CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A escuridão voltou à Ucrânia décadas após a Segunda Guerra Mundial', diz presidente da Ucrânia

Volodimir Zelensky fez um discurso emocionado e expressou horror perante a situação do país

Repórter 70

Propaganda enganosa
Nos últimos 6 meses o Burger King liderou, no País, o ranking das reclamações de propaganda enganosa entre as redes de fast-food.

Inflação trava planos
A escalada da inflação, com índices acima de dois dígitos, tem dificultado o planejamento das empresas até mesmo no curto prazo.

image Volodymyr Zelensky (J. Bosco)

"A escuridão voltou à Ucrânia décadas após a Segunda Guerra Mundial. O mal voltou.”

A declaração é do presidente ucraniano Volodimir Zelensky, que ontem fez um discurso emocionado, no momento em que a Europa marca a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Zelenski não nomeou Putin, mas usou linguagem firme para expressar seu horror perante a destruição do país.

CRIME

COMBATE

Durante visita que fez a Belém na última sexta-feira (6), o procurador-geral da República, Augusto Aras, ouviu dos procuradores que atuam no Estado que é preciso aperfeiçoar os mecanismos do Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado que, no Pará, conta com uma equipe de seis procuradores. A ideia é que essa equipe faça cada vez mais uso das ferramentas existentes no núcleo de investigação da Procuradoria-Geral da República, que conta, entre outros, com um potente sistema de cruzamento de informações em banco de dados que ajuda, por exemplo, a investigar crimes como lavagem de dinheiro. Outro tema que dominou as conversas foi o combate às chamadas fake news, especialmente durante a campanha eleitoral deste ano. O desafio será identificar a origem das postagens falsas para garantir a punição judicial de seus criadores.

UNIVERSIDADE

MUNICÍPIO

A prefeitura de Belém prepara para o final deste mês o lançamento oficial da Ulam, a Universidade Livre da Amazônia. A Ulam deve atuar especialmente na formação de servidores, mas também ofertará vagas para a comunidade em geral, em cooperação técnica com universidades públicas ou privadas. Mesmo sem ter sido lançada oficialmente, a Ulam já realiza, em cooperação com o Forma Pará, o curso de Gastronomia, na ilha de Mosqueiro, e o curso de Geoprocessamento está em fase de seleção para a primeira turma, em Outeiro, a partir da Funbosque.

ORÇAMENTO

2023

Chegou à Câmara Municipal de Belém o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias da prefeitura de Belém para o ano de 2023. O projeto prevê, para o ano que vem, receita total de R$ 4,109 bilhões. O projeto agora vai ser discutido nas Comissões Permanentes da Câmara e também em audiências públicas, para depois ser levado para votação em plenário.

PRAZO

A Câmara Municipal tem até 30 de junho para aprovar o projeto de lei, conforme determina a Lei Orgânica do Município de Belém. Após aprovada a LDO começa o debate em torno da Lei do Orçamento.    

DOENÇAS

FÍGADO

No calendário médico, maio é dedicado ao combate às doenças hepáticas. A campanha, batizada de Maio Vermelho, tem como objetivo chamar a atenção para a importância da doação de órgãos para transplantes de fígado. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto), em 2021 houve queda de quase 5% nas doações, em relação ao ano anterior. A campanha também quer chamar a atenção para a importância da vacinação, já que as hepatites virais ainda estão entre as principais causas de doenças graves do fígado, como a cirrose hepática, provocadas, principalmente, pelos vírus da hepatite B e C. E é possível prevenir as duas doenças com vacinas, disponíveis gratuitamente nos postos de saúde.  

INDÍGENAS

SEGURANÇA

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Altamira, divulgou relatório feito após visita à Terra Indígena Xipaya, onde recentemente a polícia encontrou uma grande balsa de garimpeiros que ameaçam invadir a área. No documento, a OAB alerta para a necessidade urgente de aumento da segurança dos indígenas, pede mais estrutura para a Polícia Federal e aumento do número de fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O relatório será enviado à Assembleia Legislativa do Pará, à Superintendência da Polícia Federal, Câmara dos Deputados e ao Ministério da Justiça.

SIDERÚRGICA

MARABÁ

A Vale e a Sinobras assinam hoje convênio para implantação de uma nova siderúrgica em Marabá. O projeto prevê também a implantação de uma subestação de energia elétrica com linha de transmissão que deve começar a funcionar em 12 meses. O início da produção de lâminas na nova siderúrgica está previsto para agosto do ano que vem, e a produção de vergalhão, para novembro. De acordo com o projeto, somente com a execução dessa obra serão gerados 700 empregos.

Em Poucas Linhas

➤ O governador Helder Barbalho sancionou, na semana passada, projeto de lei criando o Junho Vermelho, que será dedicado à conscientização para a erradicação do trabalho infantil no Pará. A Lei número 9.540 de 2022 é resultado do Projeto de Lei de autoria da deputada Dilvanda Faro (PT), integrante da Comissão de Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

➤ A Câmara Municipal de Belém realiza hoje, a partir das 9h, sessão solene para homenagear as mulheres mães do município com a medalha Cordolina Fonteles Lima. A medalha será concedida a mulheres que se destacam na luta pela defesa de liberdade, conquista de direitos e cidadania.

➤ A prefeitura de Belém começa, no dia 17, operação de limpeza da cidade, associada à ação de educação ambiental. Durante a operação será feita coleta de lixo domiciliar, coleta de entulho, varrição de rua e limpeza de canais. O município contratou mais 300 garis para a limpeza da cidade. A ação faz parte do programa “Belém Bem Cuidada”.

➤ O bispo emérito da Prelazia do Marajó, dom José Luis Azcona, recebeu na sexta-feira (6) o Prêmio Internacional Jaime Brunet para a Promoção dos Direitos Humanos. O prêmio é outorgado pela Universidade Pública de Navarra.

➤ Em visita ao Marajó, a secretária nacional adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Monteiro, anunciou a adesão de Oeiras ao programa Mães do Brasil, que faz parte das ações do “Abrace o Marajó” e prevê a qualificação de mulheres da região.  

➤ Morreu, na madrugada de ontem, o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), Antônio José Teixeira Soares, 71 anos. A família não divulgou a causa da morte. O enterro sai, às 9h, da capela Max Domini da avenida José Bonifácio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!