Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'A luta continua, o Brasil está aí e temos muita coisa para resolver'

A declaração é do presidente Jair Bolsonaro, que ontem teve alta médica, após receber tratamento para obstrução intestinal. Ele disse que retorna hoje ao trabalho na Presidência e que se encontrará com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar de assuntos relacionados à covid-19

Repórter 70

“Julho Amarelo” no Marajó
De hoje até sexta (23), os municípios de Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras, no Marajó, serão contemplados com várias ações de combate às hepatites virais.

Turismo registra crescimento
O setor de turismo brasileiro registrou em maio, último mês com dados consolidados, faturamento de R$ 9,6 bilhões, 47,5% superior ao de maio do ano passado.

Presidente Jair Bolsonaro (J. Bosco)

 

"A luta continua, o Brasil está aí e temos muita coisa para resolver.”

A declaração é do presidente Jair Bolsonaro, que ontem teve alta médica, após receber tratamento para obstrução intestinal. Ele disse que retorna hoje ao trabalho na Presidência e que se encontrará com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar de assuntos relacionados à covid-19.

COVID

POSITIVO

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará, candidato derrotado na eleição para o governo do Pará em 2018, Márcio Miranda (DEM), usou as redes sociais para confirmar que testou positivo para o novo coronavírus. Miranda, que já tomou as duas doses da vacina contra a covid-19, tem sintomas leves da doença. O ex-deputado contou que, como médico, tem feito vários atendimentos a pacientes com a doença, o que pode explicar a contaminação. “Estou em casa, isolado, seguindo todos os protocolos de segurança”, disse, reforçando que a vacina tem papel importante para que a doença não se manifeste de forma grave.        

ANANINDEUA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informou ontem que em razão da falta de vacinas está suspenso o calendário de vacinação com a primeira dose da vacina contra a covid-19 no município. A continuidade da vacinação sempre ocorre à medida que novas doses chegam.

BALANÇO

De janeiro até o momento, 260.224 mil doses foram aplicadas na população, sendo que 192.697 mil pessoas já tomaram a primeira dose (D1) e 67.527 mil completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose (D2) do imunizante.

TRIBUNAL

ROBÔS

A Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Pará desenvolveu robôs que irão atuar nas fases de fragmentação e migração de processos para plataforma digital. Os robôs terão a responsabilidade de realizar os processos de captação, particionamento, inclusão ao PJe, assinatura e colocação das certificações nos sistemas processuais, como o Libra.

META

A nova Central de Digitalização e Virtualização de Processos do Fórum Criminal começou a digitalização do acervo físico de 32.500 processos das Varas Criminais da Comarca de Belém. O trabalho vai alcançar também os Juizados Especiais Criminais de Belém. O projeto piloto começou em junho, em seis Varas Criminais. A previsão é a digitalização de todo o acervo físico do Judiciário paraense até outubro de 2022.

SERVIDORES

BENS

Decreto publicado na semana passada mudou as regras para a apresentação de declaração de bens de servidores públicos do Estado. Pelas novas regras, os servidores são obrigados a fazer a “declaração de bens e valores, bem como sua atualização anual” e estão sujeitos a sindicância patrimonial, no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. A medida atinge “todos aqueles que exercem, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função”.

CONSULTA

POPULAR

O programa de participação popular da Prefeitura de Belém, chamado “Tá Selado”, chega hoje à segunda fase. Os delegados dos bairros, escolhidos durante a primeira fase, se reunirão até a quinta-feira, 22, para as plenárias distritais, onde serão debatidas cerca de 240 propostas apresentadas durante as plenárias realizadas nos 78 bairros, entre os meses de maio e junho deste ano. As propostas finais serão incorporadas ao Plano Plurianual, que vai nortear as ações da gestão municipal pelos próximos quatro anos. 

BIOGRAFIA

MATSUNAGA

O jornalista paraense Ullisses Campbell colocou ponto final na biografia não autorizada de Elize Matsunaga, a mulher que matou e esquartejou o então marido, o milionário Marcos Matsunaga, um dos herdeiros do bilionário grupo de alimentos Yoki. No livro, que terá lançamento em Belém, com apoio do Grupo Liberal, Campbell trará detalhes inéditos do caso, especialmente sobre a batalha judicial envolvendo a guarda da filha do casal, hoje com dez anos.

Em Poucas Linhas

► A ação do Ministério Público Federal que recomendou a suspensão do funcionamento de todas as pousadas instaladas ao longo do rio Trombetas e seus afluentes, no noroeste do Pará, está tirando o sono dos empresários do setor de turismo ecológico.

► A recomendação do MPF é para sejam suspensos os funcionamentos de empreendimentos construídos sem outorga das autoridades ambientais.

► O MPF também acena com a possibilidade de fechamento definitivo das pousadas que funcionam dentro de territórios indígenas na região.

► As informações são de que há pelo menos seis pousadas funcionando na margem esquerda do rio Trombetas, uma delas localizada em cima de uma antiga aldeia dos povos Kahyana Txikyana.

► O fim de semana foi de praias movimentadas no Pará.

► Em Salinópolis se repetiram as cenas de carros tomados pela maré, lixo nas praias e engarrafamentos.

► Curiosamente, a despeito das praias lotadas, Belém não ficou vazia.

► Nas avenidas do centro, o trânsito continuou intenso, sinal de que muita gente optou por não viajar.

► Postos de vacinação vazios, durante quase todo o sábado, quando foram chamados os nascidos em 1991, acenderam o alerta vermelho para os especialistas.

► Os jovens preferiram viajar a esperar a imunização contra a covid-19.

► A ilha do Combu se tornou mesmo o grande point do verão paraense.

► Bares e restaurantes do local ficaram lotados, especialmente no sábado e domingo.

► Para atender ao fluxo de passageiros, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém programou viagem extra na linha Icoaraci-Cotijuba, no sábado e domingo.

► Boletim da Fundação Oswaldo Cruz alerta que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas a covid-19, pararam de cair em Macapá, Manaus, Porto Alegre e Vitória.

► Os dados colocam esses Estados em sinal de alerta para a covid-19.

► O mesmo estudo mostra que Belém aparece entre as capitais com tendência de queda, ao lado de Boa Vista, Cuiabá, Palmas e Vitória.  

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!