e David Palheta Pinheiro são condenados por tráfico de drogas e comandariam, do Rio de Janeiro, uma facção criminosa com atuação no Pará.

► O deputado estadual Miro Sanova (PDT) lançou, ontem, campanha de conscientização sobre a proibição do uso dos animais como transporte de cargas nas zonas urbanas. A campanha está amparada pelo novo Código Estadual de Proteção Animal, sancionado pelo Governo do Pará no último dia 13 e será direcionada a carroceiros e proprietários de estabelecimentos comerciais que ainda fazem uso deste tipo de transporte.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!